Buscar

Língua suméria

Prévia do material em texto

Língua suméria
A língua suméria, da antiga Suméria (ou Shumer) extinguiu-se e ficou esquecida até ao século XIX. É uma língua isolada, embora existam muitas teorias de credibilidade duvidosa que a ligam ao húngaro, ao basco, ao etrusco ou a muitas outras línguas. Este facto distingue-a de outras línguas da área, tais como o hebraico, o acadiano, que compreende o babilónio e o assírio, e o aramaico, que são línguas semíticas.
O sumério foi a primeira língua escrita conhecida. O seu sistema de escrita, chamado cuneiforme (o que significa "em forma de cunha"), foi mais tarde também usado para a língua acadiana. Foi mesmo adaptado a línguas indo-europeias como o hitita (que também era escrito com um sistema hieroglífico, tal como faziam os egípcios) e o persa antigo, muito embora esta última língua se limitasse a usar os mesmos instrumentos de escrita e as formas das letras não tivessem relação com as do cuneiforme.
O sumério era aglutinante e fazia grande uso da composição. Por exemplo, as palavras para grande e homem eram compostas para formar a palavra para rei, "lugal".
O sumério é uma língua ergativa. Isto significa que o sujeito de uma frase, que obtém um objecto directo, está no chamado caso ergativo, que se marca com a posposição -e. O sujeito de um verbo intransitivo é "marcado" com um absolutivo, que não é escrito: por exemplo, lugal-e e2 mu-dru3 "o rei construiu a casa"; lugal ba-gen "o rei foi".

Outros materiais