Buscar

Bioquímica 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Bioquimica
A bioquímica estuda as composições de todas as estruturas que formam a célula e também apresenta as reações ocorridas dentro dela ( célula). Sua importância é na compressão ( é pra entender ) e no diagnostico da doença.
FENILCETUNURIA ou PKU
A fenilcetunuria é uma doença autossômica recessiva (bb), que ocorre quando há um erro inato no metabolismo.
Erro inato no metabolismo é devido a ausência da enzima fenilalanina-hidroxilase no fígado (SIGNIFICADO : erro inato é a ausência ou a redução de alguma enzima no organismo.)
A doença fenilceturia ocorre quando o filho recebe genes defeituosos tanto do pai quanto da mãe
A fenilalanina é um amino aminoácido essencial que o organismo recebe a partir de derivados do leite, ovos, carnes, massas....assim que o organismo ingere o alimento, esse aminoácido essencial cai na circulação, a fenilalanina se direciona para o fígado, onde é modificado pela enzima fenilalanina-hidroxilase, que converterá esse aminoácido em tirosina que fara parte da constituição do hormônio t3, t4. Melanina e neurotransmissores.
RESUMO: Através da dieta rica em derivados do leite, massa, carne e ovos, obtemos um aminoácido essencial chamado fenilalanina. A fenilalanina cai na circulação e chega ao fígado, onde se liga a enzima fenilalanina-hidroxilase que transforma a fenilalanina em tirosina, a tirosina fará parte da constituição dos hormônios t3 t4, da melanina e dos neurotransmissores.
Consequências da Fenilcetunuria: A doença fenilcetunuria é devido a diminuição ou a ausência das enzimas fenilalanina-hidroxilase. Com a falta dessa enzima, quando o fígado recebe o aminoácido fenilalanina não terá como ser transformada em tirosina, isso afetara a pele que não ira se pigmentar por falta de melanina que causa vitiligo, também afeta o tireoide que reduz a produção de homrmonios t3 e t4, causando hipotireoidismo, e no cérebro haverá uma redução dos neurotransmissores , podendo ocasionar retardo mental.
DIAGNÓSTICO: O diagnostico da fenilcetunuria é pela triagem neonatal , o teste do pezinho. Caso o teste apresente nível da fenilalanina acima de 20 mg/ dL de sangue e nível de sangue e nível normal ou reduzido de tirosina é bastante provável que o diagnostico para esse bebe seja o de fenilcetunúria. 
O diagnóstico é feito através do teste od pezinho, onde é dosada a concentração do aminoácido fenilalanina no sangue ( concentração maiores que 20mh/dL deste aminoácido confirmam a fenilcetonúria.
METABOLISMO ENERGETICO:
Metabolismo é a transformação , enquanto o nutriente é o que compõe o alimento.
A alimentação é composto por 6 nutrientes H20 (inorgânica), minerais (inorgânicos k+, ca+, Mg+, Na+), vitaminas, 20% lipídios, 10%proteinas e 70% carboidratos, porém só os nutrientes orgânicos podem se transformar em energia dentro da célula. As vitaminas são orgânicas mas não produzem energia. , enquanto a H2O e os minerias não apresentam carbono em sua formula e por este motivo não geram energia.
Quando uma molécula orgânica pe metabolizada (transformada) em energia, ela libera calor (energia termica), que será perdida em partes e outra função deste calor se associa as ligações fosforicas do atp virando energia quimica
CARBOIDRATOS 
O Carboidrato é um componente do alimento, que force energia , apresenta funções estrutural. A função do Carboidrato é a produção e a reserva de energia, e sua função estrutural. Tem como fonte alimentar em farináceos, frutas, doces, leites e tubérculos.
CLASSIFICAÇÃO QUIMICA:
Atomos: C, H E O
Grupamentos químicos: -OH= hidroxila / ó = = cetona/ -c=h=o = aldeideo
O grupamento hidroxila é comum a muitos carboidratos:
POLIHIDROXIALDEIDEO POLIHIDROXIACETONA
 ALDEIDEO CETONA
A classificação dos componentes químicos dos carboidratos pode ser feita em relação aos átomos, C (carbono) O (oxigênio) H (hidrogênio). Há também classificação pelos agrupamentos químicos, como poli-hidroxialdeídeo que apresenta varias hidroxilas –OH em sua formula quimica e um agrupamento aldeídeo CHO no carbono 1, pode ser classificado também como poli-hidroxicetona , quando apresentam varias hidroxilas –OH e um grupamento cetona C=O no carbono 2.
Os carboidratos podem ser classificados também com o numero de átomos de C (carbono) em sua formula seguindo a seguinte nomenclatura 3C triose 4C tetrose 5C pentose 6C hexoses 7C heptoses.
OBS: glicose cíclica, esta no meio aquoso
 Glicose lenear, esta em meio não aquoso 
*alguns carboidratos podem se apresentar em cadeia lenear ou aberta e a mesma molécula quando colocada na agua passa a ter cadeia cíclica fechada.
TAMANHO MOLECULAR DO CARBOIDRATO 
Monossacarídeos: são os menores carboidratos. São compostos por glicose , frutose e galactose
Dissacarídeos : são carboidratos de tamanho intermediários, são formados pela ligação de 2 monossacarídeos ex: glicose+glicose=maltose / glicose+frutose=sacarose/ glicose+galactose=lactose.
Polissacarídeos: são os maiores carboidratos, é formados por vários carboidratos. Ex: amido e celulose produzidos pelos vegetais, enquanto o glicogênio é produzido no humano.
* O glicogênio é a reserva de glicose no fígado.= o glicogênio é obtido através da dieta de carboidratos que são reduzidos em glicose que em excesso vai para o tec. Adiposo, mus. Esquelético, e para o fígado onde será estocado e será chamado de glicogênio hepático. 
RESUMO DA DIGESTÃO DOS CARBOIDRATOS 
O alimento apresenta carboidratos maiores ou polissacarídeos como o amido ea celulose e também os dissacarídeos de tamanhos intermediários como a sacarose, maltose, lactose que precisaram sofrer a digestão para serem reduzidos aos monossacarídeos. Para o processo de digestão 3 orgãos do tudo de digestão secretam enzimas que podem realizar a digestão. 
Digestão bocal: na boca o alimento passa por dois processos. Processo mecânico: que é a mastigação que tritura o alimento, porem não digere os carboidratos. Processo químico: que é feito pela secreção da saliva produzidas pelas glândula salivares, sublingual, e submandibular. Na saliva contem um grupo de enzimas chamadas de alfa amilase salivar que tem a função de digerir parcialmente o carboidrato amido.
DEGLUTIÇÃO 
É a passagem do bolo alimentar da boca até a base do esófago
Deglutição → diminuição de oxigênio → cérebro = impulsos nervosos → movimentos peristálticos na orofaringe até a base do esófago.
Disfagia: é a disfunção da deglutição, ou seja, é a dificuldade para engolir. Pode ser causada por Diabetes, idosos, neuropatias = doenças dos nervos.
 
A deglutição começa quando a língua empurra o bolo alimentar para a orofaringe, havendo um bloqueio na passagem do ar. A concentração de O2 diminui no sangue ativando o cérebro que ira gerar um impulso e transfere para os nervos cuja função é transportar estes impulsos para a parede da orofaringe que começa a se concentrar dando inicio aos movimentos peristálticos (o bolo alimentar será levado até a base do esófago completando a deglutição).
DIGESTÃO ESTOMACAL
A parede do estomago apresenta 4 tipos de células
Células mucosas: dentro dessas células encontra-se um grupo de enzimas chamadas de cicloxigenase (COX-I) que irão produzir prostaglandinas que favorecem a secreção de muco.
Células principais: são ativadas durante a mastigação e secretam para dentro do estomago um grupo de enzimas chamadas pepsinogênios que ainda estão inativas.
Células G:quando o bolo alimentar passa pela cárdia e entra no estomago haverá a sua distensão que ativa as células G. Estas células liberam para o sangue o hormônio gastrina que através da circulação circunda o estomago ate chegar nas células parietais que serão estimuladas a secretar acido clorídrico e fator intrínseco para dentro do estomago.
O acido clorídrico ativa o pepsinogênio que ativo se torna pepsina. O pepsinogenio não digere as proteínas , só depois de ativado que se tornará pepsina ira realizar a digestão das proteínas.
O fator intrínseco ligasse a vitamina b12, saem do estomago e caí no intestino e a partir de lá é jogado para a circulação sanguínea . A vitamina b12 faz a medula óssea aumentar a produção de hemácia.
 O acido clorídrico liberado para dentro do estomago ativa os pepsinogenios que se transformaram em pepsina ativas, cuja a função é digerir proteínas do bolo alimentar. O fator intrínseco também de entrar no bolo alimentar e se associar á vitamina B12 formando um complexo que seguirá para o intestino onde o fator intrínseco promove a absorção desde a vitamina. 
Obs: a vitamina b12 tem muitas funções entre elas era para a medula óssea onde favorece a produção de hemácias.
DIGESTÃO DUODENAL
O quimo gástrico sairá do estomago para o duodeno trazendo acidez que ativa dois hormônios do duodeno COLECISTOCINA e SECRETINA. Os dois hormônios passam para a circulação e segue para o pâncreas , que la se liga as células pancreáticas chamadas de ACINOS. A colecistocinina estimula os acinos a produzirem enzimas chamadas alfa amilase pancreática enquanto a SECRETINA estimula os acinos a produzirem agua e bicarbonato (estes componentes darão forma ao suco pancreático que vai para o duodeno através do canal pancreático).
 
FUNÇOES DO SUCO PANCREATICO
Ao chegar no duodeno o suco pancreático se mistura ao quimo gástrico onde a água ira diluir o quimo , e o bicarbonato reduzira a acidez do quimo, e a enzima alfa amilase pancreática termina a digestão dos pedaços de amido que serão reduzidos à glicose. Na parede do intestino encontra se a enzima lactase que ira digerir a lactose, também tem a enzima maltase que fara a digestão da maltose e a enzima sacarase que fara a digestão da sacarose. Todos esses carboidratos serão reduzidos em monossacarídeos: glicose, frutose galactose. A celulose é o ÚNICO carboidrato NÃO DIGERIDO no corpo humano que não tem enzimas para esta função.
ABSORÇÃO DOS MONOSSACARIDEOS 
Lembrando que monossacarídeos é a menor parte de um carboidrato, o fígado estoca parte da glicose que se formara em polissacarídeos de reserva os glicogênios, ainda no fígado transforma 90% da frutose e da galactose em glicose que sera estocada. 
Os monossacáridos são absorvidos pela parede intestinal e caem na veia porta que ira para o fígado.
*glicemia é a taxa de glicose no sangue . normal 70-110 mg/dl
*aumento da glicemia é considerada uma disfunção, causando hiperglicemia que é o excesso de glicose no sangue.
 Terminada a digestão dos carboidratos teremos no intestino suas menores porções os monossacarídeos que são formado por glicose, frutose e galactose, que passaram pela parede intestinal e chegam na veia porta por meio de absorção . A veia porta conduz os monossacarídeos ate o fígado que exercera 3 funçoes: transformar 90% da galactose e frutose em glicose, que em seguida estocara parte dessa glicose formando um reservatório de glicose ou seja um glicogênio (polissacarídeo), a outra parte da glicose é liberada para o sangue causando uma disfunção conhecida como HIPERGLECEMIA 
MECANISMO DE AÇÃO DO HORMONIO INSULINA
1 hiperglecemia= aumento de glicose no sangue
2 é uma disfunção que ativa as células beta no pâncreas.
3 dentro das ilhotas de langerhans é encontrada as células betas que libera o hormônio insulina para o sangue 
4 insulina através do sangue segurá para a membrana de 3 celulas do corpo , CELULA ADIPOSA, CELULA MUSCULAR E CELULA DO FIGADO (HEPATOCITO)
 A insulina presente no sangue sera atraída para 3 celulas do corpo a célula adiposa, célula muscular e a células do fígado os hepatócitos, todas elas apresentam na membrana uma proteína chamada de receptor de insulina que atrai o hormonio insulina. Quando a insulina encosta na parte alfa ocorrerá a ação ee em seguida dentro da célula ocorrem modificações que representam seu efeito .
A)partículas de fosfato ligam se a aenzima tirosina quinase que esta ligada a parte beta do receptor promovendo sua ativação ( a ligação do fosfato na enzima é chamada de fosforilação)
B)

Outros materiais