Buscar

mamografia x ultrassonografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A mamografia é o principal exame para rastreamento do câncer de mama. Seu objetivo é a detecção precoce da doença. Vários sinais podem indicar a presença da doença a partir do exame e já que não existe como prevenir seu aparecimento, é muito importante diagnosticá-lo em fases iniciais quando os resultados do tratamento são melhores. 
 Já a ultrassonografia da mama é um exame não-invasivo que envolve a exposição de parte do corpo a ondas sonoras de alta freqüência para produzir imagens internas de um paciente. É principalmente indicado para pacientes com mamas radiologicamente densas e como complemento da mamografia podendo ser feito em mulheres com menos de 30 anos diferente da mamografia. Nesse exame não é utilizado radiação ionizante (como a usada nos raios X). 
A necessidade de uma mamografia depende dos sintomas, da idade e da história médica da paciente. A mamografia só é recomendada para mulheres jovens, abaixo de 35 anos, nos casos em que apresentem sintomas ou história familiar de câncer de mama.
Quando nos deparamos com mamas densas, temos a necessidade de complementação diagnóstica através da ultrassonografia, já que a imagem ultrassonográfica é bastante elucidativa e faz a distinção entre nódulos e cistos e também entre estas estruturas e o tecido mamário normal ao seu redor, com bastante facilidade.·.

Outros materiais