Buscar

Estudo Dirigido Microbiologia Geral

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido- 1
Classificação dos Microrganismos
Microrganismos podem ser tanto benéficos quanto maléficos aos seres humanos. Embora nossa tendência seja enfatizar a importância dos microrganismos prejudiciais, como agentes de doenças infecciosas, por exemplo, a maioria é benéfica. Você como profissional (agrônomo ou engenheiro florestal ou engenheiro de alimentos ou nutricionista ou biólogo) destaque a importância dos microrganismos na sua área de conhecimento.
O profissional de nutrição utiliza os conhecimentos em microbiologia, de maneira preventiva, com o propósito de evitar toxiinfecções alimentares, promover melhorias nos processos que vão desde a aquisição, armazenamento e distribuição de alimentos, garantindo um produto com a carga microbiana dentro dos padrões da legislação vigente ou até mesmo inócuo, preservando suas características organolépticas. O nutricionista, assim como o microbiologista de alimentos tem como principal preocupação o controle do desenvolvimento microbiano, com a finalidade de eliminar riscos à saúde do consumidor, bem como prevenir ou retardar o surgimento de alterações indesejáveis.
Discuta sobre as afirmações: 
Ferdinand Cohn foi o criador da bacteriologia e descobridor dos endósporos bacterianos: fundou o primeiro instituto de fisiologia vegetal do mundo e ali se dedicou ao estudo das bactérias. Verificou que existem muitos tipos de microrganismos, com formas e órgãos funcionais distintos, e deu-lhes classificação sistemática. Descobriu também, em certas bactérias, os chamados endósporos (esporos que se formam no interior de células). Essa descoberta fez ruir a teoria da geração espontânea e permitiu o desenvolvimento de técnicas de esterilização.
Os trabalhos de Louis Pasteur em relação à geração espontânea levaram ao desenvolvimento de métodos para o controle do crescimento dos microrganismos: Em relação a geração espontânea, Experimento pescoço de Cisne:
Técnicas para o controle do crescimento dos microrganismos: processo que é muito utilizado nos dias atuais é a pasteurização. Desenvolvida por Pasteur para exterminar micro-organismos encontrados em vinhos, a pasteurização consiste no aquecimento seguido por resfriamento brusco. Essa técnica permite a retirada de micro-organismos dos mais variados alimentos sem deteriorá-los.
Robert Koch definiu critérios para o estudo de microrganismos infecciosos e desenvolveu os primeiros métodos para a obtenção de culturas puras de microrganismos: 
Estabeleça um cronograma de eventos importantes para que a microbiologia se tornasse uma área do conhecimento enfatizando os acontecimentos relevantes da Idade de Ouro da Microbiologia.
⇒ 1857 a 1914 = Idade Ouro da Microbiologia = rápidos avanços, liderados por Pasteur e Robert Koch, levaram ao estabelecimento da Microbiologia como uma ciência.
O núcleo eucarioto e o aparato mitótico provavelmente surgiram pela necessidade de garantir a partição ordenada do DNA, em organismos contendo grandes genomas. Mitocôndrias e cloroplastos, as principais organelas produtoras de energia de eucariotos, surgiram pela associação simbiótica de procariotos do domínio Bacteria com células eucarióticas pelo processo denominado endossimbiose. Como se explica a teoria de que as organelas foram espécies de vida livre do domínio Bacteria?
Há milhares de anos atrás, as mitocôndrias e os cloroplastos das células eucariontes teriam sido organismos procariontes de vida livre. Estes organismos foram então englobados (através do processo de endocitose) por células maiores com as quais estabeleceram uma relação de simbiose. As mitocôndrias seriam o resultado da endocitose de procariontes aeróbios e os cloroplastos de procariontes fotossintetizantes (possivelmente cianobactérias). Desta forma, forneceriam energia à célula hospedeira, enquanto esta os protegeria do meio externo.
Discuta sobre a afirmação: Comparações entre sequências de RNA ribossomal podem ser utilizadas para determinar as relações evolutivas entre os organismos. Árvores filogenéticas baseadas no RNA ribossomal foram construídas para os principais grupos procarióticos e eucarióticos. 
A filogenia estuda os laços evolutivos entre as formas de vida. Explique a seguinte afirmação: “Nem todas as células procarióticas conhecidas são filogeneticamente distintas das células eucarióticas, no entanto, nem todas as células procarióticas estão estreitamente relacionadas em um sentido evolutivo” 
 Robert H. Whittaker propôs que os organismos fossem agrupados em cinco reinos distintos. Já Carl Woese propôs em seu sistema de classificação elevar os três tipos de células (eucarioto e dois tipos distintos de procariotos) para um nível acima de Reino ( Domínio. Esses pesquisadores se basearam em diferentes parâmetros para realizar tais agrupamentos. Porque eles agruparam os diferentes organismos de maneira distinta?
Whittaker propôs em 1959 uma classificação dos organismos, em cinco reinos, que se diferenciam pelo tipo de nutrição do ser vivo e pela organização de suas células.
Carl Woese em 1977, pela análise filogenética do RNA ribossômico 16S, fez a divisão em 3 reinos, de acordo com a semelhança desse RNA ribossomal.
Carl Woese propôs o sistema de classificação em três domínios (Archae, Bacteria e Eukarya). Cada um desses domínios possui características que os distinguem. Faça uma comparação entre eles.

Continue navegando