Buscar

TCC PROJETO

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER
IDENTIFICAÇÃO
NOME: Taís Cabeleira Secco
RU: 1072878
 1. TEMA
A importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil.
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Os jogos e brincadeiras na Educação Infantil e sua real importância no desenvolvimento integral da criança.
2. PROBLEMATIZAÇÃO
Como o professor pode tornar os jogos e brincadeiras seus aliados no ensino aprendizagem?
 3. JUSTIFICATIVA
A Educação Infantil é a fase inicial da vida escolar da criança, onde ela se desperta para um mundo de curiosidade e aprendizado, sendo o professor o responsável em organizar e incentivar a criança pela busca e interesse.
A escolha do tema foi devido a ser um assunto, instigante e fundamental para o desenvolvimento da criança, sendo assim, cabe a educação propiciar uma relação de adaptação ao meio físico, de forma lúdica e prazerosa, possibilitando um equilíbrio, que será refletido em toda sua vida.
Brincar é uma atividade universal e, através dela, a criança vai conhecer aprender e se constituir pertencente a um grupo. Podemos dizer que a brincadeira e o jogo são meios para a construção da identidade cultural e aprendizagem da criança.
 4. OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Pesquisar a respeito da contribuição dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, e como isso reflete na vida da criança. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Refletir sobre o brincar no processo ensino-aprendizagem como forma de dar oportunidade às crianças de se relacionarem entre si, com os educadores, com os conteúdos de maneira prazerosa.
Possibilitar uma reflexão sobre a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil tendo em vista o pleno desenvolvimento da criança
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA	
 A infância é uma etapa muito importante para o individuo, porque é a fase em que ele passa por uma adaptação progressiva ao meio físico, cujo objetivo é o equilíbrio entre o eu e o outro.
	A escola tem cada vez mais escolhido aos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, como apoio para a aprendizagem, pois, acredita-se que por estarem mais próximos da realidade da criança, tornam-se elementos essenciais para a prática docente. Alguns teóricos como Piaget, Vigotski e Wallon, acreditam e argumentam sobre importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. 
Para Piaget o jogo e a brincadeira são atividades intelectuais da criança, e que possibilitam a consolidação da inteligência durante o desenvolvimento infantil. Já para Wallon o jogo é importante para o desenvolvimento da personalidade humana e potencializa o desenvolvimento, sendo que a brincadeira coloca em prática processos de imitação e repetição, processos estes que levam a memorização de sentenças mais complexas e potencializa aprendizagem. Para Vigotski, o jogo é uma eficaz ferramenta que age no psicológico das crianças e ajuda no desenvolvimento de estratégia para a vida, já a brincadeira leva a criança ao mundo da imaginação, este que tem regras próprias, levando a novas explorações da mente e inovando as práticas sociais infantis.	
Assim vemos que os jogos e brincadeiras são fortes aliados para um ensino aprendizagem satisfatórios e de qualidade.
 6. METODOLOGIA
Para a formação deste trabalho primeiramente fez-se a escolha do tema de interesse e a delimitação do problema a ser pesquisado. Em seguida foi organizado um plano de pesquisa e a pesquisa propriamente dita em livros relacionados ao assunto, trabalhos científicos já publicados, reportagens em revistas e sites da internet (buscou-se o maior número possível de leituras a fim de encontrar autores com ideias relevantes sobre o assunto e teóricos conhecidos que já realizaram pesquisas acerca do tema para servirem de embasamento teórico).
Quanto à natureza ou abordagem do problema a pesquisa classifica-se como de caráter qualitativo.
Do ponto de vista de seus objetivos esta pesquisa foi de caráter exploratório, visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses.
REFERÊNCIAS
ALVES, Roberta C. P. VERISSÍMO, Maria De La Ó R. Os educadores de creche e o conflito entre cuidar e educar. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 17, n. 1, abr. 2007.
GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: Uma Concepção Dialética do Desenvolvimento Infantil, Petrópolis, RJ: Vozes, 1995
NEGRINE, A. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Porto Alegre: PRODIL, 1994, vol. I.
OLIVEIRA, Zilma R. de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. 255 p
 PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 2. e., Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
________Concepção do jogo segundo Piaget disponível em http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/15660/concepcao-do-jogo-segundo-piaget#ixzz3JeQ3WsPeacessado  acessado em 16/11/820114
_________A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand, 1998.
_________ A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho imagem e representação. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 1990.
SILVA, A.V. Faz de conta. Como obter o máximo da imaginação infantil com o mínimo de interferência. Nova Escola. São Paulo, 1996.
VIGOTSKY, L. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.
________ Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998 a.
________A formação social da mente. 6. Ed., São Paulo: Livraria Martins Fontes,
1998WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Rio de Janeiro: Andes, 1981
 WALLON, H. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007 (Coleção Psicologia e Pedagogia).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes