Buscar

Implementação 5G

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Redes de Longas distâncias, Sem Fio e Computação Móvel - Professor: Sérgio Pondé
Sumário
Teoria.
O que muda em relação ao 4G.
O que o 5G possibilitará.
Padrão do 5G.
Notícias atuais.
Alunos
Anselmo Nascimento
Flávio Neves
Uellington Ramos
Teoria
O que é 5G?
O 5G será a próxima geração de conexão móvel sem fio—será a quinta geração, por isso o nome 5G. A rede poderá ser usada para troca de dados, assim como usamos hoje, em maior parte, o 3G e o 4G.
A evolução permitirá atingir uma velocidade maior em dispositivos pessoais como tablets e smartphones. 
A expectativa é que o 5G traga a estrutura necessária para que a internet das coisas seja uma realidade no mundo.
O que muda em relação ao 4G?
As melhoras são técnicas, mas importantes. As pesquisas na área têm como objetivo atingir alguns patamares.
Maior velocidade.
Maior eficiência.
Menor latência.
Escalabilidade.
Disponibilidade.
O que muda em relação ao 4G?
Maior velocidade: Em teoria, a rede 4G é capaz de atingir velocidade de um gigabit por segundo—não que você chegue perto disso quando usa a conexão no seu celular. Com o 5G, o objetivo é atingir velocidade máxima dez vezes maior, chegando a 10 Gbps.
Maior eficiência: As pesquisas visam atingir um nível de eficiência energética mais alta. Isso é importante dentro da ideia de internet das coisas. Bateria de objetos não podem ser substituídas ou recarregadas com frequência em alguns casos. Aparentemente, a rede será 90% mais eficiente do que a 4G.
O que muda em relação ao 4G?
Menor latência: Latência é o tempo necessário entre a estimulação e o funcionamento real da rede. A meta é atingir uma latência de apenas 1 milissegundo com o 5G—a rede 4G tem latência de 50 milissegundos.
VIDEO I – 5G
https://www.youtube.com/watch?v=BNGhGBPt95Y
O que o 5G possibilitará
Alta velocidade na rede, com vídeos de alta qualidade (até com resolução 4K) carregando quase instantaneamente.
De acordo com a Huawei, a tecnologia 5G permitirá que você baixe um filme HD de 8 GB em 
apenas seis segundos, enquanto 
você levaria sete minutos para
realizar o mesmo procedimento 
em uma rede 4G e mais de uma 
hora em uma rede 3G.
Tecnologias que irão facilitar a implementação do 5G - pCell
Com o grande número excessivo de aparelhos utilizando a mesma célula simultaneamente, apresenta os problemas: chamadas não completadas, rede de dados lenta, sinal intermitente e assim por diante.
A tecnologia pCell promete resolver ou ao amenizar severamente estas limitações propondo um sistema 
de células dinâmicas e que, ao 
contrário do esquema atual, prioriza 
sobreposição. 
Padrão do 5G
LTE Avançada Pro é um dos padrões ainda não definitivo para uma tecnologia 5G, existe uma definição de requisitos fundamentais:
1Gbps para conexões de 10 Gbps para taxas de dados de pico
taxa de dados borda da célula 100 Mbps (velocidades de dados móvel)
1 milissegundo extremidade-a-extremidade latência
1000x largura de banda por unidade de área
número 10-100x de dispositivos conectados
redução de 90% no consumo de energia da rede
Melhor cobertura, com uma percepção de cobertura de 100%
Padrão do 5G
LTE-Advanced vs LTE-Advanced Pro: A agregação transportadora é um dos grandes diferencial, aumentando a largura de banda disponível para os dispositivos, através da agregação de dados enviadas e transmitidas através de múltiplas frequências transportadores / bandas: 
LTE-Advanced – 5 transportadoras .
LTE-Advanced Pro - 32 transportadoras.
Padrão do 5G
A União Internacional de Telecomunicações (UIT) estabeleceu um calendário para o desenvolvimento das futuras redes 5G, definindo o termo do padrão como IMT-2020.
A 5G Americas acompanha e contribui para vários processos de desenvolvimento de políticas para serviços de banda larga móvel da América Latina, publicou o calendário para definição global será em outubro de 2016. 
VIDEO III – LTE PRO
https://www.youtube.com/watch?v=1nQ7za-Wh58
Notícias atuais
Samsung Electronics anunciou o desenvolvimento da tecnologia 5G de rede com a taxa de transmissão de dados de 7.5Gbps, ou 940MB por segundo em um ambiente estacionária. A empresa também foi a primeira do setor a alcançar conexão ininterrupta e estável a 1.2Gbps, ou 150MB por segundo, em um ambiente móvel a partir de um veículo viajando a mais de 100km / h.
VIDEO III - SAMSUNG Demonstration
https://www.youtube.com/watch?v=0MVZyr7-cj0
Notícias atuais
A Nokia (a parte não comprada pela Microsoft) revelou que a sua versão da tecnologia já consegue transferir dados à taxa de 10 Gb/s (gigabits por segundo) sendo possível baixar vídeos em 8K instantaneamente.
Para tamanho feito, a Nokia utilizou uma portadora com frequência de ondas milimétricas de 73 GHz e antenas em uma configuração MIMO (Multiple-Input / Multiple-Output) 2×2 que, basicamente, indica que envio e recebimento de dados são feitos simultaneamente em dois fluxos por sentido.
Notícias atuais
Claro e Ericsson começam a testar 5G :
Ericsson faz os primeiros experimentos com a nova tecnologia no país em parceria com a América Móvil, dona da Claro no Brasil.
a Ericsson conseguiu atingir 25,5 Gb/s, usando Millimeter Wave (Mmwave) com Multi-usuários.
A Ericsson também tem uma parceria com a Cisco e a Intel, como resultado um roteador 5G para serviços residenciais e corporativos. 
VIDEO IV – MOBILE WOELD CONGRESS 
https://www.youtube.com/watch?v=g_trLMG-WEc
Notícias atuais
TESTE DO 5G ALCANÇA VELOCIDADE DE 19,1 GBPS NA COREIA DO SUL:
A SK Telekom, operadora móvel da Coreia do Sul, e a Nokia, anunciaram a realização de uma prova de conceito de rede 5G realizada em ambiente controlado em Seul. 
O teste usou equipamentos compatíveis com ondas centimétricas, de altíssima frequência, em banda de 400 Mhz, e com múltiplas antenas, obtendo velocidade de transmissão de dados de 19,1 Gbps. 
Notícias atuais
Previsão de chegar no Brasil, Apesar dos testes, a rede 5G ainda deve demorar um pouco para se tornar realidade—a previsão é que isso aconteça lá para 2020. O 4G, diga-se de passagem, chegou a pouco tempo no Brasil. Mesmo mundialmente, a tecnologia não é tão antiga assim.
No momento, entidades, empresas e órgão internacionais estão debatendo e definido padrões para o 5G. Definidos os padrões, governos ao redor do mundo deve trabalhar para que seja possível implementar a rede.
Notícias atuais
Desafios da implementação do 5G no Brasil:
Existe dificuldade em balancear a implantação de um novo padrão enquanto os antecessores enfrentam problemas – as operadoras de telefonia móvel formam a indústria com maior número de reclamações no Brasil.
Notícias atuais
Brasil fecha parceria com Europa para desenvolver 5G no país: 
Os governos do Brasil e Europa trabalharão juntos para utilizar as mesmas definições e padronizações do 5G, para assim atingir o mesmo nível de qualidade da tecnologia. Com a parceria ambos os governos também se ajudarão durante a votação da União Internacional de Telecomunicações.
o objetivo da nova parceria é fazer com que o Brasil seja um dos mercados privilegiados com o 5G, para que a tecnologia não se torne algo acessível apenas em países de primeiro mundo.
Referencias
Site 5GAMERICAS - http://www.4gamericas.org/pt-br/newsroom/releases-da-4g-americas/padroes-lte-servem-de-base-para-5g - - Acessado em 26-05-2016.
Site TECNOBLOG - https://tecnoblog.net/151485/pcell-fim-lentidao-perda-de-sinal-redes-moveis/ - Acessado em 24-05-2016.
Site ANDROIDAUTHORIT - http://www.androidauthority.com/lte-advanced-pro-and-the-road-to-5g-explained-684095/ - Acessado em 25-05-2016.
Site BUSENNESKUREIA - http://www.businesskorea.co.kr/english/news/ict/13896-25-gbps-5g-kt-demonstrates-world%E2%80%99s-first-5g-performing-25-gbps – Acessado em 26-05-2016.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais