Buscar

ad2 Desenvolvimento do Projeto de Pesquisa 2016 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 6 – Pesquisas quantitativas - amostragem
Quando se consideram todos os elementos de uma população na pesquisa, realiza-se um censo. Quando se analisa uma parte desta população (amostra), realiza-se uma pesquisa por amostragem. Nas pesquisa quantitativas, é fundamental a determinação de uma amostra para se ter um apropriado estudo com resultados confiáveis. 
Amostragem, portanto, refere-se aos procedimentos utilizados para a escolha ou seleção de amostras em uma população. Tal procedimento pode considerar a probabilidade de um elemento qualquer da população ser incluído na amostra ou privilegiar a inclusão de apenas alguns elementos. A escolha do tipo de amostragem a ser utilizado vai depender muito do problema de pesquisa e de seus objetivos. Na Estatística, define-se população, ou universo, como o conjunto dos elementos que têm características comuns, que podem ser contadas, pesadas, medidas, ordenadas de alguma forma e que sirvam de base para as propriedades que se quer investigar. 
Amostra é um subconjunto representativo da população, isto é, a parte do todo que servirá de base para seu estudo. Apresenta, portanto, as mesmas características da população da qual foi extraída.
Há dois principais métodos de amostragem são o método probabilístico e o método não probabilístico.
Na amostragem probabilística temos a amostragem aleatória, a qual todos os elementos da população têm a mesma probabilidade de ser escolhido como elemento da amostra; os elementos da amostra são, por isso, escolhidos por sorteio; amostragem estratificada, quando a população está dividida em estratos, a amostra também será estratificada, de tal modo que o tamanho dos estratos na amostra seja proporcional ao tamanho dos estratos correspondentes na população; por conglomerados, que consiste em subdividir a população que se vai investigar em grupos fisicamente próximos, independentemente de eles serem homogêneos ou não. Em tais conglomerados, são agregados os elementos populacionais com estreito contato físico (como casas, quarteirões, bairros, cidades, regiões, etc.); e a amostragem sistemática, que escolhidos segundo um fator de repetição (um intervalo fixo).
 Já a amostragem não probabilística pode ser amostragem por conveniência, A escolha é intencional ou por conveniência, considerando as características particulares do grupo em estudo ou ainda o conhecimento que o pesquisador tem daquilo que está investigando. Por julgamento a escolha dos elementos da amostra é feita de forma mais precisa possível. Mas não tem nenhuma validade estatística, pois a população não está definida de forma objetiva. e por quota sendo elas iguais ou diferentes.
AULA 7 – Pesquisa quantitativas – coleta de dados
A coleta de dados é uma das etapas mais importantes da pesquisa. Dentre os métodos utilizados está a entrevista pessoal; a pesquisa por telefone; e a pesquisa por autopreenchimento. Na entrevista pessoal, para que todas as informações, no momento da entrevista, sejam devidamente colhidas, faz-se necessário um plano estratégico, que envolverá aspectos como: objetividade e perguntas diretas; quando direcionadas a um segmento específico,as regras precisam ser adaptadas ao momento ou ocasião. Enquanto na pesquisa por telefone, convém que o questionário seja curto e ter a certeza de estar falando com a pessoa certa. Já na pesquisa por autopreenchimento o qual tem um reduzido custo e tem uma maior conveniência para o entrevistado pois pode ser respondido quando achar melhor. Entretanto, essa técnica tem inconvenientes como: baixa taxa de resposta,incerteza se o questionário foi respondido pela pessoa certa, dúvidas quanto a representatividade da amostra, ocorrência de questionários respondidos de forma incorreta, necessidade de carta ou texto explicativo, tempo prolongado da chegada da resposta, e em alguns casos é preciso estímulos para incentivar as respostas.

Outros materiais