Buscar

DISCURSIVA ED FISICA ED ESPECIAL (RESPONDIDA)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DISCURSIVA DE ED. FÍSICA / ED. ESPECIAL
Questão 1
O grupo de pessoas com deficiência (e a deficiência em destaque é a física). Porque perante a lei as pessoas que apresentam impedimentos de natureza intelectual, mental ou sensorial tem direito a educação especializada .
Questão 2
Observe a imagem abaixo:
Fonte: http//: praticaspedagógicasdf.wordpress.com
Na obra “Fundamentos para educação especial” ao discutir acessibilidade aponta para a importância das escolas se preocuparem em diferentes aspectos: arquitetônico, atitudinal, comunicacional, metodológica, instrumental e programática. Esta imagem tem por função veicular sua mensagem por qual dos aspectos apresentados por Fernandes (2011)? Por quê?
A acessibilidade física, instrumental e comunicacional. Aprendizagem significativa e real com recursos e serviços especializados que possibilitam aprendizagem e participação nas atividades propostas que envolvem todos os alunos respeitando as suas necessidades diferenciadas.
Questão 3/5
Sabe-se que o modelo clínico-terapêutico caracteriza-se pelo discurso e ação da área médica sobre a área pedagógica no tratamento da deficiência. A deficiência passa a ser entendida como fenômeno com causas orgânicas e funcionais sendo explicado com base na história individual do sujeito.
Segundo Fernandes (2011) de que maneira o modelo clínico-terapêutico influenciou o modo de atendimento pedagógico na Educação Especial? Caracterize esse modelo pedagógico.
Alunos com transtornos psíquicos demandam uma ação multiprofissional, em que o apoio pedagógico especializado é complementado pela ação de profissionais da área da saúde, como médicos, psicólogos, psiquiatras e quase sempre com a utilização de medicamentos.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “Quando se faz análise dos objetivos da educação física, é possível perceber a amplitude das abordagens sugeridas nos PCN”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação física. Brasilia: MEC/SEF, 1998
A elaboração dos PCN (Brasil, 1998) resulta de um projeto do Ministério da Educação e do Desporto, que mobilizou um grupo de educadores para realizá-lo. Nesse contexto, fale sobre os PCN’s para o ensino de educação física.
Teve como inspiração o modelo educacional espanhol com ideias das concepções críticas. Essa concepção aponta encaminhamentos metodológicos diferenciados no trato do conhecimento da educação física escolar.
A divisão dos PCN se dá em duas partes. A primeira apresenta os princípios e as características da área de educação física no ensino fundamental, na qual são evidenciadas a influencias as tendência e o quadro atual dessa disciplina na escola
A segunda parte detalha os critérios para a seleção de conteúdos em relação aos conhecimentos da cultura corporal de movimento, os objetivos a metodologia, a avaliação e os orientações didática para o ensino da ed física nas series finais do ensino fundamental
Questão 5/5
Na escola Pedro Macedo acontecerá uma reunião para os pais que matriculam seus filhos no Ensino Fundamental. O principal objetivo dos atores educativos é apresentar as regras de funcionamento e relacionamento entre familiares-alunos e funcionários. Haverá um momento de apresentação e esclarecimento sobre a importância do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, como também, a discussão sobre a responsabilidade e comprometimento com o processo de inclusão escolar. Para isto, a escola disponibiliza para todos os alunos (de forma permanente ou temporária) o Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Para exemplificar, foram mostrados aos  pais os recursos de acessibilidade disponíveis. Foram apresentados estes dois:
Fonte: www.contagem.mg.gov.br
As imagens acima correspondem a tecnologias voltadas para qual grupo-indicado de atendimento educacional especializado? Quais são estas tecnologias? Especifique.
Recursos para deficientes visuais (cegueira e baixa visão) Tecnologias assistivas e comunicação alternativa e aumentativa. Sistema Braille. Soroban. Orientação e mobilidade. Atividade de vida autônoma. Utilização de recursos ópticos e não ópticos.

Outros materiais