Buscar

PROINTER II (2)

Prévia do material em texto

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA 
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA II
 PROINTER _ II
RELATÓRIO PARCIAL
Israel Marques Silva RA: 1709989472 
Rafael dos Reis Santiago RA: 1709980331
Fabrício Eugenio do Nascimento RA: 1709896066
Nilson Dias de Oliveira RA: 8347772816
			
Lavras-MG
 Tutora a Distância (EAD):Claudia Alessandra Santos
Outubrode 2015
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO ----------------------------------------------------------------------------------------03
2. LEVANTAMENTO DE CAMPO-----------------------------------------------------------------------04
3. PRODUTOS E SERVIÇOS ------------------------------------------------------------------------------07
4. POLÍTICA AMBIENTAL ------------------------------------------------------------------------------- 09
5.QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS E MAIORES CLIENTES DE PRODUTO/SERVIÇOS --------11
6.SONDAGEM AMBIENTAL ----------------------------------------------------------------------------11
7. ANALISE DA EMPRESA E O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)-----------------12
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS ----------------------------------------------------------------------------13
9. REFÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS----------------------------------------------------------------------14
1.APRESENTAÇÃO
A sustentabilidade é um tema que está cada vez mais em voga e intimamente associada à perspectiva de construção de vantagens competitivas duradouras nos negócios. As reflexões sobre a temática ambiental têm gerado grandes questionamentos sobre o papel desempenhado pelas empresas na sociedade moderna, não só quanto a extração de insumos produtivos da natureza, mas também em relação às consequências dos modelos de produção e de consumo dominantes, com base no aumento crescente da demanda por produtos. 	
 Sendo assim, este projeto tem por finalidade elaborar o planejamento de um sistema de gestão ambiental (SGA) NA EMPRESA PANDAS LANCHES instalada na cidade de Lavras – Minas Gerais, buscando conhecer profundamente a empresa e analisando o ambiente interno e externo da organização. Após o levantamento dos dados, analisamos os resultados e posteriormente planejaremos quais os objetivos e estratégias a organização deverá utilizar no sentido de implementar o Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
Visto que as variáveis que podem propiciar justificativas e motivações para a adoção de políticas de gestão ambiental pelas organizações, Tibor e Feldman (1996) se distinguem por dois tipos básicos: variáveis externas e internas. Segundo Nascimento (1997), governos, legislação ambiental, público consumidor, acionistas, movimentos ambientalistas e instituições financeiras, entre outras seriam exemplos de variáveis externas. As economias de custo, pela redução de desperdício ou reciclagem, o menor consumo de energia e a substituição de insumo, entre outros aspectos exemplificariam as variáveis internas. 
Apesar de o apelo propiciado pelas fontes de pressão e motivação externas e internas ser significativo, as dificuldades de chegar a um consenso nesse campo podem ser observadas nas discussões em torno da implementação da certificação ambiental (ISO 14000) entre as empresas instaladas no país (FERNANDES, 1997). 
No entanto, a transição em direção a um modelo articulado e eficiente de gestão ambiental não ocorre de uma vez, ele deve ser feito analisando os pontos vulneráveis que precisam ser melhorados e aperfeiçoando mais ainda os pontos fortes da empresa buscando uma gestão cada vez mais eficiente e que seja consciente de seus atos.
2. LEVANTAMENTO DE CAMPO
Em julho de 2013 foi constituída a empresa com o nome: "PANDAS LANCHES - Ltda". A empresa é constituída pelo proprietário José Carlos Pedroso de Almeida e sua sócia e esposa Joana Ferreira da Silva Almeida. Eles moravam em outra cidade, mas resolveram voltar para Lavras, para ficarem mais próximos de suas famílias e escolheram esse ramo de negócio, pois Joana trabalhava em um restaurante e já tinha experiência em preparar alimentos e José Carlos é formado em Administração de Empresa e poderia colocar seus conhecimentos em pratica.
 O capital financeiro investido na empresa é constituído por capital próprio de economias dos sócios e de financiamento bancário. E os proprietários almejam estar sempre se aperfeiçoando para se destacar nesse ramo e ser referência na cidade de Lavras.
NOME DO NEGÓCIO: Pandas Lanches – Ltda. 
RAZÃO E JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO NOME: 
Este nome foi sugerido pela esposa do proprietário, pois o mesmo é conhecido pelo apelido Panda, sendo este nome simples fácil de lembrar e que quando alguém fosse no local logo assimilaria o nome da empresa ao dono.
QUALIFICAÇÕES DOS PROPRIETÁRIOS: 
 Jose Carlos Pedroso de Almeida – formado em Administração de Empresas,
Joana Ferreira da Silva Almeida – Ensino Médio Completo.
PONTOS FORTES DA ORGANIZAÇÃO: 
Ambiente agradável e aconchegante; 
Lanches feitos com produtos selecionados e de qualidade;
Inovação em produtos: tipos de lanches mais variados com opções e carnes, molhos e queijos diferenciados da concorrência;
Serviço de tele-entrega;
Formação superior do dono em Administração de Empresas e a sócia com experiência em preparação de alimentos;
Atendimento ao Cliente: em vários trechos da entrevista com a proprietária do empreendimento, ela afirma que uma de suas principais preocupações quanto ao desempenho da empresa é em relação ao atendimento ao cliente. A seguir trechos da entrevista em que ela assegura claramente que o atendimento ao cliente é um dos seus pontos fortes:
“... a atenção com o cliente é muito importante. (...) a gente tem que fazer que o cliente saia satisfeito, nossa maior meta é satisfazer o cliente, mesmo que às vezes possa custar um pouco para a gente, contanto que a gente mantenha o cliente. Então você tem que fazer o possível e às vezes até o impossível para manter o cliente. É ele que me mantém. ”
PONTOS FRACOS:
 Principal concorrente funcionando desde 2008;
Equipe em formação, podendo apresentar alguns prejuízos, como falta de comprometimento ou baixa capacidade para desenvolver as atividades propostas;
Inexperiência do proprietário em administrar lanchonetes. 
BREVE HISTÓRICO:
A empresa Pandas Burguer, foi fundada em julho de 2013 na cidade de Lavras/MG. O negócio proposto tem como objetivo ser a empresa líder e referência no ramo alimentício, especializado na venda de lanches rápidos na cidade. Para tanto, o empreendimento oferece os seguintes diferenciais competitivos: novos tipos de recheios, vasto cardápio, opção de personalização dos lanches de acordo com o gosto do cliente; e por fim, foco no serviço de tele-entregas. 
A empresa Pandas Lanches se caracteriza como uma microempresa especializada na comercialização de lanches rápidos, com opção de refeição de refeição no local e tele-entrega. A sede da empresa fica localizada na rua Evaristo Costa Ribeiro, 415, bairro Tipuana, que pela observação do proprietário tem poucas opções de restaurantes e lanchonetes, comparada a demanda oferecida. 
Além das opções oferecidas pela empresa, o cliente tem a opção de montar seu lanche, podendo escolher entre até dois molhos especiais, dois tipos de carne, quatro tipos de salada e queijos. Aqueles que preferirem um lanche ainda mais completo, poderá pagar o preço pelo adicional escolhido em sua combinação. Os preços variam de acordo com o bolso e o gosto do cliente, partindo da faixa de R$ 8,00 os lanches e podendo chegar a 22 reais a lanches mais robustos. A empresa busca sempre o comprometimento com o cliente, abertos a novas ideias, sugestões e as críticas, visando inovar para melhor atendê-los e satisfaze-los. 
FUNDAMENTOS DA EMPRESA:
MISSÃO:
Entregar aos nossos clientes alimentos práticos, com alto padrão de qualidade e sabor diferenciado.
VISÃO:
“Ser referência dentre as empresas que atuam no nosso segmento”.
VALORES:
Amor aoproduto: elaborar alimentos com tanto amor e carinho que se perceba na primeira mordida,
Pessoas: entender que todo indivíduo merece ser respeitado, cuidado e valorizado
Clientes: ser movido pela paixão em atende-los
Melhoria continua: busca incessante pela excelência e qualidade em produtos, processos e serviços
Marca: traduzir o nosso jeito de ser através da nossa marca,
Precisão: fazer certo da primeira vez. 
OBJETIVOS:
Sermos reconhecidos por nossos clientes e no segmento de comércio em que atuamos, como uma empresa de lanches rápidos e de excelência, que comercializa com qualidade.
PRINCÍPIOS:
Trabalhar em equipe sempre mantendo a harmonia entre nossos funcionários para que não haja desavença que venha prejudicar a nossa empresa. Prezar sempre pelo respeito e pela humildade, sabendo ensinar e aprender com o próximo. 
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO:
Qualidade nos produtos: O diferencial desta empresa está na qualidade, pois os concorrentes mais próximos utilizam matéria-prima barata. 
Qualidade no atendimento: Atendimento rápido e eficaz para o cliente perceber um bom serviço, rapidez, conforto e cortesia.
Preços acessíveis: A empresa vende seus produtos à preço de mercado, portanto acessível a qualquer pessoa.
3. PRODUTOS E SERVIÇOS:
Os produtos comercializados são quatro ao todo, conforme segue: porção de batatas fritas, hambúrguer, sucos diversos e refrigerantes. A empresa se propôs a comercializar estes produtos buscando dessa forma trabalhar com itens de fácil aceitação no mercado oferecendo maior segurança ao negócio, por se tratar de itens de giro fácil e rápido.
TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO E FONTES DE TECNOLOGIAS:
A empresa conta atualmente com tecnologias simples de produção, a proprietária está sempre pesquisando em livros, manuais, revistas técnicas, internet e em feiras e exposições, sobre maneiras inovadoras para a produção dos alimentos. 
Mas até o momento a empresa não utiliza muitos equipamentos tecnológicos para a produção de seus produtos. Porém pensam em expandir o negócio e comprar uma fritadeira elétrica que possui rotação automática que movimenta o alimento, garantindo uma fritura uniforme e com um pingo de óleo e ainda tem sistema Easy Defrost para descongelar os alimentos.
 E planejam adquirir uma Chapa para alta produção de grelhados em aço especial tratado com espessura ideal, equipada com calha frontal e dreno para escoamento de gordura; alto rendimento de gás e chaminé posterior plana para saída de gases de combustão. Além da aquisição de um novo computador e geladeiras. 
MATERIAS-PRIMAS NECESSÁRIAS PARA PRODUÇÃO /PRESTAÇÃO DO SERVIÇO:
Pães, molhos (Ketchup, mostarda, maionese, pimenta e molho verde); molho de tomate, ervilha, milho-verde, queijos, batata palha, batata, ovos, tomate, bacon, presunto, alface, hambúrguer de frango, hambúrguer de carne, copos descartáveis, canudos descartáveis, guardanapos, polpa de frutas, embalagens, entre outros. 
 INFRAESTRUTURA E INSTALAÇÕES:
A empresa Pandas Lanches preza muito pela qualidade dos serviços visando boas condições de ordem e higiene, inclusive no que se refere ao pessoal e ao material. A empresa conta com instalações necessárias para funcionamento, que são: área independente para recebimento e armazenagem de mercadorias; área independente para produção e manipulação de alimentos; área independente para higiene e guarda de utensílios de preparação; sanitários para funcionários, separados por sexo; lavatórios exclusivos e em posição estratégica para que os funcionários façam a higienização das mãos e ambiente com iluminação uniforme e boa ventilação.
LOCALIZAÇÃO: A empresa Pandas Lanches fica localizada na cidade de Lavras/MG. Na Rua Evaristo Costa Ribeiro, 415, bairro Tipuana. 
MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS: 
Os equipamentos e maquinas necessários são: sistema de exaustão, jogo de facas, bacias plásticas, frigideiras, assadeiras, panelas, freezer horizontal, chapeira, espremedor de frutas, liquidificador industrial, forno micro-ondas, balança para cozinha, freezer horizontal, fogão a gás com 6 bocas, panela de pressão, peneiras, abridores de lata, espátulas, garfos, ralador, pratos, pares de talheres (garfos e faca), copos (água e suco), bandejas, cestas de lixo, mesas, cadeiras, balcão de refrigerantes, balcão para estufas, e moto para entregas. 
MÁQUINAS ADMINISTRATIVAS: 
A empresa Pandas Lanches possui um computador, uma máquina de cartão de credito, uma impressora, um telefone fixo e um celular.
HABILIDADES (MÃO DE OBRA):
Atendente – tem como função atender aos pedidos dos clientes em geral. É responsável por repassar os pedidos para a cozinha e servir os clientes no momento em que o lanche estiver pronto. Além disso, o atendente deve estar sempre atento a limpeza do ambiente e comunicar o gerente sobre qualquer reclamação dos clientes.
Chefe de Cozinha: é a pessoa responsável por preparar os lanches e pela manutenção da limpeza de sua área de trabalho. É responsável também pela lavagem das verduras e por picar os alimentos e conserva-los de forma adequada. No momento quem exerce essa função é a proprietária da empresa.
Chapista: é o responsável por preparar as carnes e frita-las. É responsável também por preparar e finalizar a montagem do lanche e acionar o atendente quando o lanche estiver pronto. 
Gerente: é o dono do empreendimento e é responsável pela abertura e o fechamento da loja. Seu principal papel é garantir que todas as atividades rotineiras sejam executadas dentro das normalidades, bem como operar o caixa da empresa e realizar a compra dos alimentos para preparação dos lanches. 
Motoboy: é responsável pela entrega dos lanches. 
FLUXO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO:
FLUXOGRAMA DO PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE UM LANCHE PARA IDENTIFICAÇÃO DE ASPECTOS AMBIENTAIS: 
	
Entrada Mão de Obra Saída 
Produto acabado: Lanche 
Entrega do lanche com nota fiscal
Resíduos: restos de ve
r
duras, óleo velho, guardanapos e copos usados. 
Preparação do lanche:
 Lavar as verduras,
 fritar as carnes,
 montar o lanche, 
colocar na embalagem entregar para o cliente. Pães 
Molhos
Verduras 
Carnes
Copos descartáveis
Guardanapos 
Embalagens 
4. POLÍTICA AMBIENTAL
O PROCESSO PRODUTIVO EM RELAÇÃO À QUESTÃO AMBIENTAL:
O passo seguinte é a montagem dos lanches a serem servidos. Colocando os alimentos em recipientes próprios para que sejam levados até a área onde serão servidos aos clientes. 
 O processo tem início com o estoque de matérias-primas a serem utilizadas. Em se tratando de produtos perecíveis, os mesmos são comprados com periodicidade diária a fim de garantir a qualidade dos alimentos comercializados. 
 De acordo com os pedidos, os alimentos são transportados do estoque para a cozinha, sendo conferidos pelos funcionários e, em seguida, passam para a higienização. 
 Nessa fase, primeiramente os alimentos que possuem casca são descascados e cortados, sendo realizada em seguida a lavagem, em água corrente, destes alimentos. Nos alimentos que serão consumidos in natura, é realizada uma primeira lavagem em água corrente, após terem sido retiradas as partes impróprias para consumo são em seguida imersos em uma solução de água clorada, para que sejam eliminadas possíveis larvas ou bactérias, que possam causar enfermidades nos consumidores. 
 Os alimentos a serem fritados são levados para as chapas, sendo que o tempo de preparo depende do tipo de alimento.
HÁ CONSCIÊNCIA AMBIENTAL:
Os proprietários da empresa são preocupados com a questão ambiental, porém não consideram o ponto principal para investimentos no momento e não sabe como faze-los. Mas tem noção de que algumas medidas devem ser tomadas para tornar o ambiente mais atrativo e aconchegante para os clientes. 
HÁ PADRÕES AMBIENTAIS:
O proprietário manifestou que foram adotados procedimentos pré-estabelecidos, a fimde manter a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos conforme legislação vigente para obtenção do Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde, porém depois disso não exerceu todos os procedimentos rotineiramente. 
HÁ COMPROMETIMENTO GERENCIAL COM A CAUSA:
Até o momento não foram implementadas medidas voltadas para a gestão ambiental, porém os proprietários se sentem bastante preocupados e disserem que pretendem pesquisar mais sobre o assunto para que medidas possam ser tomadas. Sabem que a responsabilidade deles como lideres é maior e que devem conscientizar todos da equipe. 
CAPACITAÇÃO DO PESSOAL:
Educar os funcionários de uma empresa ambientalmente é de extrema importância e pode gerar vários benefícios. Para que isso aconteça a empresa precisa implementar o Sistema de Gestão Ambiental (SGA)e realizar medidas simples como a realização de minicursos, palestras e até mesmo através da contratação de consultorias que se encarregam de gerenciar estes processos educativos levando o conhecimento para todos do “Pandas Lanches”. Agindo de forma comprometida com o meio ambiente e, principalmente, com os impactos que suas atitudes equivocadas podem gerar no ambiente em que vivem.
 HÁ RESÍDUOS PROVENIENTES DA PRODUÇÃO:
Sim, como por exemplo, a falta de controle das matérias primas, além de configurar desperdício, é uma das principais fontes de geração de resíduos sólidos.
As emissões de gases devido ao cozimento dos alimentos também são causas de impacto ambiental.
Os resíduos orgânicos gerados na etapa de higienização dos alimentos, como por exemplo, casca de tomate, folhas de alface estragadas, etc. Há também o uso excessivo de óleo no preparo de alimentos que além de trazer danos ao organismo, também é prejudicial ao meio ambiente pois seu descarte é feito de maneira errônea.
 HÁ CAPACIDADE DE P&D (PESQUISA E DESENVOLVIMENTO):
Diversas empresas já assumiram sua responsabilidade ambiental e utilizem a pesquisa e desenvolvimento como seus aliados, porém na empresa Pandas Lanches isso ainda não ocorre. Faz-se necessário esforço e maior absorção de conhecimento para que a empresa se desenvolva e conquiste cada vez mais clientes de forma satisfatória. 
5. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS E MAIORES CLIENTES DO PRODUTO:
O público-alvo da empresa é a classe B e C, sendo a maioria dos clientes moradores do bairro onde está localizada a lanchonete, embora também possa atender a classe A, já que a cidade possui moradores com as mais diferenciadas rendas. Para isso, os principais atrativos da empresa são: um cardápio variado em termos de opção e valores, ambiente climatizado e agradável para os clientes que optarem por realizar sua refeição no local, e serviço de entrega para aqueles que preferirem não sair de casa ou do trabalho. 
6. SONDAGEM AMBIENTAL
Para que uma empresa seja considerada ambientalmente amigável deve estar próximo dos seguintes objetivos: poluição zero; nenhuma produção de resíduos; nenhum risco para os trabalhadores; baixo consumo de energia; e eficiente uso dos recursos. Porém na empresa Pandas Lanches é necessário ainda algumas melhorias no que se relaciona as questões ambientais. A empresa ainda não possui uma coifa para não deixar que a fumaça e o cheiro se espalhem no ambiente. Além de tudo, com a aquisição da coifa as paredes ficam mais limpas e um ambiente mais agradável. 
A empresa também não faz a separação do lixo orgânico e do lixo reciclável. Todo o resto de verduras, sacolas, caixas, embalagens de alimentos e garrafas são jogadas num mesmo lixo causando mal odor e muitas vezes a proliferação de moscas e insetos. A empresa ainda não possui equipamentos de ponta devido ao alto custo dos mesmos, a geladeira é antiga e precisa ser trocada por uma mais moderna, além do computador que já está bem antigo. 
Porém a empresa apresenta também potencialidades, tendo em vista o plano financeiro, a perspectiva do dono do empreendimento é muito positiva, levando em consideração os lucros alcançados nos anos anteriores e os lucros do ano atual que está sempre em crescimento. 
A questão do horário de funcionamento também é um fator chave, pois a lanchonete funciona todos os dias, em um turno, começando as 18 horas e fechando às 23:30 durante a semana e mais tarde nos finais de semana, facilitando assim a comodidade para os clientes que não querem preparar alimentos para o jantar. 
O proprietário também disse que é preciso ter uma atenção especial com o volume de vendas, pois os fornecedores são os próprios mercados e açougues da cidade. O proprietário enfatizou que não possui um ciclo de compras pré-estabelecido, sendo que as compras são realizadas praticamente todos os dias que está em falta ou com previsão de acabar. 
7. SITUAÇÃO DA EMPRESA FRENTE A QUESTÃO AMBIENTAL E O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA):
A empresa Pandas Lanches tem consciência de que precisa melhorar e ter uma preocupação ambiental maior. Visando reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, foram sugeridas melhorias para a empresa com a utilização do Sistema de Gestão Ambiental. Sendo necessário designar uma pessoa para gerenciar a implantação do Sistema, fazendo a auto-avaliação da organização que deve levar em consideração os pontos levantados nesse trabalho, definir a política ambiental e redigi-la, elaborando o plano de ação, por escrito, considerando: o que será feito, onde, quando, como, recursos humanos e financeiros necessários, elaborando as instruções operativas, analisando os avaliando pontos fortes e fracos e depois de implementado fazendo reavaliações constantes do desempenho ambiental para verificar se o mesmo está tendo êxito ou não. Dessa forma diversos pontos serão tratados como: a utilização consciente da agua e da energia elétrica, a consciência ambiental na empresa, os equipamentos necessários para poluir menos o ambiente, a separação do lixo de forma correta, a destinação do óleo utilizado para o local certo, entre diversas outras medidas.
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através da realização do PROINTER II, verificou-se a necessidade das empresas frente à competitividade e ao aumento de clientes estarem atentas às questões ambientais para a sua sobrevivência no mercado. Sendo de extrema importância a realização de um planejamento adequado com ações estratégicas que realmente tragam resultados positivos para a organização. 
Segundo Idalberto Chiavenato (2003, p. 19) “O administrador deve estar focalizado no futuro para poder preparar sua empresa para enfrentar os novos desafios que surgem, seja por meio de novas tecnologias, novas condições sociais e culturais, seja por meio de novos produtos e serviços”.Levando em conta que suas atitudes conscientes com o meio ambiente garantirão a ele destaque no seu négocio e qualidade em seus produtos. 
E para que isso ocorra da melhor maneira possivel, entra em cena a a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que tem por objetivo inserir politicas ambientais na empresa, desde o planejamento até a execução e difundida para todos os funcionários sempre com o comprometimento com a melhoria continua das ações voltadas a preservação ambiental. Salientando dessa forma que o treinamento e desenvolvimento de pessoas são de grande relevancia para a empresa que tem planos de crescer e expandir.
Sendo assim, esse sistema se mostra bastante eficaz na identificação dos fatores que influenciam o funcionamento da empresa fornecendo informações bastante úteis no processose habilidades necessárias para o aprendizado coletivo,proporcionando: excelência do trabalho; mais qualidade; mais produtividade e maior consciência ambiental. 
9. REFENCIAS BIBLIOGRAFICAS
TIBOR, T.; FELDMAN, 1. ISSO 14000. 1.ed. São Paulo: Futura, 1996.
CHIAVENATO, Idalberto, Introdução à teroria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações / Idalberto Chiavenato - 7. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003, p.19.
NASCIMENTO, L. F. O desempenho ambiental das empresas do setor metal-mecânicono RS. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, II.; Rio das Pedras. Anais...Rio das Pedras: Anpad, set 1997. 
FERNANDES, D. Industria já diverge sobre o selo verde. Certificação gera polemica. Folha de São Paulo, São Paulo, caderno 2, negócios, p. 10, 10 mar. 1997.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes