Buscar

aula 2 Comunicacoes celulares por meio de sinais quimicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Comunicações celulares por meio de sinais químicos
 Nos organismos multicelulares, a troca de informação por meio de moléculas, que são SINAIS ou MENSAGEIROS QUÍMICOS, começa na vida embrionária e constitui, durante toda a vida, o principal meio de comunicação entre as células.
Esses sinais são importantes para que os tecidos e órgãos se formem de modo ordenado e, após a estruturação do corpo, são necessários para coordenar o crescimento e o funcionamento das diferentes partes do organismo.
 Os mensageiros químicos influenciam o metabolismo, a multiplicação celular, a secreção, a fagocitose, a produção de anti-corpos, a contração muscular e muitas outras atividades celulares.
 Praticamente, todas as funções celulares e teciduais são reguladas por SINAIS QUÍMICOS.
O sistema de comunicação atua através de duas moléculas:
 Moléculas sinalizadoras ou ligantes – se prendem a locais específicos das moléculas receptoras ou receptores;
 Moléculas receptores – deve ser capaz de reconhecer especificamente a outra molécula (ligante) e de desencadear uma resposta celular, quando ainda unida com o respectivo ligante.
Célula epitelial não especifica
Célula Receptora específica de uma célula epitelial
Célula epitelial Ligante
Célula sinalizadora
Célula receptora
TRÊS TIPOS DE COMUNICAÇÃO
 Comunicação por SECREÇÃO HORMONAL
 Comunicação por SECREÇÃO PARÁCRINA
 Comunicação por SECREÇÃO NEUROTRANSMISSOR
Principais formas de tradução de sinais
Secreção Hormonal 
 Moléculas denominadas hormônios, que são geralmente secretados pelas Glândulas Endócrinas, são lançadas no espaço extracelular, penetram nos capilares sanguíneos e se destribuem por todo o corpo, indo atuar a distância, nas chamadas células-alvo. 
Célula-alvo é aquela que tem receptor para o Hormônio
Receptores para moléculas secretadas
Comunicação por SECREÇÃO HORMONAL
SECREÇÃO PARÁCRINA
 Ocorre pela secreção de moléculas que atuam nas células vizinhas, sendo retidas no local de produção ou, então, inativadas logo após exercerem suas funções. Nesse modo de comunicação, é chamado de COMUNICAÇÃO PARÁCRINA, os sinais químicos atuam nas proximidades do local onde foram secretados, normalmente sobre células de outro tipo.
COMUNICAÇÃO AUTÓCRINA – a secreção atua sobre o mesmo tipo de célula.
SECREÇÃO DE NEUROTRANSMISSOR
Pela secreção de moléculas chamadas neurotransmissores. 
Essa secreção tem lugar nas sinapses, que são locais especializados onde as células nervosas (os neurônios), através de seus numerosos prolongamentos, estabelecem contato uma com as outras.
Os neurotransmissores são liberados, também, pelos prolongamentos das células nervosas que fazem conexão com células musculares e com células secretoras.
 O neurotransmissor atravessa um espaço muito pequeno, de apenas alguns nanômetros, entre o terminal do prolongamento nervoso (axônio) e a outra célula nervosa, a célula muscular ou a célula secretora.
 A comunicação entre as células também pode ser realizada através de moléculas que passam por CANAIS existentes entre as células contíguas. Esses canais são constituídos por moléculas proteicas das membranas das duas células – regiões denominadas de junções comunicantes ou gap junctions.
Principais formas de tradução de sinais

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais