Buscar

exercicio 8 politica

Prévia do material em texto

Qual é considerada a lei maior da educação no país, e está subordinada à Constituição Federal e situa-se logo abaixo dela, definindo de uma maneira geral a nossa educação. Marque a resposta correta.
		
	
	
	
	
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais.
	
	
	A Constituição Federal de 1937.
	
	
	Diretrizes curriculares para educação
	
	
	A Carta Constitucional de 1988.
	
	 
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Com base no Capítulo II (da Educação Básica), Seção II, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/96), a Educação Infantil possui alguns parâmetros, entre os quais podem ser citados: I. a educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica; II. a finalidade da educação infantil é o desenvolvimento integral da criança, englobando os aspectos físico, intelectual, social e psicológico III. a educação infantil articula-se com as famílias e a comunidade por meio de ações assistencialistas; IV. a educação infantil será oferecida em creches e pré-escolas; V. o processo de avaliação na educação infantil acontece por meio do acompanhamento e do registro do processo de desenvolvimento. Está correto o contido em:
		
	
	
	
	
	I, II e IV.
	
	 
	I, II, IV e V.
	
	
	II e III.
	
	
	I, III e IV.
	
	
	I, III e V.
	
		Com a promulgação da Constituição de 1988, a LDB anterior (4024/61) foi considerada obsoleta, mas apenas em 1996 o debate sobre a nova lei foi concluído. A atual LDB (Lei 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da educação Paulo Renato em 20 de dezembro de 1996. Baseada no princípio do direito universal à educação para todos trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores, como a inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica. São pontos previstos na LDB 9394/96, EXCETO:
		
	
	
	
	
	Gestão democrática do ensino público progressiva autonomia pedagógica e administrativa das unidades escolares (art. 3 e 15)
	
	
	Prevê um núcleo comum para o currículo do ensino fundamental e médio e uma parte diversificada em função das peculiaridades locais (art. 26)
	
	 
	Carga horária mínima de setecentas horas distribuídas em 180 dias na educação básica (art. 24)
	
	
	Prevê a criação do Plano Nacional de Educação (art. 87)
	
	
	A União deve gastar no mínimo 18% e os estados e municípios no mínimo 25% de seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino público (art. 69)
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
		(ENADE/2001). Leia a situação abaixo para responder à questão seguinte: "Paulo é uma criança atualmente com sete anos, portadora de deficiência auditiva média. Seus pais, que trabalham fora, estão preocupados porque as escolas próximas à sua residência não aceitam a matrícula de Paulo, alegando não possuírem turmas especiais". De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB/96), essas escolas agiram corretamente?
		
	
	
	
	
	Não, porque o ensino fundamental é obrigatório e gratuito para quem não foi atendido na idade própria.
	
	
	Não, porque deve haver oferta de educação regular para adolescentes, adequada às suas necessidades e disponibilidades.
	
	
	Sim, porque Paulo deve ser matriculado em uma escola especial para deficientes.
	
	
	Sim, porque Paulo deve buscar atendimento na igreja mais perto.
	
	 
	Não, porque Paulo tem direito a atendimento educacional especializado gratuito, de preferência na rede regular de ensino.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Considere a seguinte situação: em uma determinada escola existe o conselho escolar atuante e fortalecido que acompanha a vida da escola e dos alunos, cuida da aprendizagem e combate, juntamente com a equipe pedagógica, a evasão escolar. Além disso há nessa escola o incentivo de participação das famílias nas reuniões de rotina e em decisões que alteram a vida dos estudantes, como obras na escola e uso de uniforme; incentivo e fortalecimento da participação de alunos em atividades socioculturais ou voltadas para a gestão escolar. Com base no que acabou de ler, assinale a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	A situação é parcialmente verdadeira porque os conselhos escolares ainda não foram estabelecidos na lei de diretrizes e bases da educação
	
	
	A situação é parcialmente verdadeira porque os pais não podem tomar decisões quanto as questões de obras na escola e uniformes
	
	
	A situação pode ser considerada verdadeira apenas no trecho em que diz sobre a participação das famílias nas reuniões de rotina
	
	 
	A situação é totalmente verdadeira pois diz respeito a uma gestão democrática da escola de acordo com o que prevê o artigo 206 da Constituição e os princípios da LDBEN de 96
	
	
	A situação é em parte verdadeira mas a afirmação de que o conselho escolar pode atuar juntamente com a equipe pedagógica é falsa
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
		"O Brasil é ainda um país endividado com sua população. Nossa cidadania educacional está longe de ser um exemplo. Convivemos com milhões de crianças fora da escola ou presentes na escola mas fora da idade apropriada. Avançamos muito nesse campo, mas enquanto houver uma criança sem escola ou fora da idade adequada, o direito de todos e dever do Estado não terão se consubstanciado. Temos milhões de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de entrar na escola ou dela tiveram que se evadir mais cedo, por condições de sobrevivência ou por repetência. A educação infantil e o ensino médio ainda são privilégios" (Cury, Carlos Roberto Jamil. A Educação Como Desafio Na Ordem Jurídica. In: Lopes, Eliane Marta Teixeira , Filho, Luciano Mendes de Faria e Veiga, Cynthia Greive. 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p.569). Assinale a alternativa CORRETA: A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9394/96, não contribuiu para modificar esse quadro de exclusão da educação brasileira. Como exemplo, podemos citar o Artigo 4°, que responsabiliza o poder público somente pela oferta obrigatória e gratuita:
		
	
	
	
	 
	do ensino fundamental
	
	
	do ensino propedêutico
	
	
	da educação infantil
	
	
	do ensino superior
	
	
	do ensino médio
	
	
	
		7.
		O processo de elaboração da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN 9394/96, aconteceu no governo de Fernando Henrique Cardoso. O texto final da atual LDB deve ser compreendido no processo de disputa de projeto político pelo qual passa o país no período final de seu longo trajeto na Câmara e no Senado. Em qualquer processo de disputa política pelas implantações de mudanças, há divergências. Não foi diferente com a LDB 9394/96. Uma parcela da sociedade, incluindo a Academia, muito se levantou contra sua aprovação, pois é considerada uma Lei reducionista. Diz ZANETTI
"O que o MEC chama de controles formais e burocráticos, denominamos diretrizes, as quais são pressupostos básicos em uma lei de diretrizes e bases da educação; por outro lado a transferência da ênfase para a avaliação de resultados, significa, grosso modo, deslocar a questão educacional do pólo político-social para o pólo técnico-administrativo, ignorando as determinações externas à escola e reduzindo tanto a análise quanto as soluções dos problemas educacionais brasileiros à gestão interna da escola, ou como diz o mesmo documento "é na escola que estão os problemas e é na escola que está a solução". (Revista N.2 Ano 2, 1997, p.41-48, ADUEL, Londrina)
Entre as características reducionistas da LDB atual estão:
I. Redução do dever do Estado com a universalização da educação básica
II. responsabilizar o poder público somente pela oferta obrigatóriae gratuita do ensino fundamental
III. diminuição do compromisso da União coma educação pública transferindo encargos para estado e município
IV. a emenda constitucional n° 14 lhe atribui à União a função meramente no financiamento da educação.
		
	
	
	
	 
	Todas são verdadeiras
	
	
	Todas são falsas
	
	
	Somente II é falsa
	
	
	Somente I e II são falsas
	
	
	Somente I e III são verdadeiras
	
	
	
		8.
		O texto final da atual LDB, após seu longo trajeto na Câmara e no Senado, foi concluído por um processo de disputa de projeto político, pelo qual passava o país. A vitória do projeto conservador, no final de 1994, liderado por Fernando Henrique Cardoso, significou o avanço da política neoliberal, na qual o mercado se sobrepõe aos interesses da maioria da população. O resultado desse processo poderia ser assim enumerado:
I - Redução do dever do Estado com a universalização da educação básica. Rompe com o conceito de obrigatoriedade da educação básica, consolidando o disposto na emenda constitucional n° 14, que diz caber à União uma ação meramente suplementar no financiamento da educação.
II - Fragmentação da concepção de Sistema Nacional de Educação. Justaposição dos poderes municipal, estadual e federal, tendo sido os respectivos conselhos descaracterizados e destituídos de autonomia política, de representatividade social e de responsabilidade de conduzir e acompanhar a implementação das políticas educacionais.
III - Descaracterização do profissional da educação - ao não estabelecer um piso salarial profissional nacional. Descaracterização da figura do professor, descrevendo-a a partir de suas responsabilidades, ou a partir de sua formação.
IV - Recursos financeiros: a lei aprovada não garantiu que os recursos públicos fossem destinados apenas para a educação pública, o que significou, mais uma vez, a vitória do setor privado ao manter o financiamento público para esse setor.
Qual opção apresenta a informação CORRETA com relação aos itens enumerados acima?
		
	
	
	
	
	Somente III é verdadeira
	
	
	Somente a II e IV são verdadeiras
	
	
	Somente I é falsa
	
	 
	São todas verdadeiras
	
	
	São todas falsas
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado

Outros materiais