Buscar

Novo(a) Documento do Microsoft Word

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A materialização de todo o planejamento para um empreendimento resulta do trabalho do empreendedor de negócios. Há diversas formas de se concretizar esse sonho empreendedor.
Cite três ações conhecidas como formas de empreender.
Uma definição adotada sobre o empreendedor é de que ele é o responsável por reunir todos os fatores de produção e descobrir no valor dos produtos a reorganização de todo capital que ele emprega, o valor dos salários, o juro, o aluguel que ele paga, bem como os lucros que lhe pertencem. Sendo assim, surgem definições como intraempreededor.
Dê um exemplo de como se manifesta o intraempreendedorismo nas empresas.
A agência reguladora é um ente que precisa ser basicamente técnico, isento e nada político. Afinal de contas, ele realiza ações que podem implicar em restrições à liberdade empresarial, em benefício do interesse coletivo. É uma pessoa jurídica de Direito Público porque exerce poderes típicos do Estado, previstos na Constituição Federal. Portanto é um ente com natureza pública e como tal, possui poderes e atribuições relevantes para dar conta de um novo perfil de gestão do Estado. 
Para implantar este novo modelo de gestão, lançou-se mão das Agencias Nacionais Reguladoras, neste sentido descreva alguns poderes e atribuições que possuem estas entidades.
O funcionamento do mercado é extremamente influenciado por questões ideológicas e todo governante sonha em poder deixar sobre ele a sua marca, de modo a conduzir a economia e a sociedade para objetivos previamente delimitados. Contudo, o Estado brasileiro conta atualmente com entidades que, embora cumpram funções de Estado, gozam de grande autonomia em relação aos governos. É o caso do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Aponte três argumentos capazes de justificar a autonomia destas entidades.
Uma das definições de empreendedorismo bastante utilizada é a de Schumpeter (1982), que diz que a essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades do negócio, sendo o empreendedor ligado a sempre criar novas formas de uso de recursos. São então identificados dois tipos de empreendedores: por oportunidade e por necessidade.
Explique como se dá os tipos de empreendedores: por oportunidade e por necessidade.

Outros materiais