Buscar

Sinulado discursivo Ciencias contábeis Módulo B fase I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova discursiva
Questão 1/5
Aponte as diferenças entre a teoria positiva e a teoria normativa, evidenciando as consequências diretas para a contabilidade.
R: A teoria positiva estabelece que deve ser feito o que é considerado melhor para uma entidade, de acordo com a vontade dos gestores e proprietários. Já a teoria normativa estabelece que deve ser feito o que pode e deve ser feito, ou seja, o que está de acordo com as normas vigentes. Já no curto prazo, as consequências de não serem respeitadas as normas vigentes podem ser desastrosas, chegando a levar uma empresa a ter a continuidade operacional comprometida.
Questão 2/5
Por que a pesquisa na contabilidade é tão importante não somente para os gestores, mas também para os usuários de uma forma geral
R: A pesquisa dá a oportunidade de serem vistas as mesmas situações, mas por pessoas distintas e sob óticas completamente diferentes. Isso faz com que os procedimentos sejam revistos, regras sejam alteradas e toda a comunidade contábil saia ganhando.
Questão 3/5
A informação contábil é algo utilizado não somente para se pagar impostos ou para se distribuir lucros aos sócios. Aponte, no mínimo, mais dois usos dentro de uma empresa para as informações contábeis.
R: Pagamentos de bônus para administradores e participação de lucros para empregados, investimentos futuros em um novo mercado, país ou continente, pesquisa de mercado, etc.
Questão 4/5
A análise das demonstrações contábeis busca verificar o passado e o presente de uma entidade para se identificar tendências futuras para ela. Por que é tão importante que as informações sejam validadas previamente para a análise?
R: Se as informações estiverem equivocadas, as decisões tomadas com base nelas serão também equivocadas, acarretando em investimentos errôneos e que podem ser catastróficos no longo prazo.
Questão 5/5
Aponte a diferença entre situação econômica e situação financeira de uma empresa, apontando qual é a melhor situação das duas para uma empresa ter.
R: A situação econômica diz respeito aos lucros obtidos por uma empresa. Já a situação financeira diz respeito aos fluxos financeiros de uma empresa. Se fosse para escolher, provavelmente a situação financeira melhor seria mais saudável para uma empresa.

Outros materiais