Buscar

APOL Fundamentos Filosóficos e sociocultarais da Educação Marilia nota 100

Prévia do material em texto

APOL 100 Marília
Questão 1/10 - Fundamentos filosóficos da educação 
Considere a citação a seguir:
“O materialismo marxista é dialético porque reconhece [...] que o real é, em si mesmo, contraditório e dinâmico, a imobilidade das coisas não passando de uma ilusão ou de uma incapacidade dos nossos sentidos”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em:  OLIVEIRA, Admardo Serafim de et. al. Introdução ao pensamento filosófico. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2005. p. 47,48.
Partindo do texto, dos conteúdos das aulas e do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, sobre o materialismo pensado por Marx e Engels, analise as proposições a seguir:
I. Uma forma de exemplificar o materialismo pensado por Marx e Engels é pensar a dialética existente no movimento de tese, antítese e síntese. (V) pág. 107
II. Diversas vezes o marxismo foi utilizado como bandeira política da esquerda, o que faz muito sentido, pois Marx e Engels eram contra a burguesia capitalista. (F) PÁ.107
III. O materialismo contribuiu sobremaneira para a conscientização da classe trabalhadora na organização da luta por melhor condição de vida. (v) PÁG.107
Agora, assinale a resposta correta:
	
	A
	Estão corretas as assertivas I e II apenas.
	
	B
	Está correta a assertiva II apenas.
	
	C
	Estão corretas as assertivas I e III apenas.
Você acertou!
As assertivas I e III estão corretas, visto que: “O materialismo dialético é uma filosofia baseada nos escritos de dois pensadores alemães do século XIX, Karl Marx e Friedrich Engels. Para eles a história de se desenvolve de forma dialética, isto é, em um movimento de tese/antítese/síntese, configurada em uma continua luta de classes. [...]” (p. 107); bem como “Em uma época na qual a exploração da classe trabalhadora havia atingido níveis que até hoje causam horror, a filosofia marxista representou uma contribuição inestimável para a conscientização dos trabalhadores e sua consequente luta por melhores condições de vida e trabalho.” (p. 107).
Já a assertiva II é incorreta, pois: “[...] Em outras ocasiões, o marxismo foi utilizado como bandeira de partidos de esquerda, o que é um grande contra-senso, pois Marx e Engels reiteradamente afirmaram que a atuação em partidos políticos significava a aceitação do jogo político da burguesia.” (p. 107)
	
	D
	Está correta a assertiva III apenas.
	
	E
	Estão corretas as assertivas II e III apenas.
Questão 2/10 - Fundamentos socioculturais da educação 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[Para Marx Weber,] o verdadeiro professor, se quiser manter a sua ‘integridade intelectual’, há de separar suas situações. Por um lado, ‘apresentar os fatos, determinar as suas relações matemáticas e lógicas, ou a estrutura interna dos valores culturais’, ou seja, as conexões causais concretas dos fatos (compreender o sentido das ações sociais) e, por outro, responder a perguntas sobre o valor da cultura e seus conteúdos individuais e à questão de como devemos a agir na comunidade cultural e nas associações políticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2002/GT.4/GT4_3_2002.pdf. Acesso em 17 nov. 2015.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre a contribuição de Weber para pensar a educação, leia as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. (F) Alguns conceitos de Weber, como tipo social, economia, dominação e carisma ajudam a compreender as relações sociais dentro da escola, naquilo que conservam de uma instituição funcional e totalizadora.
II. (V) Weber não elaborou uma Sociologia da Educação, mas seus conceitos de dominação, burocracia e especialização ajudam a pensar os limites da educação tradicional.
III. ( F ) Para Max Weber, a escola é uma instituição de formação moral que organiza a distribuição dos bens culturais, institui o status social e permite a integração dos diferentes grupos e classes sociais. Pág. 171
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	V – V – F
	
	B
	V – F – F
	
	C
	V – V – V
	
	D
	F – V – F
	
	E
	F – F – V 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Questão 3/10 - Fundamentos filosóficos da educação 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O dicionário Houaiss define o Iluminismo como movimento intelectual do século XVIII, caracterizado pela centralidade da razão e da ciência, crítico do dogmatismo e das doutrinas políticas e religiosas tradicionais. É um pensamento que trabalha com paradoxos e dicotomias: razão e fé, luzes e sombras, ilustração e ignorância, direitos e privilégios, contrato social e absolutismo etc.”
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: MARRACH, Sônia. Outras histórias da educação: do iluminismo à indústria cultural. São Paulo: UNESP, 2009. p. 38.
Conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, Voltaire e Rousseau destacam-se entre os pensadores iluministas. Pensando nessa direção, relacione corretamente os referidos pensadores às suas proposições:
1. Voltaire
2. Rousseau
( 2 ) Sua obra faz alusão aos índios da América, caracterizados como seres autênticos, porém, que se corromperam no contato com o homem civilizado. PÁG. 53
( 1 ) A crítica à educação da nobreza da época é tema  de sua obra, na qual propõe uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática. PÁG. 51
( 2 ) É contra o fato de que as crianças aprendam a ler muito cedo; afirma que isso leva ao enfraquecimento das experiências sensórias. PÁG.56
( 2 ) Temas como “bom selvagem” e “homem natural” são pressupostos que perpassam sua obra. PÁG. 52
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	2 – 1 – 2 – 1.
	
	B
	2 – 1 – 2 – 2.
Você acertou!
Sua obra faz alusão ao índios da América, caracterizados como seres autênticos, porém, que se corromperam no contato com o homem civilizado. (p. 53)
Voltaire - A crítica à educação da nobreza da época é tema de sua obra, na qual propõe uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática. (p. 51)
Rousseau - Contra o fato de que as crianças aprendam a ler muito cedo, afirma que isso leva ao enfraquecimento das experiências sensórias. (p. 56)
Rousseau - Temas como “bom selvagem” e “homem natural” são pressupostos que perpassam sua obra. (p. 52)
	
	C
	1 – 1 – 2 – 1.
	
	D
	2 – 2 – 1 – 1.
	
	E
	2 – 2 – 2 – 1.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Questão 4/10 - Fundamentos filosóficos da educação 
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Quando a autoridade da Igreja sobre o pensamento finalmente afrouxou, muita gente passou a acreditar que o conhecimento do mundo podia ser obtido apenas pelo uso da razão. Na filosofia, esse desenvolvimento é conhecido como racionalismo. Foi lançado por Descartes, depois do qual as figuras de destaque na filosofia racionalista foram Spinoza e Leibniz".
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: MAGEE, Bryan. História da filosofia.  3ª ed. São Paulo: Loyola, 2001. p. 83.
De acordo com o texto e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre o racionalismo, analise as assertivas a seguir, marcando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas.
I. (V) René Descartes, mesmo tendo vivido no século XVII, é considerado até hoje um dos mais influentes pensadores racionalistas.
II. (F) Descartes afirmava que as ideias humanas são adquiridas, ou seja, vão se construindo na interação com o meio e com os outros homens.
III. (V) Os pensadores racionalistas, entre eles Descartes, defendem que o conhecimento verdadeiro deriva da razão genuína.
IV. (F) Os preconceitos são, para os racionalistas, obstáculos que impedem a razão de alcançar o verdadeiro conhecimento.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
Você acertou!
As assertivas I e III são VERDADEIRAS,visto que “René Descartes, que viveu no século XVII, foi um dos mais influentes filósofos racionalistas. [...] (p. 35) e “Para o racionalismo, todo conhecimento verdadeiro deriva da pura razão. [...]”. (p. 34). Já as assertivas II e IV são FALSAS pois “Como afirmava Descartes, se, para pensarmos, não necessitamos de nada material, é porque o conhecimento não depende dos sentidos. Para esse filósofo, as ideias humanas são inatas, isso é, já nascem conosco [...]” (p. 35) e “Em oposição a Descartes, os filósofos empiristas não aceitam a teoria das ideias inatas. [...] Assim como os pensadores cristãos, Bacon (1979) também acredita na existência de obstáculos que impedem a razão de alcançar a verdade. [...] porém, Bacon não identifica esses obstáculos com o pecado, mas sim com os nossos preconceitos.” (p. 35)
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – V – V – F
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Questão 5/10 - Fundamentos socioculturais da educação 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A escola como instituição social tem no sistema escolar a função de legitimação cada vez mais necessária à perpetuação da ‘ordem social’ uma vez que a evolução das relações de força entre as classes tende a excluir de modo mais completo a imposição de uma hierarquia fundada na afirmação bruta e brutal das relações de força”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BOURDIEU, P; PASSERON, J. C. A reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.  p. 311.
Considerando os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre a reprodução da exclusão social na escola, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:  
I. (F) A escola desenvolve suas práticas a partir de uma relação social homogênea de equidade, equiparando a relação que desenvolve com seus alunos. Pág. 133
II. (V) A escola dispõe de mecanismos que contribuem para a segmentação e estratificação do aluno, como notas, classificação e reprovação. Pág. 132
III. ( F) O processo de avaliação funciona como mecanismo de promoção e reconhecimento escolar.
	
	A
	F – V – F
	
	B
	F – F – V
	
	C
	V – V – F
	
	D
	V – V – V
	
	E
	F – F – F
Questão 6/10 - Fundamentos filosóficos da educação 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Em Emílio, tratado de Rousseau sobre a educação, o filósofo considera o desenvolvimento da criança quando seu crescimento ocorre no campo, tentando analisar os princípios subjacentes ao processo natural de maturação, partindo da infância até a fase adulta”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: COLLINSON, Diané. 50 grandes filósofos. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2009. p. 152.
A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, qual era o objetivo de Rousseau ao escrever a obra Emílio, ou Da educação?
	
	A
	Divulgar uma inovadora proposta pedagógica a respeito da educação e formação humana.
	
	B
	Elaborar um guia prático para educadores, a respeito da educação e formação humana.
	
	C
	Pensar o currículo escolar a partir da discussão a respeito da educação e formação humana.
	
	D
	Estimular o pensamento e a imaginação das pessoas a respeito da educação e formação humana.
Você acertou!
“Apesar dessa crítica absolutamente pertinente, não podemos perder de vista o propósito de Rousseau ao escrever Emilio ou Da educação. A obra, segundo seu autor, não pretendia apresentar um roteiro prático para pais e professores, mas sim estimular a imaginação, fazer com que as pessoas pensassem. [...]” (p. 59)
	
	E
	Difundir o maior número de ideias filosóficas a respeito da educação e formação humana.
 
Questão 7/10 - Fundamentos filosóficos da educação 
Considere a seguinte afirmação: 
“O existencialismo é a única tentativa ocidental de filosofia irracional. Ninguém questiona o seu sucesso enquanto tal - mas apenas, antes de mais nada, se tal coisa é possível. Ao contrário das filosofias racionais, passadas ou presentes, o existencialismo é puramente subjetivo”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: STRATHERN, Paul. Kierkegaard em 90 minutos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. p. 64. 
A partir do texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito das proposições sobre o existencialismo de Kierkegaard, classifique as sentenças a seguir em Verdadeiras (V) e Falsas (F):
I. (V ) Kierkegaard foi um dos filósofos que se contrapôs às proposições dominantes da época, propondo a possibilidade de uma existência singular. PÁG. 125
II. (F ) Segundo Kierkegaard, a possibilidade de o ser humano assumir uma existência autêntica é quando ele estabelece relação com Deus. PÁG. 125
III. (V ) Nas proposições de Kierkegaard, o homem é levado à angústia simplesmente porque a sua própria existência é absurda e sem sentido. PÁG. 125
Agora, assinale a sequência correta:
 
	
	A
	V – V – F.
	
	B
	V – F – V.
	
	C
	F – V – V.
	
	D
	F – F – V.
Questão 8/10 - Fundamentos socioculturais da educação 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
As abordagens de Marx e Weber divergem essencialmente tanto em relação ao viés teórico-metodológico quanto aos objetos de análise. O olhar de Marx se dirige à sociedade capitalista, seu modo de produção, contradições, limites e problemas. Enquanto Max Weber tem em foco o entendimento da sociedade pela ação dos indivíduos.
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
De acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre as principais diferenças entre Marx e Weber, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Existe uma confluência entre os autores em relação a raiz dos conflitos existentes na sociedade 
industrial moderna. Ambos concordam que o aspecto econômico é central para explicar o 
funcionamento da sociedade.F
	
	B
	Marx toma o fator econômico como determinante para explicar as contradições da sociedade, 
Weber entende que o os conflitos são reais, porém multicausais.
	
	C
	Tanto Marx quanto Weber elaboram uma crítica social e propõem, dentro do escopo de seus 
pensamentos, uma alternativa ao capitalismo.
	
	D
	Weber, ao analisar a origem do capitalismo industrial, identifica o protestantismo como fator gerador 
do ethos Marx concorda e acrescenta que que a religião justifica o domínio e a exploração como 
sendo o ópio do povo.
	
	E
	Tanto o individualismo metodológico (Weber) quanto o materialismo dialético (Marx) estão de 
acordo sobre o funcionamento básico da sociedade, isto é, as classes são o motor da história.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Questão 9/10 - Fundamentos socioculturais da educação 
Leia a seguinte citação: 
“Vale desfazer a confusão que existe entre os conceitos de sexo, sexualidade e gênero. O sexo é definido biologicamente. Nascemos machos ou fêmeas, de acordo com a informação genética levada pelo espermatozoide ao óvulo. Já a sexualidade está relacionada às pessoas por quem nos sentimos atraídos; e o gênero está ligado a características atribuídas socialmente a cada sexo. O que se sabe hoje em dia é que o dualismo heterossexual/homossexual não é capaz de abarcar as formas de desejo humanas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.uespi.br/site/?p=76756. Acesso em 14 nov. 2015.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre a questão de gênero e realidade escolar, leia as afirmativas a seguir e assinale a correta:
	
	A
	De modo geral, as escolas têm discutido com certa profundidade a questão de gênero.
	
	B
	O tema de diversidade abrange a questão de gênero. As escolas devem respeitar a posição e 
ensinamento das famílias, e não discutir assuntos que são da alçada da vida privada.
	
	C
	A discussão sobre gênerona escola pode assumir uma perspectiva naturalizante sobre concepções 
tradicionais em relação ao feminino e ao masculino.
	
	D
	Cada vez mais nas escolas, em sala de aula, tem ocorrido um debate desconstrutivo em relação às 
posições tradicionais sobre gênero.
	
	E
	Gênero é um tema tabu nas escolas. Gestão e professores não tratam do assunto, temendo retaliações 
por segmentos religiosos e moralistas da sociedade.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Questão 10/10 - Fundamentos socioculturais da educação
Leia a premissa a seguir, a qual é um pressuposto fundamental do materialismo dialético de Marx: 
“O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 1977. p. 23.
Considerando os estudos dos conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação e das rotas de aprendizagem da disciplina em relação à contribuição de Marx, é correto afirmar que o seu pensamento social:
	
	A
	Significa o antagonismo fundamental entre as classes.
	
	B
	Trata-se do processo de mais-valia, a partir do qual a burguesia promove a expropriação do 
trabalho excedente.
	
	C
	Representa a alienação econômica e política.
	
	D
	Trata-se da relação entre o modo de produção e seus desdobramentos na sociedade.
	
	E
	É uma reflexão sobre o papel da educação no processo revolucionário.

Outros materiais

Perguntas Recentes