Buscar

PROVA DISCURSIVA POLITICAS EDUCACIONAIS E METODOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1 
QUAL A DIFERENÇA DE RESUMO E RESENHA
R [RESUMO] é uma apresentação sucinta e ordenada das ideias centrais do texto lido, sem a utilização de citação. O resumo é obrigatório de natureza técnico-científicos, como os TCCs, monografias, dissertações, teses e artigos científicos. O resumo deve conter entre 150 a 500 palavras e devem ser em único parágrafo, com espaçamento entrelinhas simples, fonte Arial 12. E não devem ser usados Fórmulas, equações, símbolos etc. é diferente do resumo como trabalho acadêmico. (Obrigatório)
R[RESUMO CRÍTICO ou RESENHA] A resenha é um tipo de resumo crítico que permite comentários e opiniões relativos à obra estudada, pois inclui julgamentos de valor, comparações com outras obras da mesma área e avaliação da relevância do estudo quando comparado a outros do mesmo gênero (ANDRADE, 2004).
QUESTÃO 2
O QUE INTRODUÇÃO
R [INTRODUÇÃO] é uma das partes essenciais do trabalho científico; portanto, deve ser clara e objetiva, visando ao pronto entendimento do leitor. Esse elemento textual tem, acima de tudo, um caráter didático de apresentação, levando-se em conta o interlocutor a que se destina e a finalidade do trabalho.
QUESTÃO 3
CITE OS TRÊS TIPOS DE CITAÇÕES]que existem e explique sobre cada uma delas:
I - CITAÇÃO DIRETA: A explicitação de conceitos e ideias de outros autores por meio de citação direta pode efetuar-se mediante citação CURTA ou citação LONGA. Segue a descrição das principais características dessas modalidades.
- Citação curta: Quando um trecho possui três linhas, a citação direta deve ser transcrita entre aspas duplas. Para a identificação da passagem, transcrevemos o nome do autor do trecho (identificando pelo último sobrenome), o ano de publicação e a página de onde foi retirada a citação. Por utilizar aspas, não há necessidade de mudar a fonte (arial 12).
- Citação longa: é aquela que apresenta mais de três linhas e deve ser escrita com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor (arial 10) do que a utilizada co corpo do texto. Deve ser apresentada em paragrafo distinto, com espaçamento simples entre as linhas e um espaço duplo entre as citação e os parágrafos anterior e posterior.
II - CITAÇÃO INDIRETA: A citação indireta consiste na transcrição, utilizando-se de palavras próprias, das ideias de outro (s) autor (es). No entanto, embora com palavras diferentes, devemos apresentar exatamente o que o autor quis dizer em seu material, tendo sempre cuidado para não mudar a ideia original que lemos e criamos.
III - CITAÇÃO DA CITAÇÃO: Na impossibilidade de encontrarmos a fonte original da citação, podemos usar o que chamamos de citação de citação, que é a menção a um documento que se utiliza de uma informação pertencente a outro trabalho. A expressão latina apud (citado por) é usada para indicar a obra da qual foi retirada a citação.
QUESTÃO 4
Considerando a família como célula básica da organização social, talvez tenha sido a dissolução familiar um dos fatores que mais sobrecarregou a escola no seu fazer pedagógico. [...] Por esta razão, a escola, cada vez mais, tem incentivado a participação dos pais no seu cotidiano. [...] VASCONCELLOS. No contexto da efetivação das políticas públicas educacionais, Como os familiares dos estudantes poderão participar ?
R: Poderão participar de todas as atividades que ocorrerem, sejam elas (APM, reuniões, atividades festivas, esportivas etc). pois quando os pais estão próximos, há uma integração entre família e escola. É determinante para a escola e interfere na decisões de caráter pedagógico, financeiro e administrativo. Pois, terão maior percepção quanto às dificuldades e a potencialidades do contexto no qual está inserida.
QUESTÃO 5
O bom funcionamento do EBE [Estado de Bem-estar] estava baseado na abundância de recursos que abasteciam o fundo público e proporcionavam a implantação de políticas públicas. [...] quais foram esses quatro acontecimentos / processos sociais? A crise do Estado de bem-estar permitiu a retomada do liberalismo, que retomou como política monetarista e foi renomeado de neoliberalismo. Esse procedimento foi integrado por quatro processos simultâneos:
* o toyotismo, uma nova forma de organização social do trabalho capitalista,
* a gIobaIização da produção material e a transnacionalização do poder;
* a ideologia neoliberal;
* A ampliação da mundialização da cultura.
R: A implantação do toyotismo requereu a desregulamentação da legislação trabalhista, estabelecendo regras para flexibilização do trabalho;
A globalização fez com que os sistemas econômicos ficasse cada vez mais interdependentes;
A ideologia neoliberal, fundamentada nas teses do liberalismo neoclássico, defendeu a privatização das empresas e dos serviços públicos.
A mundialização da cultura implicou em trocas culturais mais intensas com a expansão da industria cultural, como exemplo a popularização da internet.

Outros materiais