Buscar

PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES

Prévia do material em texto

PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES
	
	Simulado: CEL0380_SM_201507037473 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): ALINE APARECIDA ANDRADE
	Matrícula: 201507037473
	Desempenho: 9,0 de 10,0
	Data: 18/07/2016 11:27:41 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201507246765)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tendo em vista a atuação do(a) pedagogo(a) na educação profissional voltada para a formação emancipatória dos trabalhadores, pode-se afirmar que os seus desafios profissionais são: 
I - Garantir que a educação corporativa atenda a organização exclusivamente no que diz respeito à melhoria dos processos produtivos ¿ tarefas e atividades.
 
II - Propiciar a formação global do trabalhador nas suas dimensões: técnica e política, educando-o para a cidadania e para o mundo do trabalho.
 
III - Desenvolver na organização práticas de gestão de pessoas que contribuam para a autonomia e a organização política dos trabalhadores.
 
Sobre as afirmativas acima relacionadas, assinale a opção correta:
		
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	Apenas a alternativa III está correta.
	 
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	Apenas a alternativa II está correta.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507249673)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A sociedade atual é eminentemente pedagógica, ao ponto de ser chamada de sociedade do conhecimento.(...). Está se acentuando o poder pedagógico dos meios de comunicação: TV, imprensa, escrita, rádio etc. (...). A mídia se especializa em fazer cabeças, não apenas no campo econômico, político; especialmente no campo moral, vemos diariamente a veiculação de mensagens educativas, a disseminação de saberes e modos de agir através de programas, vinhetas e chamadas sobre educação ambiental, AIDS, drogas, saúde. Há práticas pedagógicas nos jornais, nas rádios, na produção de material informativo,(...) guias de turismo, mapas, vídeos, revistas;(...) nas empresas, há atividades de supervisão do trabalho, orientação de estagiários, formação profissional em serviço.(...)".
 Escolha dentre os itens abaixo apenas aqueles que representam as novas habilidades exigidas ao trabalhador atualmente
Mais capacidade de abstração.
Mais capacidade de atenção.
Mais atenção ao processo de escolha do trabalhador.
Mais flexibilidade no comportamento profissional.
 
		
	 
	I,II e IV
	
	I,II e III
	
	 I, II, III e IV
	
	II, III e IV
	
	I e IV
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507181507)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a autora Andrea Cecília Ramal, vivemos numa era em que o conhecimento assume novas configurações. Ele se modifica permanentemente, sendo atualizado dia-a-dia pelas descobertas das ciências e por essa inteligência coletiva que produz saberes em conjunto, na grande rede do ciberespaço. A memória da humanidade já não está confinada nas bibliotecas, mas sim em contínua reconstrução. Nesse contexto, a capacidade de gerenciar a informação torna, muitas vezes, a competência mais valiosa. Em saber que nesse cenário, a tarefa do pedagogo também se modifica e sua profissão se torna estratégica, ao contrário de outras áreas que perdem seu espaço ou são limitadas pela especialização, para o pedagogo abre-se um raio de atuação cada vez maior. Nesse contexto é que se pede para elaborar um pequeno texto, contendo início, meio e fim, apontando esse novo perfil do pedagogo fazendo um link com a condição dele não ser mais um mestre- transmissor e a sua atuação fora do campo acadêmico. Análise as afirmativas a seguir:
I- O pedagogo identificado também como professor começa, nessa era, a assumir um novo perfil.
II- As novas tecnologias não permitem que ele se sustente somente como um Mestre-transmissor de conhecimentos ou de conteúdos.
III- Cabe ao professor/ pedagogo atuar como uma espécie de arquiteto do pensamento, ou arquiteto cognitivo, projetando novos caminhos que os estudantes deverão percorrer.
IV- Fora do âmbito acadêmico ele assume novos papéis por meio da educação à distância e também nas empresas.
V- Colabora também com os processos de capacitação dos empregados e com implantação e desenvolvimento de projetos nas empresas.
Estão corretos os itens:
 
		
	 
	I,II,III,IV,V
	
	II,III,IV,V
	
	I,II,IV
	
	III,IV,V
	
	I,II,III.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507274822)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Baseado no padrão de desenvolvimento fordista, assinale a seqüência com V as alternativas verdadeiras e com F as falsas a) Gestão da força de trabalho compatível com as necessidades de acumulação capitalista b) Industrialização iniciante, preocupada em eliminar o desperdício e as perdas daquilo que constitui sua principal fonte de riqueza c) Níveis salariais e de consumo se tornem adequados ao padrão tecnológico e de produção industrial em grande escala.
		
	
	b) F / F / V
	 
	a) V / F / V
	
	c) V / V / F
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507283198)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	LEIA O TEXTO QUE SEGUE, IDENTIFIQUE OS ITENS COMO VERDADEIROS OU FALSOS E DEPOIS MARQUE A SEQUENCIA CORRETA.
NOS ANOS 70 A PARTIR DA CRISE OCORRIDA NO ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL OCORRE UMA TRANSIÇÃO NO REGIME DE ACUMULAÇÃO E NO MODO DE REGULAMENTAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA A ELE ASSOCIADO. ASSIM, A DÉCADA DE 70 REPRESENTOU UM MOMENTO HISTÓRICO CENTRAL, QUANDO CONSIDERAMOS AS MUDANÇAS OCORRIDAS NO ÂMBITO DO SISTEMA CAPITALISTA. SURGE ENTÃO, A PARTIR DESTA DÉCADA, UMA NOVA CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA DO CAPITAL, CARACTERIZADA, PRINCIPALMENTE, POR SEU ACENTUADO PROCESSO DE MUNDIALIZAÇÃO E PELO ADVENTO DE UM NOVO FORMATO DE REGULAÇÃO ESTATAL: O ESTADO NEOLIBERAL, SENDO ESTE UM NOVO REGIME DE ACUMULAÇÃO: O PARADIGMA FLEXÍVEL. EM SABER QUE O PARADIGMA FLEXÍVEL ESTÁ ASSENTADO EM NOVAS TÉCNICAS E MODELOS PRODUTIVOS, CARACTERIZADOS PELO USO INTENSIVO DE TECNOLOGIAS DE BASE MICROELETRÔNICAS É CORRETO AFIRMAR QUE:
I.A NOVA BASE TÉCNICA ORIENTOU UM NOVO PARADIGMA TECNOLÓGICO DENOMINADO DE PARADIGMA DA PRODUÇÃO FLEXÍVEL. ( )
II.A NOVA BASE TÉCNICA PROVOCOU UM IMPACTO NA CONFIGURAÇÃO DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO. ( )
III.UMA NOVA REALIDADE TOMA CONTA DO CENÁRIO SOCIAL, POLÍTICO E CULTURAL.( )
IV.O NOVO PARADIGMA ESTÁ FUNDAMENTADO NA AUTOMAÇÃO E NA INFORMATIZAÇÃO, SENDO CARACTERIZADO PELA: INTEGRAÇÃO, FLEXIBILIDADE E DESCENTRALIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO. ( )
V.O TOYOTISMO PODE SER APONTADO COMO A ESTRATÉGIA DE GESTÃO DO CAPITAL FRENTE ÀS MUDANÇAS ESTRUTURAIS NO CAPITALISMO. ( )
AGORA MARQUE A SEQUENCIA CORRETA.
		
	
	E-( ) F,F,V,F,V
	 
	C.( ) V,V,V,V,F.
	
	B.( ) V,F,F,V,V.
	
	A-( ) V,V,F,V,V
	
	D.( ) F,V,V,V,V
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507247597)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir da década de 70 assiste-se a uma maior aceleração do capital provocando uma nova ordem nas relações econômicas. Esse novo cenário pode ser caracterizado por:
		
	
	um interesse diferenciado da sociedade
	
	um excesso de produção durante o período fordista
	 
	uma revolução tecnológica e uma mudança nos padrões de demanda
	
	um desvio de produção para outras sociedades de consumo
	
	um descompasso entre a produção e a demanda
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201507794761)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ideologia é uma visão de mundo que atende aos interesses de dominação capitalista, que "naturaliza" as desigualdades e os modos de ser e atuar na sociedade capitalista, garantindo a adesão de todos ao projeto do capital, à ordem instituída. De que forma poderemos retirar o véu com o qual a ideologia encobre o real.
		
	
	Aprendendo com as ideologias o modo de viver;
	
	Entendendo que a ideologia deve ser seguida para bem de todos;
	 
	Desenvolvendo o espírito crítico , levandoà reflexão e ao questionamento ;
	
	Entendendo que a ideologia são verdades inquestionáveis;
	
	Percebendo que existe uma outra realidade, porém que temos que nos adaptar à realidade que se apresenta;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201507794847)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para que um tipo de trabalhador mais qualificado possa manter sua adesão ao projeto capitalista e se comprometer com as finalidades da organização, certamente passa a ser necessário que as empresas desenvolvam novas estratégias e mediações, pois agora é mais difícil controlar os trabalhadores. Nessa perspectiva, as organizações hipermodernas sofisticam e complexificam as mediações exercidas, de modo a manter os trabalhadores sob sua orientação. Podemos afirmar que estão corretas as mediações das organizações hipermodernas explicitadas na seguinte resposta:
		
	
	Em função da desqualificação dos trabalhadores, a empresa não necessita de manter mecanismos mais sutis, logo as ordens são diretas e determinam o comportamento que todos devem seguir;
	
	As organizações centram as ordens na chefia imediata. O chefe é o grande educador;
	
	As relações nas organizações hipermodernas são verticais. Os chefes são pessoas de difícil acesso;
	
	A dominação da organização sobre os indivíduos se consolida na figura do chefe que controla o espaço e a liberdade das pessoas ;
	 
	As organizações hipermodernas desenvolvem mediações econômicas mais amplas, oferecendo salários mais elevados, possibilidades de ascensão na carreira e educação permanente;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201507794874)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No paradigma flexível, o modelo de gestão foi assumindo uma nova feição, reorientando-se por uma estratégia de modernização que incorporava quatro novos elementos. Assinale a alternativa que apresenta os 4 elementos referenciados.
		
	 
	Inovação, Flexibilidade, Descentralização e Integração;
	
	Inovação, Flexibilidade, Hierarquia e Controle
	
	Controle, Hierarquia, Regras Rígidas e Descentralização
	
	Flexibilidade, Regras Rígidas, Inovação e Controle
	
	Descentralização , Controle, Flexibilidade e Regras Rígidas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507794875)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As novas formas de organizar os processos produtivos, pautadas no modelo flexível, romperam com os contornos rígidos da separação entre execução e concepção do processo de trabalho, diluindo as bases que sustentaram a fábrica fordista. Neste novo paradigma de gestão, a administração apresenta as seguintes características:
		
	
	As ações não são autônomas e os trabalhadores não possuem poder decisório sobre elas;
	
	Os trabalhadores executam as tarefas de forma isolada;
	 
	O trabalhador não necessita de ser habilidoso ou habilitado, pois cumpre determinações prévias;
	
	O chefe planeja e avalia o trabalho de cada subordinado;
	 
	É atribuído ao grupo o como fazer;
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Outros materiais

Perguntas Recentes