Buscar

aula 1 Funções Mentais Superiores

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO GOTARDO
Funções Mentais Superiores 
A NEUROCIÊNCIA
Profª. Constance Rezende Bonvincini 
A NEUROCIÊNCIA COMO AUXÍLIO NA memória
2
INTRODUÇÃO 
As ciências do cérebro podem contribuir para a renovação teórica na formação docente, adicionando informações essenciais para a melhor compreensão da aprendizagem como fenômeno complexo.
3
OBJETIVO GERAL
Fazer uma análise da inter-relação da Neurociência com a memória.
CÉREBRO E APRENDIZAGEM
5
 Neurociência
Aprendizagem
Para compreender-se a Neurociência é necessário ater-se ao cérebro e ao seu funcionamento. A aprendizagem é o processo ao qual o cérebro corresponde aos estímulos do ambiente ativando certamente as sinapses.
6
A manutenção da mente em constante funcionamento estimula a construção e reconstrução de conjuntos neurais. 
Expondo experiências vividas, tanto pedagogicamente quanto reais e físicas dentro de um fluxo de informação.
7
Informações
Cérebro
As informações são apreendidas pelos sentidos do cérebro e assim transformadas em estímulos elétricos que andam pelos neurônios, assim essas informações são adicionadas e arquivadas na memória.
8
A aprendizagem, portanto, é o processo em virtude do qual se associam coisas ou eventos no mundo, graças à qual adquirimos novos conhecimentos. Denominamos memória o processo pelo qual conservamos esses conhecimentos ao longo do tempo. Os processos de aprendizagem e memória modificam o cérebro e a conduta do ser vivo que os experimenta [1]
[1] MORA, Francisco. Como funciona o cérebro. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 94.
Sistema Cognitivo
CÉREBRO e Linguagem Processos neurais responsáveis pela fala e pela escrita. Disponível em:
 <http:// www.enscer.com.br/apresenta/capacitacao/linguagem.html>. Acesso em: 24 jan. 2014.
O sistema cognitivo que envolve a linguagem é formado pelo ato de falar, ler e escrever, o quê, por conseguinte, ativa diversas estruturas do cérebro
10
Desenvolver planos novos em cima de planejamentos fixos.
A aprendizagem exige dos profissionais desenvolver planos novos em cima de planejamentos fixos, formando assim pensamentos já existentes relacionados com aqueles já feitos anteriormente, assim, acredita-se que possa influenciar o planejamento de ações futuras
11
A NEUROCIÊNCIA E A APRENDIZAGEM
12
A aprendizagem está intimamente ligada ao cérebro.
Pois todas as informações que recebemos o cérebro se encarrega de armazenar. A cada nova aprendizagem o cérebro está pronto para receber tais informações e realizar novas sinapses. 
13
Aprender não é somente reconhecer o que já foi processado e não apenas transformar o decodificado em novas informações ao cérebro e sim a conjunção do reconhecimento e da descoberta. Aprender comporta a união do conhecido e do desconhecido. [1]
[1] MORIN, Edgar. O método III: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999. p. 70
14
O empenho na área do estudo do cérebro tem brotado no progresso tecnológico, seguro avanço científico expressivo para a Neurociência, contribuindo fortemente para a promoção com maior eficácia o entendimento da mente humana.
 A Neurociência está atuando na aprendizagem.
assim pode-se identificar que atualmente a Neurociência está atuando na aprendizagem e garantindo melhora no aprendizado de alunos que exijam esse cuidado. A Neurociência é tida como um conteúdo indispensável no futuro curricular de uma formação docente
16
A NEUROCIÊNCIA E desenvolvimento
A busca fundamental do campo científico no qual se posiciona a Neurociência.
Na busca fundamental do campo científico no qual se posiciona a Neurociência, ou seja, na busca da compreensão de como o cérebro age, destacam-se a forma do aprender e como os organismos, com processos específicos em cada indivíduo, organizam seus processos cognitivos
18
O conhecimento científico crescente através da Neurociência deve ser dirigido àqueles que, de algum modo, colaboram no desenvolvimento cognitivo das crianças - em especial, pais e professores, interventores reconhecidos na aprendizagem desses indivíduos. [1]
[1] SHORE, Rima. Repensando o cérebro: novas visões sobre o desenvolvimento inicial do cérebro. 
Porto Alegre: Mercado Aberto, 2000. p. 86.         
 Compreensão de como o cérebro trabalha.
Os professor na (esesta no slide) adéquam estímulos para que motivem o aluno em sala de aula e, de certa forma, assegurando a possibilidade de harmonizar os diversos tipos de metodologias, as quais darão possibilidade da exploração das capacidades, mais profundamente.
20
A compreensão do cérebro é fundamental a reflexão sobre um novo saber disciplinar. 
Para a compreensão do cérebro é fundamental a reflexão sobre um novo saber disciplinar, principalmente o fundamentado nos conhecimentos neurocientíficos, os quais poderão ser ligados às áreas direcionadas à aprendizagem humana
21
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A importância geral do presente trabalho foi enfatizar o quanto a Neurociência contribui para a formação e transmissão das informações da memória. 
REFERÊNCIAS
MORA, Francisco. Como funciona o cérebro. Porto Alegre: Artmed, 2004. 
CÉREBRO e Linguagem Processos neurais responsáveis pela fala e pela escrita. Disponível em: <http:// www.enscer.com.br/apresenta/capacitacao/linguagem.html>. Acesso em: 24 jan. 2014. 
MORIN, Edgar. O método III: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999. 
SHORE, Rima. Repensando o cérebro: novas visões sobre o desenvolvimento inicial do cérebro. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2000.        
  
EDUCADORES dia a dia. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mylinks/viewcat.php?cid=59&min=420&orderb y=titleA&show=10>. Acesso em: 10 fev. 2014.
FONSECA, Vitor da. Aprender a aprender: a educabilidade cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 1998.
HABILIDADE de Atenção. Disponível em: <http:// www.google.com.br/imagensdehabilidadedeatençao>. Acesso em: 24 jan. 2014.
IZQUIERDO, Ivan. Questões sobre memória. São Leopoldo: Unisinos, 2002.
LENT, Robert. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais da neurociência. São Paulo: Atheneu, 2001.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001.
MEIRIEU, Philippe. Aprender... sim, mas como? Porto Alegre: Artmed, 1998.
MOARES, Liege Viviane dos Santos de; SILVA, Maria Aparecida da; CUNHA, Cristiano J. C. A. A dinâmica da aprendizagem gerencial em um hospital. RAE Electron, v. 3, n. 2, São Paulo, jul./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482004000200014>. Acesso em: 24 Jan. 2014.
MORA, Francisco. Como funciona o cérebro. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MORAES, Maria Cândida; TORRE, Saturnino de la. Sentir pensar: fundamentos e estratégias para reencantar a educação. Petrópolis: Vozes, 2004. 
FILHO, Naim. Aprendizagem colaborativa baseada em ambientes virtuais: possibilidades na construção de conhecimentos da neurociência. Curitiba: [s.n.], 2006. 
ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 2001. 
CARVALHO, Fernanda Antoniolo Hammes de: Neurociências e educação: uma articulação necessária na formação docente. Rio de Janeiro: [s.n.], 2010.
CÉREBRO e Linguagem: Processos neurais responsáveis pela fala e pela escrita. Disponível em: <http:// www.enscer.com.br/apresenta/capacitacao/linguagem.html>. Acesso em: 24 jan. 2014.
CEREBRO Humano: funções superiores. Disponível em: <http://www.cogweb.eu/index.php?mod=contents/func-superiores>. Acesso em: 24 jan. 2014.
DAMÁSIO, António R. O Erro de Descartes: Emoção, Razão e Cérebro Humano. 12. ed. Lisboa: Publicações Europa-América, 2001.
DEMO, Pedro. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2001.
MORIN, Edgar. O método III: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999. 
NEUROCIÊNCIA. Disponível em: <https://www.google.com.br/neurocienciaufmg>.
Acesso em: 24 jan. 2014.
ORGANIZAÇÃO de Cooperação e Desenvolvimento Econômicos, 2003.
POSNER, Michael I.; RAICHLE, Marcus E. Imagens da mente. Porto: Porto, 2001.
POZO, Juan Ignácio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
RATEY, John J. O cérebro: um guia para o usuário. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
SHORE, Rima. Repensando o cérebro: novas visões sobre o desenvolvimento inicial do cérebro. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2000. 
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2003

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes