Buscar

TCC PROJETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
IDENTIFICAÇÃO:
NOME: ROSILENE SANTINON RIEGER
RU: 1005025
1 TEMA: A LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA:
O lúdico como forma de aprender e facilitador da alfabetização.
2 PROBLEMATIZAÇÃO:
A alfabetização é a fase em que acelera o processo de formação intelectual e pessoal da criança e começa na escola.
 3 JUSTIFICATIVA:
 A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista como apenas diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora com uma boa saúde mental, facilita os processo de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento. 
 O profissional envolvido com jogos e brincadeiras no ambiente escolar deve estar preparado para atuar como animador, mas também como observador e investigador das relações e acontecimentos que ocorrem na sala de aula. Para uma tarefa dessa dimensão social, o professor necessita de uma formação sólida, fundamentada em três pilares: ”formação teórica, pedagógica e pessoal”. Desse modo, é preciso que o educador tenha uma base teórica para que possa sustentar a aplicação do lúdico.
A formação lúdica de professores é hoje, uma preocupação constante para aqueles que acreditam na necessidade de transformar o quadro educacional presente, pois da forma como se apresenta fica evidente que não condiz com as reais necessidades dos que procuram a escola com intuito de aprender o saber, para que tenham condições de reivindicar seus direitos e cumprir seus deveres na sociedade.
O professor é a peça chave desse processo, e deve ser encara como um elemento essencial e fundamental. Quando maior e mais rica for a sua história de vida profissional, maiores serão as possibilidades de desempenhar uma prática educacional consistente e significativa.
Nessa perspectiva, o jogo, sob a ótica de brinquedo e da criatividade, deverá
ter maior espaço e ser compreendido como um importante instrumento no processo educacional. Assim, na medida em que os professores compreendem melhor sua capacidade potencial poderá contribuir com o desenvolvimento da criança. 
 É importante destacar que os jogos e as atividades lúdicas, a o serem utilizadas pelo educador no espaço escolar, devem ser devidamente planejados. 
4 OBJETIVOS:
4.1 OBJETIVO GERAL:
Compreender quais são as contribuições do lúdico no ensino na educação infantil
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Mostrar a importância do lúdico na educação infantil, como um instrumento indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida das crianças.
Analisar o como, o que e o porquê trabalhar o lúdico na educação infantil através de jogos na aprendizagem das crianças.
Explorar os conhecimentos através de atividades lúdicas, onde essas atividades exercem um papel importante na aprendizagem das crianças.
 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
No jogo simbólico as crianças constroem uma parte entre a fantasia e a realidade, por isso o lúdico é considerado como diversão, ou seja, é onde as crianças se divertem e passam o tempo brincando, criando, inventando e divertindo-se.
O jogo e a brincadeira infantil são formas da criança manejar experiências, criar situações para dominar a realidade e experimentá-la. 
O brincar de forma lúdica evoca os sentimentos de liberdade e espontaneidade de ação, é livre de pressões e avaliações, ou seja, o brincar livremente permite que o sujeito tenha mais capacidade de aprender, se entregando à atividade despreocupadamente.
Segundo Piaget, o desenvolvimento da criança ocorre através do lúdico, onde através dos jogos a criança passa a desenvolver a criatividade, pois, o jogo é a essência do pensamento criativo. Toda criança precisa brincar para crescer, para aprender a se relacionar com a aprendizagem, respeitar limites, aprender a socializar, a criar vínculos. Precisa do brinquedo como forma de equilíbrio com o mundo.
E para aprender e construir conhecimentos, as crianças usam as suas invenções, ou seja, criam novas produções, utilizando a sua inteligência para tentar compreender uma situação. Por isso, é importante que a criança utilize vários brinquedos e invente as suas brincadeiras.
O lúdico possibilita a formação da personalidade, ou seja, é através das atividades lúdicas que a criança forma conceitos, ideias, estabelece relações lógicas, fazem estimativas, e o que é mais importante vai se socializando.
A socialização, a convivência de forma lúdica proporcionará a criança estabelecer relações cognitivas às experiências vivenciadas, bem como produções culturais e simbólicas conforme as metodologias compatíveis à essa prática.
Essa socialização é um ingrediente indispensável no relacionamento entre as crianças no ato de brincar, bem como uma possibilidade para que a afetividade, prazer, autoconhecimento, cooperação, autonomia, imaginação e criatividade cresçam, permitindo que o outro se construa por meio da alegria e do prazer de querer fazer e construir. 
“Quando brinca a criança assimila o mundo à sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribui” (PIAGET, 1971, p.84).
A aprendizagem lúdica possui um caráter dinâmico, exigindo que as ações de ensino direcionam-se para que as crianças aprofundem, ampliem e internalizem os significados mediante suas participações nas atividades de ensino e aprendizagem.
As crianças aprendem a pensar sobre suas próprias atividades de resolução de problemas: como eu posso resolver melhor um novo desafio? Qual sistema ou ferramenta seria útil? A quem eu posso pedir ajuda? O que é relevante e o que é irrelevante para um problema que estou tentando resolver? (HOWARD, 1994, p.94).
Através da criação de alguns desafios a criança começa a encorajar-se e a elaborar as suas próprias ideias, testa-as de diferentes formas e começa a avançar na sua própria compreensão pessoal.
Aprender a aprender, segundo Garcia é o novo desafio. Sobre isto, na opinião dele, a aprendizagem mais dinâmica é aquela que: se torne não um lugar de treinamento, mas um ambiente de formação do presente renovado que, sem desprazer as tradições, criam as bases das novas tradições, para um futuro vislumbrado, mas já de certa maneira visualizado” (GARCIA, 1997, p.173) ·.
A criança precisa ser alguém que joga para que, mais tarde, saiba ser alguém que age, convivendo sadiamente com regras do jogo da vida. “Saber ganhar e perder deveria acompanhar a todos sempre”. Através de jogos se desenvolvem muitas habilidades e conhecimentos e ainda, aprender de forma lúdica é muito mais prazeroso e encantador (ORSO, 1999, p.7).
6 METODOLOGIA
Para a compreensão dos fenômenos de aprendizagem, é necessário ter contato, conhecer os envolvidos no processo, como: educandos, educadores, familiares de educandos e equipes diretivas das escolas. 
 Refletindo sobre a prática pedagógica este estudo tem por base uma pesquisa bibliográfica, onde se procura alcançar os objetivos propostos, a partir de teorias que abordam o referido tema bem como as praticas inovadoras e os aspectos teóricos da metodologia de ensino da ludicidade e alfabetização.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
ALMEIDA, Anne. Ludicidade como instrumentos pedagógicos. Disponível em http://www.cdof.com.br/recrea22.htm. Acesso em 22 abril 2013
ANTUNES, Celso Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências . Petrópolis: Vozes 1998 Acesso em 05 maio 2013.
BRASIL. Parâmetros Currículares Nacionais: Língua Portuguesa .Brasília; Ministério da Educação,1997 Acesso em 05 maio 2013.
A importância de brincar na educação infantil. Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/11903/1/A-Importancia-de-Brincar-na-Educaçãoinfantil/página1.html. Acesso em 05 maio 2013.
Atividade lúdica. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/atividadeludica. Acesso em 05 maio 2013.

Outros materiais