Buscar

A riqueza das nações capts 4 e 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resumo dos capítulos IV e V de 
“A Riqueza das Nações” de Adam Smith
Capítulo IV
	Após o estabelecimento da divisão do trabalho, os indivíduos dificilmente conseguirão manter as suas necessidades supridas apenas com o seu trabalho e, dessa forma, é estabelecida uma sociedade comercial. Com o aumento das trocas, é natural que cada consumidor/vendedor tenha consigo uma quantidade de produtos poucas pessoas recusariam receber, facilitando a dupla coincidência de desejos. 
	Inicialmente, as mercadorias utilizadas eram bois, posteriormente grãos e, assim como também são utilizados atualmente como meio de troca, os metais. Foi neles em que as maiores vantagens foram encontradas em função da maior conservação do material. No início da utilização de metais como meio de troca, foram utilizadas barras sem qualquer gravação e, posteriormente, foi utilizada a gravação para garantir a qualidade e a quantidade do material. 
	O inconveniente e a dificuldade de pesar esses metais com exatidão deu origem à instituição de moedas. Entretanto, com o tempo, os príncipes e os Estados soberanos, começaram a diminuir a pureza do material que ali nas moedas estava contido, de forma que ela ficasse desvalorizada. 
	A segunda questão deste capítulo é verificar como é determinado o valor de troca das mercadorias. Smith distingue o valor dos objetos em dois: o valor de uso, que designa a utilidade do objeto, e o valor de troca, que designa o poder de compra do mesmo. Entretanto, esta distinção não deixa claro como o preço real das mercadorias é formado.
	Ao fim do capítulo, o autor põe três perguntas que, ele diz, serão respondidas nos capítulos seguintes do livro: “em que consiste o preço real das mercadorias?”, “quais são os diversos componentes desse preço?” e “por que as vezes o preço de mercado difere desse preço?”.
Capítulo V
	O autor inicia o capítulo com a afirmação de que os homens são classificados como ricos ou pobres em função do grau que consegue desfrutar das coisas necessárias, convenientes e prazerosas da vida. Nesse sentido, o ser humano consome, além da parte da sua própria produção que lhe convém, o serviço alheio. 
A riqueza vem exatamente da quantidade de trabalho alheio que é possível comprar. Outra afirmação que o autor faz é que o trabalho é a medida real do valor de troca das mercadorias, já que não se consome trabalho, e sim os frutos dele. 
	Smith, baseado em Hobbes, afirma também que o poder dos humanos advém da sua riqueza. É possível distinguir dois tipos de poder: o poder de compra, que é mais imediato, e o poder sobre o trabalho, que acontece quando há controle sobre o trabalho ou os frutos do trabalho. 
	Para que a teoria tenha embasamento, o autor propõe que o valor de troca não deve ser calculado com base no trabalho e posteriormente se autocontradiz. Portanto, o trabalho é o preço real das mercadorias, e o preço nominal é expresso através do dinheiro. 
	O preço real será sempre o mesmo e o único que poderá variar é o nominal, já que ele depende das valorizações e desvalorizações correntes do ouro e da prata, que eram o meio de troca da época. Além do ouro e da prata, existem outras formas de determinar o valor nominal das mercadorias, como com o trigo, por exemplo. Entretanto, a inconveniência desse meio de troca é que ele está suscetível à variações anuais em função das colheitas – fazendo com que ele fique muito valorizado ou desvalorizado. 
	Nesse momento, ocorre a contradição citada anteriormente, no qual Smith afirma que a única medida universal e mais precisa de valor é o trabalho. A partir disso, possível afirmar que no mesmo tempo e no mesmo lugar, o preço real e o preço nominal de todas as mercadorias estão exatamente em proporção um com o outro, independente do meio de troca. 
Todavia, se houver qualquer mudança nessa proporção regulamentada, novamente a distinção torna-se – ou ao menos parece tornar-se – algo mais do que uma distinção meramente nominal. Isso se dá pelo fato de que qualquer mercadoria, sendo o ouro e a prata ou o trigo, sofre de flutuações do preço no mercado.

Outros materiais