AULA 1- ÁREA DE CARGOS E SALÁRIOS
7 pág.

AULA 1- ÁREA DE CARGOS E SALÁRIOS


DisciplinaPráticas de Recursos Humanos285 materiais3.174 seguidores
Pré-visualização2 páginas
AULA 1- ÁREA DE CARGOS E SALÁRIOS
Ao final desta aula, você será capaz de:
1. Conhecer as principais características e produtos de uma Área de Cargos e Salários; 
2. Desenvolver, no aluno, a familiarização com o contexto de uma Área de Cargos e Salários;
3. Conhecer as principais competências exigidas ao profissional que pretende atuar nessa área. 
Introdução:
A área de Cargos e Salários tem sua importância cada vez mais reconhecida em um momento que grandes empresas a utilizam como apoio em atividades de grande complexidade, envolvendo análises e cálculos avançados, devido ao perfil do profissional que nela atua.
O momento atual evidencia a preocupação das grandes empresas em ter um Plano de Cargos e Salários bem definido e alinhado com as necessidades da organização, na busca do desempenho do empregado, como impulsão para o alcance dos resultados desejados.
A disciplina Seminários de Práticas de RH II pretende levar o aluno a desenvolver, de forma contextualizada, o conhecimento dos principais conceitos e práticas que definem bem uma área de Cargos e Salários.
A contextualização das principais atribuições de Cargos e Salários também será abordada, a fim de permitir a melhor compreensão do ambiente em que está inserido o profissional desta área.
Com relação ao profissional desta área, no mundo real, o Analista responsável pela administração dos cargos e dos salários das empresas pode, ao mesmo tempo, ser também responsável pela gestão dos programas de remuneração, pela gestão dos benefícios, pela produção dos indicadores de RH, pelo suporte às negociações sindicais e pelo apoio às gerências, em todos os níveis.
É essencial, nesse sentido, que o aluno do curso de Gestão de Recursos Humanos compreenda que o desenho dos cargos depende de um conjunto complexo de variáveis. 
Por questões didáticas, estamos apresentando, na aula 1, essa visão mais ampla do papel do Analista, seja ele de Cargos & Salários, de Remuneração ou de Recursos Humanos.
É essencial, nesse sentido, que o aluno do curso de Gestão de Recursos Humanos compreenda que o desenho dos cargos depende de um conjunto complexo de variáveis. 
Por questões didáticas, estamos apresentando, na aula 1, essa visão mais ampla do papel do Analista, seja ele de Cargos & Salários, de Remuneração ou de Recursos Humanos.
Em muitas organizações, a área de Cargos e Salários divide com os demais órgãos de RH o mesmo nível hierárquico.
As suas atividades e produtos oferecidos atendem e contribuem com os demais processos de RH, possibilitando o melhor conhecimento dos cargos, da competitividade salarial e das melhores práticas de mercado referentes aos salários, benefícios e demais remunerações.
As rotinas da área de cargos e salários
Análise das movimentações de pessoal
São as análises realizadas nos processos encaminhados para área, que envolvem as movimentações com alterações de cargos e/ou salário, comumente conhecidas como:
\u2022 Promoções;
\u2022 Méritos;
\u2022 Transferências.
Estudos salariais
São os estudos solicitados pelas diversas áreas da organização, com o objetivo de resolver conflitos entre as funções e seus ocupantes.
Auditoria de cargos
É a auditoria realizada para verificar a existência ou alteração de um novo cargo, bem como verificar também a adequação de um empregado indicado ao cargo pretendido.
Criação de novos cargos
Consiste em aplicar todo o processo de criação de cargo, já estabelecido, na implantação do PCS, tais como:
\u2022 Elaboração da descrição do novo cargo;
\u2022 Avaliação por meio do \u201cManual de Avaliação\u201d;
\u2022 Enquadramento no nível correspondente da \u201cTabela Salarial\u201d, com a respectiva faixa salarial.
Auxilia nas negociações sindicais
A área de Cargos e Salários prestará todas as informações necessárias para a área Jurídico-trabalhista no que se refere às informações salariais e relatórios de custo, decorrentes de alterações coletivas de salário. 
Em muitos casos, o próprio profissional de Cargos e Salários representa a empresa em mesas de negociações sindicais.
Relatórios de indicadores gerenciais
Por possuir profissionais com conhecimentos estatísticos, geralmente, a elaboração de relatórios contendo os principais indicadores de desempenho de RH é de responsabilidade da área de C&S.
Políticas e estudos de novos benefícios
São políticas e estudos realizados aproveitando-se do conhecimento, por parte dos profissionais dessa área, das principais práticas de mercado na concessão de benefícios aos empregados.
Elaboração do orçamento de RH
Caberá geralmente à área de cargos e salários a elaboração do orçamento de despesas com pessoal, aproveitando a sua expertise na elaboração de relatórios gerenciais e no conhecimento das rotinas, que envolvem toda a área de RH.
Principais desafios
Estabelecer políticas de administração de cargos e salários que possibilitem o equilíbrio entre as diversas funções existentes em uma organização.
Descrever todas as funções existentes na organização, possibilitando assim, estabelecer a real importância de cada cargo dentro da organização.
Manter a competitividade da empresa, por meio do conhecimento das melhores práticas de mercado, no que diz respeito às remunerações, evitando assim a perda de talentos essenciais para o negócio.
Alinhar todas as práticas salariais ao momento econômico/financeiro, no qual a empresa está inserida, possibilitando assim adequação aos custos orçamentários e aos resultados esperados.
Contexto salarial: o papel de cargos e salários
A área de Cargos e Salários responde pela composição da remuneração total de cada empregado: Estabelecer métodos, Realizar pesquisas e Escolher a melhor estratégia de remuneração.
Remunerações
Responsabilidade de C&S
Definir a metodologia que será seguida para o cálculo do valor do salário a ser pago ao empregado. Os sistemas abaixo são os mais conhecidos no estabelecimento do valor absoluto de cada cargo:
\u2022 Sistema de remuneração funcional;
\u2022 Sistema de remuneração por habilidades;
\u2022 Sistema de remuneração por competências.
Pesquisar e escolher as melhores práticas de remuneração variável, adequadas à cultura da empresa e alinhadas aos objetivos e metas organizacionais, onde temos.
\u2022 Prêmios;
\u2022 Gratificações;
\u2022 Bonificações;
\u2022 Participação nos Lucros ou Resultados;
\u2022 Distribuição de ações, etc.
Benefícios
Responsabilidade de C&S
Pesquisar e escolher as melhores práticas de benefícios, adequadas à cultura da empresa e alinhadas aos objetivos e metas organizacionais, onde há:
Os profissionais de cargos e salários
O tamanho da empresa, a forma como as áreas foram estruturadas, entre outros aspectos, influenciam no título, na posição hierárquica, na abrangência de suas funções, nos requisitos básicos e nas responsabilidades.
Em Organizações de menor porte é comum - nos dias de hoje - observarmos o título de Analista de Recursos Humanos. Nesses ambientes, é possível encontrar o Analista de Recursos Humanos com um perfil mais "generalista\u201d.
Em Organizações maiores, no entanto, geralmente há processos mais estruturados e com maior grau de complexidade e de formalidade. Nesses ambientes, é mais comum encontrarmos profissionais "especialistas" nos diversos subsistemas de gestão de Recursos Humanos.
Por isso, encontram-se, por exemplo: Analistas de Remuneração, Analista de Benefícios e Analista de Remuneração de Benefícios.
No contexto do curso, optou-se por disciplinas especializadas e direcionadas para a Administração de Cargos & Salários, Remuneração Estratégica, Gestão de Benefícios, Relações Trabalhistas & Sindicais, Métricas em Recursos Humanos, entre outras.
Nas empresas, no entanto, estes temas técnicos podem ser organizados de formas diferentes, o que - por sua vez - influencia no título do cargo, na abrangência das funções e no perfil do ocupante.
Por se tratar de uma área que estabelece, principalmente, os métodos e parâmetros de composição da remuneração que serão utilizados pela empresa, esta necessita de profissionais altamente qualificados para o emprego de todas as técnicas necessárias.