Buscar

AD2 HIST2 NA EDUCAçÂO 2016.1 sendo feita

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 2 – 2016.1
Disciplina: História na Educação 2
Coordenador (a): Helena Araújo
Aluno (a): Kátia Cristina de Souza de Mendonça Dantas 
Matr.15112080234
Polo: Itaguaí. 
 	Bom trabalho !!
Caros alunos e alunas! Esperamos que a disciplina História na Educação 2 traga contribuições positivas para a formação pessoal e profissional de cada um de vocês. Por outro lado, é bom lembrar que as ADs são tão importantes quanto as APs e esperamos uma intensa participação de todos. Um bom semestre e bons estudos para todos nós! 
A AD2 de Hist 2 poderá ser entregue no polo até dia 6 de maio de 2016 !!!
Helena Araújo – coordenadora de His na Educação 2
1ª Questão: Leia o trecho abaixo e em seguida responda;
“Recebiam no Brasil o nome de quilombo todo o agrupamento humano formado durante o período de escravidão composto principalmente por escravos de descendência africana ou brasileira, sendo que em muitos desses grupos eram encontrados também remanescentes de grupos indígenas, brancos europeus e brasileiros, mulatos, cafuzos e mamelucos.“
(Fonte: http://www.infoescola.com/sociedade/quilombo/)
 
 De acordo com o fragmento do texto acima destacado, explique quais seriam os motivos de identificação entre esses diferentes grupos que os levaram a viver em quilombos no período destacado no texto. (4,0 p.)
Houve quilombos de diversos tamanhos, alguns pequenos, com apenas vinte ou trinta habitantes, e outros grandes, com centenas ou milhares de habitantes. O maior e mais famoso de todos os quilombos brasileiros foi, sem dúvida alguma, o dos Palmares. Na verdade, Palmares era um conjunto de dez quilombos. Na época colonial, o Brasil chegou a ter centenas destas comunidades espalhadas, principalmente, pelos atuais estados da Bahia, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Alagoas.
 Além de negros, a população dos quilombos era composta por mestiços, índios e até brancos. Entre as pessoas brancas que viviam nos quilombos estavam, provavelmente, mulheres acusadas de feitiçaria e outros indivíduos procurados pelas autoridades da época.
O território dos quilombos era um local de “invisibilidade contra às ameaças externas”, devido a sua difícil localização dentro das matas.
Outro fator que favoreceu o seu crescimento foi as invasões holandesas no Nordeste (1624-1654). Com as invasões, os engenhos desorganizaram-se e houve uma diminuição da vigilância, o que facilitou as fugas, porque muitos senhores de engenho fugiram de suas propriedades. Como também as autoridades portuguesas no Brasil ofereceram alforria (libertação) aos escravos que guerreassem contra os holandeses. Assim, muitos escravos recrutados aproveitaram para desertar (abandonar o exército) e refugiaram-se nos quilombos.
Os quilombos representaram uma das formas de resistência e combate à escravidão. Rejeitando a cruel forma de vida, os negros buscavam a liberdade e uma vida com dignidade, resgatando a cultura e a forma de viver que deixaram na África e contribuindo para a formação da cultura afro-brasileira.
 
2ª Questão: Releia os textos sobre povos indígenas e colonização do Brasil. Em seguida, apresente uma proposta de aula de 100 minutos abordando resumidamente esse contexto histórico dos indígenas na época colonial, o contato com o homem branco e sua exploração. Estabeleça também um paralelo com a situação do indígena atualmente no Brasil. 
 Faça um plano de aula sobre isso, ou uma proposta que apresente como você daria esse tema abordando os aspectos requisitados na questão para o 6º ano do Ensino Fundamental. Lembre-se que no ensino regular os estudantes ainda são bem jovens e tem por volta de 10 a 12 anos, portanto use metodologias dinâmicas, lúdicas e significativas em sua proposta teórico-metodológica. Você não precisa mostrar os textos a serem trabalhados, apenas a proposta da aula. (6,0 p.)
Plano de aula: “Todo dia era, e é, dia do índio!”.
Objetivo.
O objetivo nessa aula é ajudar os alunos do 6º ano do ensino fundamental, entenderem e raciocinarem sobre a vida do índio antes e após a colonização portuguesa, o papel que hoje ele ocupa na sociedade e valorizar a sua cultura. 
 
Duração da aula: 02 aulas de 50 minutos. 
Recursos: fotografias, mapas, vídeo musical, computador, internet e livros didáticos.
 Convidar os alunos para ouvirem a música “Todo Dia Era Dia de Índio” (Baby do Brasil). Vídeo do Youtube: Baby Sucessos - Todo Dia Era Dia De Índio. Duração: 7min45seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XiehTd28P7E. Acesso em 04 de maio de 2016.
Veremos o vídeo do Youtube: Os indígenas – Raízes do Brasil (duração 8:41 minutos), disponível em: https://youtu.be/cQkA5PDow2s. Tal vídeo retrata o cotidiano do índio e sua hierarquia, como se deu a colonização portuguesa e como o índio está inserido na sociedade, não só na mata, mas também nos centros urbanos hoje em dia.
Cantar a música com os alunos e perguntar sobre o que eles sabem sobre o índio; 
Dividir a turma em 04 grupos para discutirmos sobre a letra da música e o vídeo citado acima para nos remetermos em como era a vida do índio antes e após o “descobrimento do Brasil”;
Iremos utilizar o mapa do Brasil mostrando o contraste da ocupação indígena antes e depois da colonização;
Pedir aos alunos que exponham suas ideias sobre o material assistido e discutir em classe; 
Faremos cartazes e colocaremos no mural colagens e dissertações dos alunos sobre o tema: Todo dia era, e é, dia do índio!”, destacando como era a vida do índio antes da colonização portuguesa, durante e em como é a vida do índio hoje em dia e o que mudou;
Enfatizar o valor da cultura indígena, sua herança cultural no vocabulário, artesanato e a maneira de lidar com o meio ambiente.
.
Referências bibliográficas
Site: http://alunosonline.uol.com.br/historia-do-brasil/fugas-escravos-no-brasil-colonial.html. (Visto em 05/05/2016).
Site: http://www.infoescola.com/sociedade/quilombo/. (Visto em 05/05/2016).
Site: http://www.historiadobrasil.net/quilombos/. (Visto em 05/05/2016).
Site: Youtube: https://youtu.be/cQkA5PDow2s.(Visto em 05/05/2016).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes