Buscar

Doenças Virais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Doenças Virais
Infecção 
Sintomas
e Curas
O que são doenças Virais?
 São doenças transmissíveis por vírus. Os vírus são parasitas das células e só conseguem se reproduzir se invadirem e tomarem controle do “poder” de reprodução da célula. Diferente da bactéria que se reproduz sozinha. 
Iremos citar as principais e mais comuns.
	É uma infecção altamente contagiosa causada por um herpes vírus denominado varicela zoster (vvz). 
	Transmitida : Através, principalmente, do contato direto com pessoas contaminadas ou com suas secreções, a doença acomete principalmente crianças com menos de 10 anos de idade
 Catapora ou Varicela
	Os principais sintomas : São erupções cutâneas em todo o corpo, febre geralmente baixa e coriza. inicialmente, o paciente apresenta manchas vermelhas na pele, que originam vesículas (lesões com líquido no interior). com o tempo, essas lesões dessecam-se e tornam-se crostosas.
	O tratamento: Baseia-se na diminuição dos sintomas, com aplicação de remédios que aliviam o prurido e, algumas vezes, o uso de antitérmicos para diminuir a febre. 
Catapora:
	É uma doença infecciosa causada por um flavivírus que é transmitido através do mosquito da dengue, o aedes aegypti. a doença não é contagiosa, ou seja, não é transmitida de uma pessoa doente para uma sadia, a não ser que um mosquito pique o doente e após a picada leve o vírus à pessoa sadia picando-a.
	Sintomas: Febre alta, mal-estar, cansaço, hemorragias, vômitos, dor de cabeça, problemas no fígado e rins, dor muscular, calafrios, diarreia, icterícia e problemas cardíacos em casos mais graves. 
FEBRE AMARELA: 
	O TRATAMENTO: Consiste apenas em hidratar o organismo, amenizar a febre e ainda realizar transfusões sanguíneas e hemodiálise quando o indivíduo apresentar comprometimento dos rins e do fígado. é extremamente importante não ingerir medicamentos que apresentem ácido acetilsalicílico em sua composição, pois esse acentua a atividade antiplaquetária provocando maior chance de hemorragias.
Febre Amarela
	É a inflamação da conjuntiva ocular, a membrana que reveste todo o globo ocular. essa doença pode ter duas causas de contaminação: alérgica ou viral. 
 A conjuntivite alérgica é proveniente de produtos químicos, poluição do ar, etc., e não é contagiosa. a conjuntivite viral é proveniente de vírus levados aos olhos através das mãos, toalhas e outros objetos contaminados, esse tipo é altamente contagioso.
CONJUNTIVITE
	Os principais sintomas: São olhos vermelhos e irritados, inchaço da pálpebra, sensação de areia ou cisco nos olhos e às vezes, dores locais. 
	O tratamento: Baseia-se em lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico.
Conjuntivite
	Infecção causada pelo vírus herpes humano (hsv 1 e 2) que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas juntas nos lábios ou genitais, mas pode aparecer em qualquer parte do corpo. 
 Transmitida: pelo contato direto com as lesões e pode permanecer latente no organismo, e pode permanecer recidivas.
HERPES
	SINTOMAS: locais, como coceira, ardor e formigamento, que desaparecem em uma semana. as erupções das lesões são de pequenas bolhas cheias de líquido amarelado, que formam crostas quando se rompem.
	O TRATAMENTO: É feito com antivirais que diminuem o período de evolução da crise e os sintomas. caso houver alguma suspeita de herpes, procure um médico.
Herpes
	A doença é transmitida pelos mosquitos aedes aegypti e aedes albopictus. No brasil, a transmissão ocorre através do a. aegypti, chamado popularmente de mosquito da dengue. somente a fêmea do mosquito pica os humanos, sendo ela, portanto, a responsável pela transmissão do vírus.
 sintomas : Podem ser observados, como dores abdominais, vômitos constantes, tonturas, acúmulo de líquidos e hemorragias, principalmente no nariz e gengivas.
DENGUE 
Não existe tratamento específico para a dengue, por isso, recomendam-se apenas repouso e hidratação. Em casos mais graves, medidas especiais devem ser tomadas, tais como internação e hidratação venosa.
	 É importante frisar que durante todo o período de tratamento não devem ser utilizados medicamentos que possuam ácido acetilsalicílico, uma vez que podem desencadear hemorragias por alterarem o mecanismo de coagulação.
Feito por:
Aline Priscila
Hariadny Saraiva
Jéssica Pereira
Lais Barbosa
Larissa
Marina Lucilene
Meirynanda Santos
Nataly Regina
Sandra Gonçalves
Weverton Henrique

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

40 pág.
3 VÍRUS

Ue Miguel Lidiano

User badge image

Nicole Fontes

Perguntas Recentes