Buscar

Simulado de metodologia de Lingua portuguesa

Prévia do material em texto

Simulado de metodologia de LP
Questão 1/2
Leia o excerto de texto a seguir: 
“No fundo, o que a GG [Gramática Gerativa de Chomsky] pretende é a construção de um mecanismo computacional capaz de formar e transformar representações, que ‘simule’ o conhecimento linguístico de um falante de uma língua natural, ‘registrado’ em sua mente/cérebro”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível no livro: NETO, J. B. O Empreendimento Gerativo. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A.C. (Orgs.). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. v. 1, p. 93-130. São Paulo: Cortez, 2004. p. 97.
A autora de nosso livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa aborda algumas teorias sobre a aquisição da linguagem. Entre vários expoentes, menciona Noam Chomsky. Com base nas ideias desse pesquisador, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
 I. ( ) Segundo Chomsky, a linguagem é adquirida naturalmente, pois é inata.
II. ( ) Segundo Chomsky, apesar de finito, o cérebro humano pode gerar uma infinidade de sentenças por meio de regras.
III. ( ) Em relação à aquisição da linguagem, Chomsky leva em consideração o código genético.
IV. ( ) Em relação à aquisição da linguagem, Chomsky não leva em consideração o código genético.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	F – V – F – F
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	F – F – V - V
Questão 2/2
Leia a passagem de texto abaixo: 
“[Segundo Ely e Gleason,] a linguagem é considerada a primeira forma de socialização da criança, e, na maioria das vezes, é efetuada explicitamente pelos pais através de instruções verbais durante atividades diárias, assim como através de histórias que expressam valores culturais. A socialização através da linguagem pode ocorrer também de forma implícita, por meio de participação em interações verbais que têm marcações sutis de papéis e status”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: BORGES, L. C. et al. Aquisição da Linguagem: Considerações da Perspectiva da Interação Social. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2003, 16(2), pp. 327-336. Site: http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n2/a13v16n2.pdf. Acesso em 15 abr. 2016.
Nesta disciplina, foram discutidas algumas teorias sobre a aquisição da linguagem. A respeito dessas teorias, tendo em vista o livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, analise as proposições e, após isso, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I. Segundo Aristóteles, a função do cérebro era esfriar o sangue e o conhecimento estava alojado no coração;
II. Segundo Aristóteles, a função do cérebro era esfriar o sangue onde estava alojado o conhecimento;
III. Para Descartes, o cérebro era uma máquina e não tinha relação com o pensamento;
IV. Para Descartes, o cérebro era uma máquina que tinha total relação com o pensamento;
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativas I e IV, apenas.
Questão 1/2
Atente para a citação a seguir: 
“A linguagem verbal, atividade discursiva que é, tem como resultado textos orais ou escritos. Textos que são produzidos para serem compreendidos. Os processos de produção e compreensão, por sua vez, se desdobram respectivamente em atividades de fala e escrita, leitura e escuta”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. p.35. Site: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em 15 abr. 16 
A autora de nosso livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa aborda as diferenças entre a fala e a escrita. Com base nessas diferenças, analise as proposições abaixo e escreva o algarismo “1”, caso se refira à fala, e o algarismo “2”, caso se refira à escrita:
 
(1   ) As referências e o contexto são normalmente claros.
( 1  ) Há um contato direto e visível entre falante e ouvinte.
( 2  ) Espera-se maior estruturação da linguagem.
( 1  ) É transitória e possibilita redundâncias.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2
	
	B
	1 – 2 – 1 – 2
	
	C
	2 – 2 – 1 – 2
	
	D
	1 – 1 – 2 – 1
	
	E
	2 – 1 – 2 – 1
Questão 2/2
Leia a passagem de texto abaixo: 
“Há quatro dicotomias em Saussure: sincronia e diacronia, língua e fala, significante e significado e sintagma e paradigma”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível no livro: PIETROFORTE, A. V. S. A língua como objeto da linguística. In: José Luiz Fiorin (Org.). Introdução à linguística: Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002, v. 1, p. 75-93. p. 78.
 
A autora de nosso livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa aborda a dicotomia saussuriana língua/fala. Em relação a esse assunto, analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) para as verdadeiras, e F (falso) para as falsas:
I. (f ) Saussure chama o lado social da linguagem de fala.
II. (v ) Saussure chama o lado social da linguagem de língua.
III. (v ) Saussure chama o lado individual da linguagem de fala.
IV. ( f) Saussure chama o lado individual da linguagem de língua.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V–V–V–V
	
	B
	F–V–V–F
	
	C
	V–V–V–F
	
	D
	V–F–V–F
	
	E
	F–F–V–V
Questão 1/2
Considere o extrato de texto a seguir: 
 “Uma análise da conjuntura mundial e brasileira revela a necessidade de construção de uma educação básica voltada para a cidadania. Isso não se resolve apenas garantindo a oferta de vagas, mas sim oferecendo-se um ensino de qualidade, ministrado por professores capazes de incorporar ao seu trabalho os avanços das pesquisas nas diferentes áreas de conhecimento e de estar atentos às dinâmicas sociais e suas implicações no âmbito escolar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 9. Disponível também em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em 14 abr. 2016.
 
De acordo com os PCN para o Ensino Fundamental, visto no livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, o que deve ser priorizado no ensino?
I. O ensino deve proporcionar ao aluno a oportunidade de ele se posicionar de maneira crítica, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
II. O ensino deve proporcionar ao aluno a oportunidade de escrever de acordo com a norma culta, para tanto, as aulas de língua portuguesa devem ser estritamente baseadas no ensino da gramática tradicional.
III. O ensino deve proporcionar a utilização de diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais.
IV. O ensino deve proporcionar o conhecimento de uma cultura elitista. Para tanto, é necessário que sejam seguidos os conteúdos previstos no âmbito federal, desconsiderando a formação crítica do aluno.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativas II e IV, apenas.
Questão 2/2
Considere o trecho do texto abaixo: 
“Qualquer ato de fala envolve uma mensagem e quatro elementos que lhe são conexos: o emissor, o receptor, o tema (topic) da mensagem e o código utilizado. A relação entre esses quatro elementos é variável”.
Após estaavaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível no livro: JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. Tradução de Izidoro Butkstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2008. p. 19.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa sobre os vários fatores que interferem na comunicação dos falantes, analise as proposições a seguir de forma a identificar tais fatores:
I. Ritmo de fala
II. Adequação ao interlocutor e ao contexto
III. Sistema de controle auditivo
IV. Programação motora
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	E
	Afirmativas II e IV, apenas.
Questão 1/2
Leia o excerto de texto a seguir:
“Para um trabalho satisfatório com a escrita, não basta tê-la somente como instrumento de comunicação, visto que o processo de apropriação da linguagem por meio da escrita envolve muitos aspectos além do conhecimento do alfabeto ou o domínio da técnica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: ROMAN, E; DUTRA, J. Um olhar sobre a linguagem escrita e os processos de referenciação em cartas notariais. In: Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 12, n. 1, p. 47-70, jan./abr. 2012. p. 47. Site: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322012000100003. Acesso em 14 abr. 2016.
 
A visão moderna, em relação à produção escrita, considera como “mito” alguns paradigmas criados no passado. Tendo em vista os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa em relação à escrita, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. (f ) Escrever é um dom que poucas pessoas têm.
II. ( v) Escrever é uma prática que se articula com a leitura.
III. (v ) Escrever é um ato vinculado a práticas sociais.
IV. (f ) Escrever é uma competência que se forma com dicas.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – V 
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	V – V – V – V 
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	F – F – V - V
Questão 2/2
Leia a passagem de texto a seguir: 
“[Segundo Duffy e Cols; Brown; Pellegrini; e Kopke,] estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura. São planos flexíveis adaptados às diferentes situações que variam de acordo com o texto a ser lido e a abordagem elaborada previamente pelo leitor para facilitar a sua compreensão”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: CANTALICE, L. M. Ensino de estratégias de leitura. In: Psicologia Escolar e Educacional, v. 8, n. 1, Campinas, jun. 20014. Site:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000100014. Acesso em 14 abr. 2016. 
A autora de nosso livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa escreve acerca da interação entre o leitor e o texto por meio de estratégias de leitura. A esse respeito, leia e analise as proposições a seguir:
I. Utilização de elementos do texto (título, imagens etc.) para a criação de inferências.
II. Identificação das ideias principais e das complementares.
III. Montagem de um glossário completo de palavras desconhecidas.
IV. Capacidade para parafrasear.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativas II e IV, apenas.

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes