Buscar

Estudo dirigido 5 Microbiologia Geral

Prévia do material em texto

Estudo dirigido 5
1- Cite os tipos morfológicos e arranjos celulares de bactérias.
Arranjos:
2- Descreva o flagelo bacteriano abordando a função, importância e localização na célula
Localização:
Estrutura:
Flagelos são longos apêndices filamentosos que propelem as bactérias. Eles irão movimentar as bactérias através da quimiotaxia para ambientes mais favoráveis.
3- Explique como uma bactéria móvel é capaz de perceber a localização de um agente atrativo e mover-se em sua direção.
As bactérias móveis contém receptores que captam os estímulos químicos (como O2, galactose e ribose). Em respostas a esses estímulos, a informação é passada p os flagelos. Se o sinal for atrativo, as bactérias se movem em direção ao estímulo com muitas corridas e poucos desvios, se o sinal for negativo ( repelente) a frequencia de desvios aumenta à medida que a bactéria se move para longe do estímulo.
4- Descreva a composição e estrutura de parede celular de Bactérias destacando as diferença entre Gram-negativas e Gram-positivas.
A parede celular de uma célula bacteriana é uma estrutura complexa, semirrígida, responsável pela forma da célula. É formada por peptídioglicanos que formam uma rede que circunda e protege a célula. A peptídio glicana consiste em um di sacarídeo que é composto de monossacarídeos que são denominadoas NAG e NAM que estão relacionados à glicose. Gram- positivas: A parede célula consiste em muitas camadas de peptídioglicano formando uma estrutura expressa e rígida. Gram-negativas: As paredes celulares consitem e uma ou poucas de peptídioglicano e uma membrana externa.
5- Cite algumas funções da membrana externa de bactérias Gram-negativas. 
A membrana externa possui várias funções especializadas. Sua forte carga negativa causa lise de células e promove fagocitose, fornece também uma barreira para certos antibióticos, enzimas digestivas com a lisosima, detergentes, metais pesados, sais biliares e certos corantes. Apresentam proteínas de membrana (purinas) que formam canais que permitem a passagem de nutrientes. O lipopolissacarídeo da membrana externa é composto por lipídeo A (funcionam endotoxinas), cernipolissacarídeo (fornece estabilidade) e polissacarídeo O (antígeno. Serve para diferenciar espécies de bactérias gran negativas).
6- Explique como a coloração de Gram funciona para diferenciar bactérias Gram-negativas e bactérias Gram-positivas.
O cristal violeta cora as células grã positivas e gram negativas de púrpura penetrando no citoplasma de ambas. Quando o lugol é aplicado, forma cristal com o corante que soa muito grandes para escapar pela parede celular. O álcool desidrata a paptídioglicana das células gram-positvas tornando-as mais permeáveis ao cristal violeta-iodo. Porém, seu efeito nas gram – negativas é diferente: ele dissolve a membrana externa da célula deixando pequenos buracos na fina camada de peptídioglicanos pelos quais os cristais se difundem deixando-as incolores. A Adição de safranina tornará as células gram negativas cor de rosa. Embora as células gram positivas também absorvam a safranina, sua coloração rosa é mascarada pela cor púrpura já existente nas células.
7- Compare e contraste os seguintes tipos de transporte:
 
Difusão simples e difusão facilitada: Ocorrem de um meio mais concentrado para o meio menos concentrado até que haja uma distribuição uniforme das moléculas ou íons, não há gasto de energia. Na difusão facilitada a membrana celular possui proteínas integrais que funcionam como carreadores que facilitam a transição de moléculas através da membrana. Na difusão simples, não existem proteínas facilitadoras.
Transporte ativo e difusão facilitada: O transporte ativo ocorre contra o gradiente de concentração ( do menos para o mais) e há gasto de ATP, enquanto a difusão facilitada ocorre a favor ( do mais para o menos) e não há gasto de energia. Ambos precisam de proteínas transportadoras.
Transporte ativo e translocação de grupo: A translocação de grupo é uma forma especial de transporte ativo que ocorre exclusivamente em procaritos, a substância é alterada quimicamente durante o processo de deslocamento através da membrana. Uma vez que a substância é alterada e está dentro da célula, a membrana plasmática torna-se impermeável a ela, então a substância permanece dentro da célula. Esse mecanismo é importante pois permite à célula acumuar várias substâncias mesmo que estejam em baixas concentrações fora dela. Há gasto de ATP.
8- Explique a correlação entre as proteínas carreadoras da membrana plasmática na manutenção das atividades celulares.
As proteínas carreadoras permitem a entrada de moléculas na célula que irão participar de suas atividades metabólias.
9- Funcionalmente, qual a diferença entre um esporo bacteriano de um esporo de fungos filamentosos? Explique.
Os esporos de bactérias são células altamente duráveis comparedes expessas. Quando liberadas no ambiente podem sobreviver a temperaturas extremas, falta de H2O e exposição a substâncias tóxicas. Ocorre quando há interrupção de nutrientes ou condições físicas extremas. Os esporos de fungos filamentosos são estruturas reprodutivas.
10- Explique como um endósporo bacteriano difere de uma célula vegetativa quanto à estrutura, composição química e capacidade de resistir às condições ambientais extremas.
Os endósporos são estruturas formadas por algumas espécies de bactérias Gram-positivas, sobretudo dos gêneros Clostridium e Bacillus, quando o meio se torna carente de agua oude nutrientes essenciais. Assim, a formação do esporo em procarionte é um tipo de diferenciação celular que ocorre como resposta a uma situação desfavorável do meio ambiente. Bactérias capazes deesporular são mais comumente encontradas no solo. Alguns membros do gênero Clostridium causam doenças como a gangrena, o tétano, o botulismo e a intoxicação alimentar. Alguns membros do gênero Bacilluscausam o antraz (carbúnculo) e a intoxicação alimentar. Exclusivos das bactérias, os endósporos são células desidratadas altamente duráveis, com paredes espessas e camadas adicionais. Eles sãoformados dentro da membrana celular bacteriana. Quando liberados no ambiente, podem sobreviver a temperaturas extremas, falta de agua e exposição a muitas substâncias químicas toxicas e radiação. 
A descoberta da existência dos endósporos associada às suas características de resistência foram de grande importância para a microbiologia, sobretudo do ponto de vista clínico e da indústria de alimentos, pois processos capazes de matar células na forma vegetativa não são suficientes contra a célula na forma esporulada.
Enquanto a maioria das células na forma vegetativa é morta com temperaturas em torno de 70°C, os endósporos podem sobreviver até em água fervente.
11- Relacione as estruturas com as suas funções:
a. Parede celular				( c ) Fixação a superfícies
b. Endósporo					( e ) Transporte de substancias
c. Fímbrias					( d ) Motilidade
d. Flagelos					( a ) Proteção da lise osmótica
e. Glicocálice					( g ) Proteção fagócitos
f. Pili						( b ) resistência a dessecação
g. Membrana plasmática			( h ) Síntese protéica 
h. Ribossomos 				( f ) Transferência de material genético

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes