Buscar

Caso 17 sistema endócrino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso 17: sistema endócrino (tireoide e paratireoide)
Palavras desconhecidas: Perda ponderal: perda de peso
Adenoma: crescimento granular Cervicotomia:
Adinamia: redução da força muscular Deambular: vagar
Objetivos:
- analisar as várias camadas de células das glândulas tireoide e paratireoide
- detalhar as estruturas presentes no sistema em estudo
-apresentar os hormônios e aplicabilidade produzidos e excretados pelas glândulas em estudo
- comentar a produção de hormônios
-apresentar os hormônios e aplicabilidade produzidos e excretados pelas glândulas em estudo; 
- analisar as várias camadas de células das glândulas tireoide e paratireoide:
Tireoide: tem por função a produção dos hormônios tiroxina (tetraiodotironina – T4) e triiodotironina (T3), que estimulam o metabolismo das células do organismo. O tecido tireóideo é composto por epitélio cuboide que repousa sobre uma lâmina basal, disposto em uma só camada, limitando espaços esféricos cheios de uma substancia gelatinosa, o coloide. Essa disposição celular em esferas, limitando coloide, forma estruturas conhecidas como folículos tireoidianos. Os septos são separados por uma fina e irregular camada de fibras reticulares. Apresenta uma extensa rede capilar sanguínea e linfática entre folículos. As células endoteliais são fenestradas, para facilitar a passagem do hormônio para dentro dos vasos. Ela recebe inervação do sistema simpático e parassimpático, o que sugere a participação do sistema nervoso no controle da função tireoidiana. A regulação da secreção tireoidiana é, porém, feita principalmente através do hormônio tireotrófico da hipófise anterior ou TSH. Numa mesma glândula encontra-se vesículas grandes, cheias de coloide e epitélio cuboide ou pavimentoso ao lado de veiculas menores, com epitélio prismático, essas células são dotadas de polimorfismo. A porção basal é rica em RER e contém quantidade moderada de mitocôndrias, com núcleo esférico e centralizado, apresenta uma zona de Golgi discreta no polo apical e grânulos de secreção e, lissomas e alguns vacúolos grandes. Em sua membrana tem microvilos. Entre folículos, tem-se células parafoliculares ou células C, que são responsáveis pela produção e secreção de calcitonina. 
Essas células exibem grânulos de secreção pequenos e tem características de células que secretam polipeptídicos. A regulação exclusivamente pelo nível de cálcio do sangue.
A tireoide é a única glândula endócrina que acumula o seu produto de secreção em quantidade apreciável; esse acumulo é feito no coloide.
O coloide é constituído de glicoproteínas de alto peso molecular, denominada tiroglobulina. A coloração desse coloide pode várias entre acidófila e basófila, quando basófila indica alta atividade metabólica, sendo o inverso reciproco.
A atividade das células foliculares é mediada pelo hormônio hipofisário tireotrófico (TSH), que age por meio do cAMP, estimulando essa célula de um modo global, em as suas atividades. Os hormônios tireoidianos, por sua vez, inibem a síntese de TSH, estabelecendo assim um equilíbrio.
- síntese e acumulo dos hormônios produzidos pelas células foliculares:
Etapas: - síntese da tiroglobulina:
Ocorre pelo processo de síntese proteica. A tireoglobulina é secretada para dentro dos folículos, a partir da atuação do RNAm, essa síntese pode ser feita.
 - captação do iodeto do sangue:
Ocorre graças a bomba de iodeto, que coloca o substrato do sangue pra dentro da célula. Ela se localiza próximo a membrana, da região basal das células. A bomba é estimulada diretamente pela ação do TSH.
 - ativação do iodeto:
Nessa fase ocorre a transformação do iodeto em iodo que, por sua vez, combina com os radicais tirosila da tireoglobulina. Nessa ativação é fundamental a ação da enzima peroxidase.
 - iodação dos radicais tirosina da tireoglobulina:
Essa fase não ocorre dentro da célula, mas sim no coloide, inicialmente forma-se o derivado monoiodado, a monoiodotirosina (MIT), e depois o diiodado (DIT). As duas moléculas de tirosina iodada unem-se, liberando um aminoácido, a alanina, e formando as iodotironinas, das quais o composto tetraiodado (T4) é a tiroxina ou tetraiodotironina, o principal hormônio produzido. Outro hormônio é produzido, em menor quantidades, o triiodotironina ou T3. Admite-se que a união das tirosinas iodadas ocorra por um hipotético mecanismo enzimático. Para que este processo ocorra é necessário a presença de uma tireoglobulina de configuração espacial normal.
- Liberação dos hormônios T3 e T4: 
A digestão da tireoglobulina se inicia na periferia do coloide, que é captado por um mecanismo de pinocitose pelas células. As gotículas de coloide são digeridas dentro da célula, liberando o T3 e T4 no sangue. O T4 é constitui 90% do hormônio produzido. O monoiodo e a diiodotirosina não vão ao sangue, pois perdem o iodo, graças a ação de enzimas.
Paratireoide: é envolta por uma cápsula de tecido conjuntivo. Dessa cápsula partem trabéculas para o interior das glândulas, que são contínuas com as fibras reticulares que sustentam os grupos de células secretoras. O parênquima das paratireoides é formado por dois tipos de células: as principais e as oxífilas. Com frequência, observa-se tecido adiposo no interior das paratireoides.
Células principais: são as mais numerosas, se apresentam em formato poligonal, núcleo vesiculoso e citoplasma acidófilo. São as células secretoras de paratormônio através de grânulos de contorno irregular.
Células oxífilas: são células grandes, com formato poligonal, que carregam grânulos acidófilos que são mitocôndrias com numerosas cristas. Eles aumentam em proporção ao passar dos anos e sua função é desconhecida.
O paratormônio tem papel fisiológico na regulação dos níveis de íons cálcio e fosfato no plasma sanguíneo. Com a baixa de cálcio circundante, as paratireoides são estimuladas para a produção do seu hormônio. Por sua vez o paratormônio atua sobre os osteoclastos, estimulando a absorção da matriz óssea, liberando cálcio presente nos ossos para o sangue. Ao mesmo tempo eles atuam reduzindo as taxas de íon fosfato no plasma, pois ele diminui a absorção de fosfato do filtrado glomerular pelos túbulos de néfron; e age também sobre o epitélio intestinal, aumentando a absorção de cálcio.
- detalhar as estruturas presentes no sistema em estudo:
Tireoide: possui cerca de 25g e é altamente vascularizada. Está localizada na região anteroposterior do pescoço, ântero-lateralmente a traqueia e logo a baixo da faringe, no nível entre a quinta vértebra cervical e a primeira vértebra torácica. Ela possui dois lobos, com cerca de 5cm cada, (direito e esquerdo) que são conectados entre si por uma parte central chamada istmo da glândula tireoide. A glândula é envolta por uma cápsula de tecido conjuntivo e contém dois tipos de células: as foliculares, nos folículos tireoidianos (células secretoras e armazenadoras de T3 e T4), e as parafoliculares (células secretoras de calcitonina), entre os folículos.
Paratireoide: são pequenas estruturas ovoides ou lentiformes, com cerca de 50g e geralmente se situa entre as margens do lobo posterior da glândula tireoide e sua cápsula, com duas em cada lada, superior e inferior. Cada glândula possui uma fina camada de tecido conjuntivo com septos intreglandulares, mas não é dividida em lobos. Elas secretam hormônios paratireodeanos (PTH), que está ligado ao controle do nível e da distribuição de cálcio e fósforo, tendo três órgãos alvo: ossos, intestino e rins. O efeito geral do PTH é o aumento dos níveis plasmáticos de cálcio e a diminuição dos níveis plasmáticos de fosfato.

Outros materiais