Buscar

APOLS PARA PROVAS OBJETIVAS DE CORPORAÇ EOS E INSTITUIÇÕES

Prévia do material em texto

APOL - 1 
Corporações e Contexto Empreendedor e Instit. e Organização do Estado
Questão 1/5 - É interessante perceber como conceitos aparentemente ingênuos podem ter reflexos importantes sobre as nossas vidas.  Vimos que o conceito de sociedade, além de não ser de simples formulação, já serviu de argumento para justificar posições ideológicas bastante diversas. Para os organicistas a sociedade é a “reunião de várias partes, que preenchem funções distintas e que, por sua ação combinada, concorrem para manter a vida do todo” (Georgio Del Vecchio). Dito isto, examine as opções abaixo e assinale a única opção verdadeira sobre a visão organicista de sociedade:
	
	A
	A visão organicista serve de justificativa para o fortalecimento da liberdade individual.
	
	B
	A visão organicista é a mais compatível com os países democráticos.
	
	C
	O organicismo privilegia aquelas pessoas que tentam viver apartadas da sociedade.
	
	D
	O organicismo coloca a sociedade acima do homem, como uma espécie de mãe protetora que tem o dever de guiar nossas vidas.
Questão 2/5 - Leia o fragmento de texto a seguir e posteriormente responda:
Empreendedorismo Corporativo 
Da mesma forma que um indivíduo possui características próprias que o torna empreendedor, as empresas também possuem características que as tornam empreendedoras.
Antes de descobrirmos quais as características de uma empresa empreendedora, discutiremos o que torna a empresa empreendedora.
Características da empresa empreendedora
O empreendedorismo corporativo tem início no cerne da cultura organizacional, pois depende do ambiente corporativo propício para se empreender. Para isso é necessário criar um ambiente que seja criativo, que dê autonomia e incentive a iniciativa dos colaboradores em criar, desenvolver e buscar soluções.
A empresa empreendedora é aquela que busca soluções, incentiva o aprendizado constante, que aprende com as novas e melhores práticas existentes no mercado.
Além de a empresa empreendedora ser uma empresa voltada para o desenvolvimento constante de novas soluções, é também o local ideal para que o envolvimento faça com que a empresa encontre soluções e novas oportunidades.
 
Fonte: http://www.novonegocio.com.br/empreendedorismo/o-que-e-empreendedorismo/ acesso em 10/11/14 as 14h55min
 
Com base na matéria acima podemos afirmar que a Empresa Empreendedora:
I. Paga maior salário do mercado e por isso atrai profissionais mais qualificados.
II. Valoriza o lado criativo dos seus colaboradores e por isso apresenta inovações e atualizações diferentes das demais.
III. Investe na qualificação dos colaboradores e com isso aumenta as chances da empresa tornar-se mais empreendedora;
IV. A liderança não participativa propicia o desenvolvimento do ambiente empresarial empreendedor.
V. Em tempos de crise na economia somente o ambiente empreendedor pode fidelizar os colaboradores.
 
Estão corretas apenas as alternativas:
	
	A
	I e V
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II e III
	
	D
	III, IV e V
	
	E
	Todas as alternativas
Questão 3/5 - - Leia o fragmento de texto a seguir:
Segundo a Pesquisa GEM  Global Entrepreneurship Monitor 2013, publicação do SEBRAE sobre o perfil empreendedor Brasileiro, há diferenças entre os negócios, segundo seu tempo de abertura, renda proporcionada ao empreendedor e atividade econômica, assim descreve:
Empreendedores __________________ estão envolvidos na estruturação de um negócio, do qual são proprietários, mas ainda não pagou salários, pró-labores ou outra qualquer forma de remuneração pelo período de até 3 meses.
Empreendedores ___________________ administram e são proprietários de um novo negócio que pagou salário ou gerou pró-labores ou outra forma de remuneração aos donos do negócio depois de 3 meses até 42 meses.
Agora, assinale abaixo a opção que contemple os termos que complementam adequadamente as lacunas acima.
	
	A
	Espertos, Carrascos
	
	B
	Iniciantes, Capacitados
	
	C
	Nascentes, Novos
	
	D
	Experientes, Preparados
	
	E
	Inexperientes,  Estudados
Questão 4/5 - Leia a situação descrita abaixo, extraída do Livro Caminhada Empreendedora e a seguir assinale a opção correta em relação a moral da história que podemos retirar/aprender:
História
Miguel sempre foi um aficionado por música. Gostava não somente de tocar guitarra, piano e bateria,, como também de efetuar gravações de suas perfomances. Em conjunto com dois amigos, teve a ideia de produzir CDs com aulas de música. Porém, em 2000, a tecnologia de produção de CDs ainda era algo restrito e os equipamentos e softwares necessários eram caros. A opção que tinham era produzir as aulas em estúdio próprio e terceirizar a produção dos CDs, ou usar um estúdio alugado. Não havia dinheiro para mobilizar as duas ações e muito menos se mostrava interessante terceirizar tudo, visto que ficariam à mercê dos terceirizados em toda a linha de produção.
Resolveram estudar mais o método de ensino de música que pretendiam desenvolver para inserção nos cursos por CDs e aproveitaram o amplo poder de pesquisa da internet, com o apoio do recém surgido Google. Quanto mais pesquisavam métodos, mas queriam aprimorar o método que desejavam implementar. Em paralelo, pesquisavam o maquinário necessário para produção dos CDs e os estúdios disponíveis para locação. Avançaram nas pesquisas, evoluíram bastante no método que iriam adotar e estavam praticamente prontos para a ação. Porém, havia passado dois anos desde a ideia original. A realidade de 2002 era outra e bem menos amigável ao projeto que haviam amadurecido no decorrer dos últimos 24 meses.
Havia estourado de forma ampla a tecnologia MP3, os programas P2P (pessoa a pessoa) estavam sendo amplamente utilizados e a mídia CD estava entrando em decadência. Seria imprevidência abrir um negócio para a produção de CDs em um mundo que estava focando trânsito de mídia pela internet, em formato MP3 e independente de mídias físicas. A pergunta que fizeram era: valeria a pena desenvolver CDs com um mundo em que circulariam dezenas de cópias de seu curso pela internet sem que as pessoas precisassem pagar por ele?
A resposta era óbvia: o modelo de negócio que haviam desenvolvido não teria viabilidade no mundo de P2P que ganhava corpo e iria dominar o mundo fonográfico em poucos anos.
Fonte: Schneider, E, I; Castelo Branco, H. J. Caminhada Empreendedora, Curitiba, Intersaberes, 2012, p. 72-73
Assinale abaixo a moral da história que seja a correta:
	
	A
	Nem sempre algo que está sendo ultrapassando, em termos de tecnologia, será necessariamente um mau empreendimento.
	
	B
	Não basta identificar uma oportunidade de negócio se não houver capital suficiente para iniciá-lo de forma a superar a concorrência.
	
	C
	Todo negócio que leva 2 anos para ser iniciado/inaugurado estará ultrapassado.
	
	D
	Somente através de muita pesquisa, estudos e dedicação para conhecer todos os aspectos do futuro empreendimento é que o empresário saberá se vale a pena ou não fazer o investimento financeiro para concretizar sua ideia.
	
	E
	Todo negócio dará certo, basta definir um bom produto para determinado público, independente se já está se tornando ultrapassado ou não.
Questão 5/5 – 
Tentemos refletir o que estudamos até aqui com conhecimentos previamente assimilados ao longo da tua vida.
Desde os anos 1950 é fácil constatar a preocupação de diferentes governos brasileiros no sentido de tentar atrair para o nosso país investimentos de empresas estrangeiras. Contudo, a competitividade brasileira neste aspecto costuma ser reduzida pela ineficiência relativa dos nossos portos, pelo estado precário do nosso sistema viário, dentre outros fatores.
Sobre a nossa matéria e a capacidade para atrair investimentos estrangeiros, examine as cinco afirmativas abaixo:
I- A sociedade brasileira, por ser essencialmente feudal, não oferece liberdade suficiente aos investidores estrangeiros.
II- A existência de um Poder Judiciário bem estruturado,onde os processos sejam rapidamente examinados por juízes que dominem o Direito Empresarial é um aspecto a ser perseguido pelo Estado brasileiro.
III- A existência de um Estado que cobre altos impostos de suas empresas é um fator atrativo para o capital estrangeiro, pois redunda em maiores investimentos governamentais em infraestrutura.
IV- A promulgação de leis que permitem ao investidor remeter seus lucros para o exterior é outro fator atrativo para os investimentos.
V- A constante mudança das leis tributárias é vista pelo investidor estrangeiro como um sinal positivo de criatividade e dinamismo dos legisladores brasileiros, criando um ambiente propício ao investimento.
 
Estão corretas apenas as alternativas:
	
	A
	I e V
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II e III
	
	D
	III, IV e V
	
	E
	II e IV
Gestão do Conhecimento - Análise Conjuntural e Cenários
	Respostas: 1C
	2D
	3B
	4A
	5A
Questão 1/5
A partir da segunda metade do século XVIII surgiram os debates sobre comércio internacional que influenciaram a teoria econômica moderna. Até aquela época, o conhecimento acerca do comércio exterior derivava apenas dos escritos da escola mercantilista, que justificavam o comércio internacional pela oportunidade que ele oferecia de se obter um excedente na balança comercial o objetivo era o superávit comercial, que deveria ser atingido a qualquer custo. Com base nesse contexto escolha a alternativa, em relação aos modelos de comércio internacional, que corresponde ao conceito o Modelo de fatores específicos.
	
	A
	Teve como principal elaborador o economista britânico David Ricardo, no começo  do século XIX, nesse 
modelo considera-se que o país deveria voltar os seus esforços produtivos para o bem em relação ao qual é 
relativamente mais produtivo, independentemente do outros países produzirem a mesma mercadoria mais 
barato.
	
	B
	Foi desenvolvido por suecos ganhadores do prêmio Nobel de 1977, enfatiza a inter-relação entre os fatores de produção disponíveis em diferentes proporções em cada país e sua utilização na produção de diferentes bens. O modelo nos diz que os países 
tendem a direcionar os seus esforços para a produção dos bens que demandam os fatores em que esses países são abundantes.
	
	C
	Modelo publicado na década de 70 por Samuelson determina que o país aloque mais trabalho para o setor em 
que tem mais abundância do fator específico (ou fixo), pois a produtividade marginal do trabalho é maior devido à abundância relativa ao fator escasso. Considera que existem fatores específicos que só podem ser usados para a produção de certo bem.
	
	D
	Dumping é um conceito relacionado a estratégia de preço praticado pela organização, onde a empresa pratica 
um preço no mercado interno e outro no mercado externo. Normalmente os preços cobrados no exterior são 
menores a fim de destruir a capacidade concorrencial de outros países, constituindo uma prática protecionista.
Questão 2/5
As organizações são compostas de indivíduos e suas interações recíprocas, conhecimentos, comportamentos, cognições, sentimentos, emoções e culturas funcionais.
Glynn conceituou as inteligências individual e organizacional como funcionalmente similares e baseadas em capacidades de processar informações. Essa similaridade é evidente na definição da autora para esses dois conceitos. 
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 39-40
Pensando nisso e em como a inteligência organizacional e a inteligência individual se relacionam, analise as afirmativas a seguir:
I. A inteligência individual é a capacidade de uma pessoa para processar, interpretar, codificar, manipular e acessar informações.
II. A inteligência organizacional é um processo de assegurar que as ações convertidas em rotinas ocorram, de maneira a definir as tarefas, mecanismos e ações.
III. A inteligência organizacional é um resultado social que está relacionado à inteligência individual pela agregação, transferência transversal e distribuição.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	a) ( ) I, apenas.
	
	B
	b) ( ) I e II, apenas.
	
	C
	c) ( ) II, apenas.
	
	D
	d) ( ) I e III, apenas. 
	
	E
	e) ( ) III, apenas
Questão 3/5
Uma organização inteligente é uma organização que aprende, tornando-se hábil a criar, adquirir e transferir conhecimento e a modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos e percepções (CHOO, 2012)
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 35-39
A partir do texto, analise as proposições a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação à organização inteligente.
I. ( ) Organizações são sociedades de mentes humanas. Ações e decisões não são resultados de um processo único e ordenado.
II. ( ) Uma organização é inteligente ao desenvolver a cultura e a estrutura para reunir o conhecimento coletivo.
III. ( ) As causas das possíveis falhas da inteligência organizacional são dificilmente encontradas, sendo consideradas ocultas por gestores. Assim, não atingindo algum tipo de bloqueio e/ou distorção.
IV. ( ) Uma organização inteligente persegue seus objetivos em um ambiente externo em constante mudança, adaptando se comportamento conforme o conhecimento sobre suas conjunturas interna e externa. 
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	( ) F, V, F, V
	
	B
	( ) V, V, F, V
	
	C
	( ) V, F, F, V
	
	D
	( ) F, V, V, V
	
	E
	 V, V, V, F
Questão 4/5
As diferenças entre as teorias tradicionais de comércio internacional e a teoria de vantagem competitiva das nações podem ser resumidas na forma do tratamento do problema: dinâmico ou estático. As teorias tradicionais tratam de uma realidade muito simplificada, na qual o estoque de fatores e a produtividade são dados e nada se pode fazer a esse respeito. No mundo real, isso não ocorre. Para análise do comércio internacional é importante termos claro alguns conceitos básicos de comércio exterior.  Com base nesse contexto escolha a alternativa, ao modelo de comércio internacional descrito abaixo:
“É um conceito relacionado à estratégia de preço praticado pela organização, onde a empresa pratica um preço no mercado interno e outro no mercado externo. Normalmente os preços cobrados no exterior são menores a fim de destruir a capacidade concorrencial de outros países, constituindo uma prática protecionista.”
	
	A
	Dumping
	
	B
	Economia de escala
	
	C
	Custo marginal
	
	D
	Comércio interindústrias
Questão 5/5
Dentro das organizações, a intuição e a interpretação acontecem no nível da inteligência individual; a integração ocorre em nível de grupo, e a institucionalização, em nível da inteligência organizacional. 
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 40-41
Baseados na definição desses quatro processos, feita pelos autores Crossan, Lane e White, analise as afirmativas a seguir:
I. Interpretação é a explicação de um insight ou ideia para si mesmo ou para os outros.
II. Institucionalização é o processo de assegurar que as ações convertidas em rotinas ocorram.
III. Intuição é o processo de incorporação de aprendizagem que ocorre por parte de indivíduos e grupos na organização.
IV. Integração é o processo de desenvolvimento do entendimento entre indivíduos e a tomada de ações coordenadas por meio de ajustes mútuos.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	a) ( ) I, II e IV, apenas. 
	
	B
	b) ( ) III e IV, apenas.
	
	C
	c) ( ) I e III, apenas.
	
	D
	d) ( ) II, apenas.
	
	E
	e) ( ) I, II e III, apenas.
APOL 1 SEG PERIODO - 1B, 2D, 3D, 4A. 5C. - NOTA 80.
Questão 1/5
O conceito de Estado nem sempre coincidebem com aquilo que encontramos na realidade vivida por diferentes povos. Contudo, tomando por base o conceito teórico estudado, verifique a opção que melhor corresponde aos elementos que compõem um Estado moderno.
	
	A
	a reunião de uma etnia, dotada de um governo soberano e situada em um 
território definido.
	
	B
	a constituição de um povo, assentado num determinado território e dotado de 
um governo soberano.
	
	C
	a união de um povo, governado por representantes eleitos e estabelecido em 
um território.
	
	D
	a união de um povo unido por um idioma comum e governado por seus 
representantes.
	
	E
	a parcela autônoma de um país organizado em um sistema federativo.
Questão 2/5
O filme: Tempos modernos, de Charles Chaplin, representa a situação econômica e social dos Estados Unidos da América dos anos trinta do século passado. No filme, as aventuras de Carlitos transcorrem numa sociedade:
	
	A
	capitalista em desenvolvimento e conflagrada pelos movimentos operários de destruição das máquinas. 
	
	B
	globalizada, em que o poder financeiro tornava desnecessário o uso das máquinas na produção de mercadorias. 
	
	C
	imperialista e mecanizada, que aplicava os lucros adquiridos na exploração 
dos países pobres em benefício dos operários americanos.
	
	D
	abalada pelo desemprego e caracterizada pela submissão do trabalho humano 
ao movimento e utilização maciça das máquinas
	
	E
	pós-capitalista, na qual o emprego da máquina libertava o homem da opressão do trabalho industrial.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
Segundo a Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2013, realizada pelo SEBRAE, na atualidade no Brasil é maior o percentual de empreendedores por oportunidade e não por necessidade. Isso pode ser explicado por alguns fatores.
Fonte: http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Relatorio%20Executivo%20GEM%202013.pdf  Acesso em 19/11/2014 as 10h48min
 
Assinale abaixo, as opções que contemplem esses fatores.
I. (x ) Crescimento do país nas últimas duas décadas;
II. ( ) Melhoria nos níveis de emprego nas duas últimas décadas;
III. ( ) Incentivo governamental para que as pessoas empreendam;
IV. (x ) Maior acesso a informações por meio da educação formal e internet;
V. (x ) Obrigação da disciplina de empreendedorismo no currículo do ensino médio.
São corretas somente as seguintes alternativas:
	
	A
	I, IV e V
	
	B
	I, II e IV
	
	C
	I e II
	
	D
	I, II e III
	
	E
	III e V

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes