Buscar

Apol Ed fisica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/10 
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O período da história da educação especial no Brasil conhecido como período de institucionalização foi caracterizado, segundo Aranha (2005, p. 14), ‘pela retirada das pessoas com deficiência de suas comunidades de origem e pela manutenção delas em instituições residenciais segregadas ou escolas especiais, frequentemente situadas em localidades distantes de suas famílias’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: IBPEX, 2010. p. 32. 
Considerando o livro-base Fundamentos da Educação Especial, a terminologia necessidades educacionais especiais recebe muitas críticas. Análise as afirmativas a seguir e verifique quais contemplam as críticas mais contundentes:
I. Termo muito abrangente, que se refere a alunos com e sem deficiência, incluindo as que que apresentam dificuldades de aprendizagem ou, até mesmo, superdotação.
II. Expressão muito vaga, que necessita ser explicada para alcançar-se sua definição.
III. É eficaz em abranger toda a situação de deficiência que existe, porém semanticamente carrega palavras consideradas ofensivas pelos críticos.
IV. Ampliação desmedida do universo de alunos a ser atendidos pela educação especial, descaracterizando o caráter e a função dessa modalidade educacional.
São corretas as afirmativas: 
	
	B
	I, II, e IV apenas.
Questão 2/10 
Considere a seguinte passagem de texto: 
“A importância da Educação Física no contexto escolar deve-se ao fato de a escola ser a maior agência educativa, depois da família, com capacidade para influenciar os alunos na aquisição de hábitos e atitudes que contribuem para um harmonioso desenvolvimento pessoal e social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CONFEF - Conselho Federal de Educação Física.  Capítulo I: Educação Física Escolar: Definições, procedimentos e desafios. OLIVEIRA, Antonio Ricardo Catunda de; SARTORI, Sergio Kudsi; LAURINDO, Elisabete (Org.). Recomendações para a Educação Física Escolar, 2014. p.17. Link: http://www.listasconfef.org.br/arquivos/RECOMENDACOES_PARA_A_EDUCACAO_FISICA_ESCOLAR2.pdf. Acesso em 08 jun. 2016. 
Referente ao ensino da educação física, analise as afirmativas a seguir:
I. A educação física proporciona às crianças competências e conhecimentos que lhes permitem chegar a ser autônomos e aprender de modo independente.
II. A educação física, aliada ao esporte, oferece a cada criança a oportunidade de escolher, de formar valores e aptidões que favorecem a aprendizagem de forma independente, desenvolvendo a autodisciplina.
III. A educação física permite dar ênfase a outros elementos tão importantes quanto os direitos humanos, a igualdade entre os sexos e a educação para a paz.
IV. A educação física, estimula o aprendizado do esporte, que incentiva a competitividade por meio da agressão física.
	São corretas as afirmativas: 
	D
	I, II e III apenas.
Questão 3/10 
Leia o fragmento de texto a seguir:
“No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência física foi primeiramente realizado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em uma classe especial anexa ao hospital”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 35. 
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial, no texto das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, promulgada pela Res. Nº 2/2001, qual é a definição dada para educação especial?
	A
	Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços especiais.
Questão 4/10 
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Conhecer o continuum de serviços que compõe a educação especial é muito importante, mas é preciso lembrar que a rede de serviços pode variar de um país para outro e até no mesmo país, ao longo do tempo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 112.
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial e com os conhecimentos adquiridos, sabemos que existe a possibilidade de transformar em prática os discursos que propõem educação para todos, sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas
I. ( V ) É necessário um currículo que reflita as necessidades diferenciadas de todos os alunos;
II. (V ) Na escola inclusiva, pressupõe-se uma concepção cuja práxis tenha como princípio o compromisso com a qualidade de uma formação integral do aluno.
III. (F) Contribuir para a consolidação de uma sociedade que traz a igualdade na escola mesmo com pouca reflexão crítica.
IV. (V ) A escola deve oferecer conhecimentos que favoreçam a análise e a reflexão crítica.
	Agora, marque a sequência correta: C
	V – V – F – V
Questão 5/10 
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Principalmente a partir da década de 1990, o movimento de inclusão escolar passou a ser amplamente disseminado não apenas com base na questão sobre como realizar intervenções diretamente voltadas para as pessoas com necessidades educacionais especiais, mas principalmente, sobre como a sociedade pode ser reestruturada de modo a permitir a participação plena dessas pessoas.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 94.
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial, Vygotsky assumia que a deficiência não deveria ser explicada com base em componentes biológicos, sendo assim, qual é a teoria da educação que Vygotsky acreditava poder contribuir para a superação das dificuldades iniciais?
	
	B
	Educação baseada na compensação social dos problemas orgânicos.
Questão 6/10 Leia o fragmento de texto a seguir:
“A Constituição traçou as linhas mestras visando a democratização da educação brasileira e trouxe dispositivos para tentar erradicar o analfabetismo, universalizar o atendimento escolar, melhorar a qualidade do ensino, implementar a formação para o trabalho e a formação humanística e científica. Além disso, garantiu para as pessoas com deficiência o direito à educação, destacando que esta deve ocorrer preferencialmente na rede regular de ensino”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: IBPEX, 2010. p. 67.
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial, o processo de inclusão no conjunto da legislação brasileira tem uma orientação inclusiva, já que aponta a escola regular como locus preferencial para o atendimento especializado dos alunos com deficiências ou necessidades educacionais especiais. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos seguintes documentos legais.
1) Estatuto da Criança e do Adolescente – Capítulo IV – Lei 8.069/1990 2) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/1996 3) Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – Res. CNE 4/2009  
(2 ) Educação especial para educandos portadores de necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino, em classes especiais ou em escolas especiais. (1 ) Atendimento educacional especializado para portadores dedeficiência; preferencialmente na rede regular de ensino. (3 ) Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, nas escolas da rede pública, nos centros de atendimento educacional especializado públicos ou conveniados.
	Agora, marque a sequência correta: E
	2 – 1 – 3
Questão 7/10 
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Num passado não muito distante, a negação do esporte era praticamente um pré-requisito para discutir e definir a identidade da Educação Física Escolar. Ao esporte foram atribuídos características e valores não compatíveis com as finalidades educacionais. Foi à época da Guerra Fria entre Educação física e o Esporte. Recentemente, tem se observado um movimento inverso, procurando resgatar as relações entre ambos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PEREIRA, J.M. A formação do bacharel em educação física e esporte: em contexto, as disciplinas de voleibol. Rio Claro: universidade estadual paulista, 2004. p. 24.
Considerando os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação sobre o esporte como manifestações e possibilidades educacionais pedagógicas, analise as afirmativas a seguir:
I. O esporte é a forma mais rica e adaptada ao nosso tempo, permite construir pela prática e pela reflexão, uma ética de saúde global.
II. O esporte é atividade de cultura, ao mesmo tempo em que há possibilidade de desenvolvimento pessoal e participação numa prática social significativa.
III. O esporte é o fenômeno sociocultural.
IV. O esporte é usado nas escolas como prática pedagógica para passar o tempo dos alunos em aulas ociosas.
	São corretas as afirmativas: 
	E
	I, II e III apenas.
Questão 8/10 
Questão 8/10 
Leia a seguinte afirmação: 
“A Cúpula Mundial sobre a Educação Física, reunida em Berlim no ano de 1999, enviou um precatório aos Estados–membros da Unesco para que apliquem as recomendações contidas no Programa de Ação de Berlim, destinado aos ministros encarregados da educação, da juventude e do esporte. Numerosos participantes intervieram para insistir nas grandes orientações das recomendações relativas à Educação Física de qualidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: FINCK, Silvia Christina Madrid. A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 78.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, analise as afirmativas a seguir quanto ao conteúdo constante no referido precatório mencionado na citação acima:
*I. Nesse documento, foi salientado que a educação física e o esporte podem melhorar o desenvolvimento social, bem como o cognitivo e o rendimento escolar do aluno.
*II. Nesse documento, foi salientado que a educação física e o esporte podem melhorar as competências escolares como: ler, escrever, contar e realizar as operações aritméticas elementares.
III. Nesse documento, consta que a Educação Física é opcional nos currículos escolares.
	São corretas as afirmativas: 
	D
	I e II apenas.
 Questão 9/10 Leia o seguinte extrato de texto: 
“A Educação Física tem sido prejudicada pela avalancha de práticas, pouco ou nenhuma atenção tem sido dada à teoria e ao raciocínio. Sua história tem sido eivada por erros cometidos por aqueles que voltaram as costas ao desenvolvimento e ao progresso e se contentaram em fazer sempre a mesma coisa, ano após ano meramente porque funcionava e era fácil”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, J. G. M. de; BETTI, M.; OLIVEIRA, W. M. de. Educação Física e o Ensino de Primeiro Grau. São Paulo, EPU/EDUSP,1988. p. 57.
De acordo com um estudo realizado em 1999 pelo Conselho Internacional para a Ciência do Esporte e da Educação Física (Fiep, 2000), estudado no livro-base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, sobre as características de uma Educação Física de qualidade, analise as seguintes afirmativas:
I. Uma Educação Física de qualidade contribui para que as crianças tenham um estilo de vida ativo e se interessem pela atividade física, considerados elementos essenciais para um desenvolvimento saudável e a constituição da base de uma vida adulta sã.
II. Uma Educação Física de qualidade contribui para incutir nas crianças o respeito por seu próprio corpo e pelo corpo das demais pessoas.
III. Uma Educação Física de qualidade fomenta a consciência dos alunos do papel da atividade física na preservação da saúde.
IV. Uma Educação Física de qualidade pode contribuir para a vida sedentária.
	São corretas as afirmativas: 
	D
	I, II e III apenas
Questão 10/10 Considere a seguinte citação: 
“A Educação Física tem a ver com o homem fisicamente capaz e fisicamente expressivo. Por conseguinte, tem a ver fundamentalmente (ainda que não exclusivamente) com o homem em movimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAGIGAL, José Maria. Deporte: Pulso de nuestro tiempo, editora Nacional, Colección: Cultura y Deporte, Madrid, 1972, p. 172. (Tradução nossa) 
Conforme um estudo realizado em 1999 pelo Conselho Internacional para a Ciência do Esporte e da Educação Física (Fiep,2000), estudado no livro-base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, sobre as características de uma Educação Física de qualidade, analise as seguintes afirmativas:
*I. A Educação Física de qualidade procura estimular o desenvolvimento social das crianças, preparando-as tanto para competições como para a cooperação e a colaboração para com seus pares.
*II. A Educação Física de qualidade tende a proporcionar competências e conhecimentos que podem levar a uma atividade profissional no âmbito do esporte, da atividade física, do descanso e do tempo livre, que são setores de atividade trabalhista em pleno auge.
III. A Educação Física de qualidade procura estimular a competividade entre as crianças por meio da agressividade.
	São corretas as afirmativas: D
	I e II apenas.