Buscar

Conceitos de Responsabilidade Social e Marxismo

Prévia do material em texto

PEDRO SILVA YAMURRI - RU: 1507685 
Nota: 100 
PROTOCOLO: 2016062815076859B86CB
Disciplina(s): 
Sociologia Contemporânea
Ética e Responsabilidade Social
	Data de início: 
	28/06/2016 11:30 
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	28/06/2016 12:09 
Questão 1/5
De acordo com a Social accountability 8000, que é a primeira certificação internacional com alcance global que trata da questão da responsabilidade social, esta apresenta basicamente nove itens de certificação sendo: trabalho infantil, trabalho forçado, saúde e segurança, liberdade de associação e negociação coletiva, discriminação, práticas disciplinares, horários de trabalho e remuneração.
Conforme estudamos no livro, no que tange à remuneração podemos dizer que:
	
	A
	Deve ser suficiente para suprir somente os custos de moradia.
	
	B
	Deve ser suficiente para suprir somente o vestuário.
	
	C
	Deve ser suficiente para suprir somente a alimentação.
	
	D
	Deve ser suficiente para suprir os custos de moradia, vestuário e alimentação.
Você acertou!
pág. 146/150
Questão 2/5
De acordo com a Social accountability 8000, que é a primeira certificação internacional com alcance global que trata da questão da responsabilidade social, esta apresenta basicamente nove itens de certificação sendo: trabalho infantil, trabalho forçado, saúde e segurança, liberdade de associação e negociação coletiva, discriminação, práticas disciplinares, horários de trabalho e remuneração.
Conforme estudamos no livro, no que tange ao trabalho forçado podemos dizer que:
	
	A
	Não é permitido. Trata-se de atividade laboral na qual o trabalhador não recebe remuneração.
Você acertou!
pág. 146/147 do livro
	
	B
	É permitido. Trata-se de atividade laboral na qual o trabalhador recebe remuneração.
	
	C
	Não é permitido. Trata-se de atividade laboral na qual o trabalhador recebe remuneração parcial.
	
	D
	Não é permitido. Trata-se de atividade laboral na qual o trabalhador recebe somente parte de comissões.
Questão 3/5
Na análise que Marx faz do capitalismo aparecem categorias importantes para pensarmos a sociedade, como a ideologia, as classes sociais, a estrutura econômica e a reificação. Relacione os conceitos formulados por Marx, enumerados a seguir, com as definições apresentadas na sequência.  
1. Estrutura econômica da sociedade 
2. Ideologia 
3. Reificação 
4. Classes sociais  
( ) É o conjunto de representações características de uma época, produzidas pela prática social, em estruturas sociais e modos de produção determinados. 
( ) Define-se com a inserção dos indivíduos nas relações sociais de produção e das formas de propriedade que apresentam. 
( ) É o conjunto das relações sociais de produção, formado pelas relações de propriedade, pela divisão do trabalho e pelo nível de desenvolvimento das forças produtivas. 
( ) É o processo pelo qual o homem se esvazia de sua humanidade, tornando-se apenas força de trabalho, que confere valor à mercadoria.   A alternativa que apresenta a associação correta é:
	
	A
	1 – 3 – 4 – 2
	
	B
	2 – 4 – 1 – 3
Você acertou!
a associação correta é 2 – 4 – 1 – 3. Ideologia é o conjunto de representações características de uma época, produzidas pela prática social, em estruturas sociais e modos de produção determinados (p. 98). Classe social define-se com a inserção dos indivíduos nas relações sociais de produção e das formas de propriedade que apresentam (p. 92). Estrutura econômica da sociedade é o conjunto das relações sociais de produção, formado pelas relações de propriedade, pela divisão do trabalho e pelo nível de desenvolvimento das forças produtivas (p. 89). Reificação é o processo pelo qual o homem se esvazia de sua humanidade, tornando-se apenas força de trabalho, que confere valor à mercadoria (p. 102).
	
	C
	3 – 4 – 1 – 2
	
	D
	3 – 2 – 1 – 4
Questão 4/5
Em sua obra, Karl Marx procura fazer uma análise do capitalismo com o objetivo de não apenas saber como funciona, mas poder transformar a sociedade e produzir uma nova realidade a partir das contradições do capitalismo. A respeito da obra de Marx, indique se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V). Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de resposta. 
( ) Marx é, sobretudo, um sociólogo, pois sua obra limita-se a analisar apenas os aspectos sociais da realidade, não se preocupando com a maneira como a história se desenvolve.
( ) Na obra de Marx, a contradição não representa um elemento que indica a impossibilidade de estabelecer uma relação social. Pelo contrário, Marx afirma que a contradição é um elemento básico da realidade.
( ) Da mesma forma que Comte e Durkheim, Marx procura sempre privilegiar em sua análise os aspectos associativos e consensuais da realidade que observa.
( ) Um aspecto essencial para entender a obra de Marx é compreender a maneira como a produção da vida material condiciona a realidade social. 
( ) O trabalho é um elemento central da análise de Marx, pois com ele estabelecem-se relações de formas de propriedade, de distribuição de divisão do trabalho, que são as relações sociais da produção.
	
	A
	V – F – V – F – F
	
	B
	F – V – F – V – V
Você acertou!
além de sociólogo, Marx apresenta uma concepção materialista da história, mostrando as transformações de formas de produzir e as relações que os homens estabelecem nessa produção (p. 104). Diferente de Comte e Durkheim, Marx concentra seus esforços na contradição que a realidade apresenta (p. 82).
	
	C
	F – F – F – V – V
	
	D
	V – V – F – F – V
Questão 5/5
Assinale a única alternativa correta quanto ao balanço social:
	
	A
	"O Balanço Social é o conjunto de informações relacionado ao uso de mídas das empresas com os clientes."
	
	B
	"O Balanço Social é o conjunto de informações com base técnica contábil, gerencial e econômica capaz de proporcionar uma visão da relação capital-trabalho no que diz respeito aos seus diferentes aspectos econômico-sociais" (Freire, 1997, p. 4). 
Você acertou!
pág. 152 do livro
	
	C
	"O Balanço Social é o conjunto de informações relacionado ao uso de mídas das empresas com os clientes."

Outros materiais