Buscar

Ex Bioquímica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			 1a Questão (Ref.: 201603635776)
	
	 A proteína do soro de leite também conhecida como whey protein, é uma mistura de proteínas globulares isoladas obtidas do soro de leite durante a produção de queijos. É um dos suplementos mais consumidos por atletas que executam treinamento de força, com a finalidade de hipertrofia muscular, recuperação muscular, diminuir lesões durante o treino e até mesmo tratamento complementar de certas doenças. O treinamento de força estimula a renovação de proteínas musculares, que resulta tanto no aumento da síntese de proteica, quanto na sua degradação. As proteínas do soro de leite dispõem de alta digestibilidade e grande absorção pelo organismo e apresentam excelentes quantidades de aminoácidos essenciais como: arginina, cisteína, leucina, isoleucina, lisina entre outros. A preocupação por parte dos praticantes de musculação aumentou em relação ao desejo de obter hipertrofia e força muscular. Neste artigo será abordado o uso do suplemento whey protein sua obtenção, visando suas propriedades nutricionais e ação no organismo (STOPASSOLLI, A. O uso da proteína do soro do leite como suplemento nutricional por atletas. FACIDER Revista Científica. n. 08, 2015). A partir da leitura do resumo acima e com base na discussão realizada em sala, assinale a alternativa correta.
	
	O resumo não é aceitável, haja vista que o whey protein é um produto totalmente sintético, e sua estrutura consiste em um dipeptídeo
	 
	Os aminoácidos essenciais que o autor se refere no resumo corresponde aqueles que nosso organismo não produz, mas os obtemos por meio da dieta
	 
	As proteínas presentes no soro do leite atuam o catabolismo proteico em células musculares dos atletas que fazem uso do whey protein
	
	Apesar da informação central do resumo está correta, o autor comentou um erro ao afirmar que esse tipo de suplemento é aplicado com a finalidade de hipertrofia muscular, quando na verdade eles se destinam a hipotrofia
	
	O resumo está incorreto ao afirmar ¿whey protein, é uma mistura de proteínas globulares isoladas obtidas do soro de leite durante a produção de queijos¿ já que o queijo por ser um alimento de natureza lipídica não se destina a estruturação muscular
	 2a Questão (Ref.: 201602833937)
	
	 O colágeno é uma classe bastante abundante de proteínas formadas por aminoácidos no organismo humano. Ele tem a função de manter as células unidas e é o principal componente protéico de órgãos como a pele, cartilagens e ossos. Pode-se classificar quanto à forma essa proteína como:
	
	globular
	
	estrutural
	 
	fibrosa
	
	piramidal
	
	Dinâmica
	 3a Questão (Ref.: 201602904392)
	
	 O colágeno do tecido conjuntivo, as queratinas dos cabelos, as esclerotinas dos tegumentos dos artrópodes a conchiolina das conchas de moluscos, a fibrina do soro sanguíneo e a miosina dos músculos são exemplos de proteínas:
	
	filamentadas
	
	primárias
	
	globulares
	
	terciárias
	 
	Fibrosas
	 4a Questão (Ref.: 201602834106)
	
	
	 A hipertermia maligna é uma doença genética, onde o paciente ao ser anestesiado com gás halotano, desenvolve um aumento no metabolismo das células musculares e um aumento na temperatura acima de 42oC em menos de 30min. Geralmente esse aumento de temperatura é letal levando o paciente a óbito. Qual o efeito desse aumento de temperatura para as proteínas do nosso corpo?
	
	Não modifica a ação das proteínas
	
	Aumenta a função das proteínas musculares
	
	Acelera a atividade catalítica das enzimas
	
	Rompe as ligações peptídicas das proteínas
	 
	Acarreta na perda da função das proteínas
	
	 5a Questão (Ref.: 201603487333)
	
	A ligação que é observada entre os nucleotídeos é conhecida:
	
	ligação enzimática
	 
	ligação fosfodiéster
	
	ligação glicerídica
	
	ligação glicosídica
	 6a Questão (Ref.: 201603049315)
	 Os lipídios mais comuns são representados pelas gorduras e óleos encontrados em nossa alimentação. Basicamente, possuem função energética e estão presentes na composição das membranas de todas as células. Dentre eles destacam-se uma classe de moléculas que correspondem a derivados enzimáticos de ácidos graxos, que são estruturas endógenas compostas por 20 átomos de carbono presentes em praticamente todas as células do organismo. O texto refere-se a uma classe de moléculas denominadas de:
	
	aminoáciados.
	
	proteínas.
	
	glicídios.
	 
	prostaglandinas.
	 7a Questão (Ref.: 201603046359)
	
	 As prostaglandinas são exemplos de lipídeos derivados de ácidos graxos cujas estruturas endógenas são compostas por 20 átomos de carbono que estão presentes em praticamente todas as células do organismo, e desempenham inúmeras funções, EXCETO:
	
	Auxilia na contratilidade do músculo liso
	
	Auxilia na contração uterina durante o parto
	
	Auxilia no controle da pressão sanguínea
	
	Auxilia na elaboração da resposta inflamatória
	 
	Auxilia na produção de hemácias
	 8a Questão (Ref.: 201603041304)
	
	
	 Os triglicerídios (TG) ou triacilgliceróis (TAG) constituem a principal forma de armazenamento energético nos adipócitos do tecido adiposo subcutâneo. São constituídos por três moléculas de ácidos graxos e uma molécula de glicerol, por isso são ésteres de ácidos graxos e glicerol. Com relação à estrutura química e às fontes alimentares dos ácidos graxos NÃO podemos afirmar que:
	
	O ácido araquidônico (C20:4, n-6) é sintetizado no organismo humano a partir do Ácido Linoléico (C18:2, n-6).
	 
	O Ácido Linoléico (C18:2, n-6) e o Ácido α-Linolênico (C18:3, n-3) não são ácidos graxos essenciais pois podem ser sintetizados no organismo humano.
	
	O ácido eicosapentaenóico (EPA) (C20:5, n-3) é sintetizado no organismo humano a partir do Ácido alfa-Linolênico (C18:3, n-3).
	
	O Ácido Linoléico (C18:2, n-6) é encontrado nos óleos vegetais e o α-Linolênico (C18:3, n-3) está presente em algumas sementes (linhaça e soja) sendo também encontrado nos peixes de água fria e salgada ¿ salmão, atum, bacalhau, arenque, sardinha e nos óleos desses peixes.
	 
	Os ácidos graxos monoinsaturados são aqueles que possuem apenas uma dupla ligação e são encontrados principalmente no óleo de oliva (azeite) e de canola, no abacate, em sementes oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes, avelãs).
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais