Buscar

Código de Ética do Médico Veterinário

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Código de Ética do Médico Veterinário
Direitos do Médico Veterinário Artigos 7º ao 12º
Código de Ética do Médico Veterinário: - Direitos -
Art. 7º Exercer a Medicina Veterinária sem ser discriminada por questões de religião, raça, sexo, nacionalidade, cor, opção sexual, idade, condição social, opinião política ou de qualquer outra natureza.
	Não ser discriminado é um princípio constitucional básico. Dessa forma, extrapolamos esse direito também para o exercício profissional. Geralmente infrações a esse artigo ultrapassam a esfera ética profissional e são incluídas também em processos judiciais.
Código de Ética do Médico Veterinário: - Direitos -
Art. 8º Apontar falhas nos regulamentos, procedimentos e normas das instituições em que trabalhe, comunicando o fato aos órgãos competentes, e ao CRMV de sua jurisdição.
	É um direito de todos os médicos veterinários opinarem tecnicamente e, inclusive, sugerir as alterações nos procedimentos vigentes. Isso sempre com embasamentos técnico-científicos e conforme as regras criadas para mudanças legislativas. 
	
Código de Ética do Médico Veterinário: - Direitos -
Art. 9º Receber desagravo público, quando solicitar ao CRMV, se ofendido no exercício de sua profissão.
	Os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária não podem se esquivar  dessa situação, mas precisam da solicitação do profissional ofendido relatando o acontecido e juntando os documentos comprobatórios do fato gerador.
É importante ressaltar que essa ação é apenas um desagravo, porém o médico veterinário lesado poderá, ainda, buscar as medidas judiciais competentes.
Código de Ética do Médico Veterinário: - Direitos -
Código de Ética do Médico Veterinário: - Direitos -
Art. 10. Prescrever, tratamento que considere mais indicado, bem como utilizar os recursos humanos e materiais que julgar necessários ao desempenho de suas atividades.
	Compete única e exclusivamente ao médico veterinário responsável pelo atendimento formular e receitar o tratamento que julgar mais adequado ao caso clínico. Sempre sem permitir a interferência de pessoas leigas (isso inclui outros profissionais da área da saúde, como médicos farmacêuticos, etc.). Da mesma forma acontece com relação aos recursos humanos e materiais indicados para cada situação. É um direito do médico veterinário escolher livremente suas prescrições, desde que se atinja o objetivo pretendido e sem causar dor e sofrimento desnecessários ao animal.
Código de Ética do Médico Veterinário: - Direitos -
Código de Ética do Médico Veterinário: - Direitos -
Art. 11. Escolher livremente seus clientes ou pacientes, com exceção dos seguintes casos:
 I - Quando não houver outro médico veterinário na localidade onde exerça sua atividade;
	Deve-se entender (inclusive o tutor do animal) que esse atendimento emergencial pode possuir algumas limitações como as condições do local, o conhecimento do profissional e os fármacos e equipamentos a disposição do mesmo.
II - Quando outro colega requisitar espontaneamente sua colaboração;
	Exemplo: Um colega, o qual você não tem um relacionamento muito amigável, lhe encaminha um paciente (porque você é especialista na área e/ou porque possui um equipamento indispensável e/ou realiza o exame necessário) e você pensa em negar esse auxílio por causa das pendências pessoais/profissionais existentes entre vocês. Nesse caso você é obrigado eticamente a lhe prestar assistência.
Código de Ética do Médico Veterinário: - Direitos -
III - Nos casos de extrema urgência ou de perigo imediato para a vida do animal ou do homem.
Nos casos onde exista risco de vida do paciente, é obrigação de qualquer médico veterinário prestar os primeiros socorros e estabilizar a condição clínica do animal para encaminhá-lo ao atendimento de outro profissional melhor gabaritado/equipado.
Código de Ética do Médico Veterinário: - Direitos -
Art. 12. No caso de haver cumprido fielmente suas obrigações com pontualidade e dedicação e não houver recebido do cliente um tratamento correspondente ao seu desempenho, o médico veterinário poderá retirar sua assistência voluntariamente, observando o disposto no art. 11 deste código.
	Com exceção dos casos que acabamos de comentar (artigo 11 e seus incisos), o médico veterinário não é obrigado a manter seu atendimento nos casos onde considere que o cliente não está correspondendo ou cumprindo com suas obrigações. Esse direito somente pode ser exercido pelos profissionais que prestavam seus serviços de forma ética e fazendo o seu melhor.
Código de Ética do Médico Veterinário: - Integrantes -
Augusto César M. Baldotto
Cintia Pelição Dias
Jannayni Agnezi
Mikaelly Lopes Broseghini
Solimar Felipe C. de Oliveira

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais