Buscar

Anatomia do sistema digestório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anatomia – Sistema Digestório
É responsável pela reposição de energia do corpo. É um tubo cilíndrico altamente especializado.
Formado por uma musculatura lisa longitudinal e circular – As células apresentam controle involuntário, elas contraem envolta do tubo digestivo fazendo peristaltismo, apresentam junções comunicantes para contração ser homogênea. Quem regula esta motilidade é o sistema nervoso autônomo parassimpático provoca aumento nas secreções e na peristalse e o simpático fecha os esfíncteres diminuindo o movimento peristáltico e as secreções.
Mastigação – gera o bolo alimentar.
Boca – é a primeira porção do canal alimentar, comunicando-se anteriormente com o exterior através da rima bucal e posteriormente, com aparte bucal da faringe, através do ístimo. Essa cavidade esta limitada lateralmente pelas bochechas superiormente pelo palato( mole e duro) e inferiormente por músculos. Nesta cavidade faz saliência as gengivas os dentes e a língua. 
Língua – é um órgão muscular revestido por mucosa e que exerce importantes funções na mastigação, deglutição, como órgão gustativo e na articulação da palavra.
Glândulas salivares – são consideradas anexos do sistema digestivo e são responsáveis pela secreção da saliva. Temos 3 pares de glândulas: as parótidas, as submandibulares e as sub linguais.
Faringe – é dividida em 3 partes, a orofaringe é uma das partes mais importantes que fica na atura da boca. As partes da faringe são: Nasofaringe, Orofaringe e Laringo-faringe..
Deglutição: Preserva o conduto respiratório.
1 – Baixa-se a epiglote, fechando a glote.
2 – Condução ao esôfago.
Na deglutição o palato mole é elevado, bloqueando a continuidade da parte nasal da faringe e o restante do tubo muscular. Deste modo o alimento é impedido de passar a nasofaringe e eventualmente de penetrar na cavidade nasal. Por outro lado a cartilagem epiglótica fecha o adito da laringe, evitando que o alimento penetre no trato respiratório
Esfíncter esofágico – se mantém fechada quando estamos falando, respirando, já quando estamos engolindo abrimos o esfíncter para que o alimento passe por essa região.
Esôfago – liga o bolo alimentar ao estômago. Situa-se posteriormente a traqueia. O esôfago passa pelo mediastino (região central do tórax).
O diafragma é furado por 3 coisas: a cava, a aorta e o esôfago (região chamada hiato esofágico).
Quando chega ao estômago o alimento passa a ser chamado quimo. O estomago se localiza predominantemente a esquerda e o fígado a direita.
O esôfago se conecta com o estômago por uma válvula chamada válvula cárdia. O estomago é um saco mecânico, ele consegue mexer o alimento dentro dele, facilitando assim que o bolo alimentar seja banhado pelo suco gástrico transformado em quimo. O estômago se conecta com o delgado através da válvula piloro.
Intestino delgado é formado:
Duodeno (25 cm)
Jejuno ( 2,5 cm)
Ílio (3,5 cm)
O duodeno tem uma grande função digestória de gorduras e carboidratos, devido ao contato com a bile e com o pâncreas exócrino. No delgado temos o quilo. Papila maior do duodeno – por onde a bile entra.

Outros materiais