Buscar

apol 1 sociologia organizacional NOTA 100

Prévia do material em texto

Questão 1/5 C
“Unir duas empresas para gerar uma nova marca sem por em risco a identidade de cada uma delas não é uma tarefa fácil. Há quase oito anos, a Sony e a Ericsson apostaram nesta joint venture para produzir celulares, agregando valores das duas marcas. É também o que convencionou-se chamar de co-brand. De um lado havia o conhecimento da Sony focado em produtos eletrônicos, de outro, a experiência da Ericsson no mercado de telecomunicações. A iniciativa deu origem a Sony Ericsson que hoje figura entre as cinco marcas de celulares mais vendidas do mundo, ao lado da Nokia, da Samsung, da Motorola e da LG. Segundo dados do Gartner, em 2008, a companhia vendeu mais de 93 milhões de aparelhos mundialmente, gerando uma receita líquida de US$ 16.754 bilhões. O desempenho da Sony Ericsson, no entanto, está longe da finlandesa Nokia, líder de mercado. De acordo com o IDC, no ano passado, a Nokia possuía 40,9% de market share contra 8,4% da Sony Ericsson. Depois de muitas especulações sobre uma possível crise e o fim da parceria entre a Sony e a Ericsson, agora as empresas investem no reposicionamento da marca”.
(Fonte: https://casesdesucesso.files.wordpress.com/2009/09/sonyericsson.pdf)
Com base no contexto apresentado e no material da rota, pergunta-se: Porque a união de duas empresas pode pôr em risco a identidade de cada uma delas?
	
	A
	Você não concorda com essa afirmação, o processo de fusão é vantajoso 
estrategicamente não tendo necessidade de preocupação com identidade 
da empresa.
	
	B
	O processo de fusão implica combinação de duas culturas diferentes, o que 
pode gerar conflitos, mas não há necessidade da gestão se preocupar com 
isso, pois com o tempo as coisas se adaptam.
	
	C
	O processo de fusão implica combinação de duas culturas diferentes, o que
 pode gerar conflitos. Os administradores devem estar atentos a esse processo
 e fazer a gestão das culturas organizacionais.
	
	D
	Você concorda com essa afirmação, o processo de fusão é vantajoso 
estrategicamente não tendo necessidade de preocupação com identidade 
da empresa, pois pouco importa qual empresa é, nem tampouco o que faz.
Questão 2/5 C
Com a globalização da economia social por meio das organizações não governamentais, surgiu uma discussão do conceito de empresa, de sua forma de concepção junto às organizações brasileiras, e de suas práticas. Cada vez mais, é necessário combinar as políticas públicas que priorizam modernidade e competitividade com o esforço de incorporação dos setores atrasados, mais intensivos de mão de obra.
                            Disponível em: http://unpan1.un.org Acesso em: 04 de agosto 2014 (adaptado).
A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir:
I - O terceiro setor é uma mistura dos dois setores econômicos clássicos da sociedade: o público representado pelo Estado, e o privado, representado pelo empresariado em geral.
II - é o terceiro setor que viabiliza o acesso da sociedade à educação e ao desenvolvimento de técnicas industriais, econômicas, financeiras, políticas e ambientais.
III. A responsabilidade social tem resultado na alteração do perfil corporativo e estratégico das empresas, que têm reformulado a cultura e a filosofia que orientam as ações institucionais.
Está CORRETO  o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas
	
	B
	II, apenas
	
	C
	I e III, apenas
	
	D
	II e III, apenas
	
	E
	I, II e III apenas
Questão 3/5 B
Uma das preocupações centrais de Émile Durkheim era delimitar o campo da sociologia de maneira clara. Ele começou pela definição de seu objeto - o fato social. A respeito dos fatos sociais na percepção de Durkheim é correto afirmar:
I. Os fatos sociais são o objeto de estudo da sociologia. São maneiras de agir, de sentir, de pensar, de compreender, de interpretar, impostas aos indivíduos pela sociedade. 
II. Os fatos sociais são idênticos aos fatos estudados em outras ciências por terem origem na natureza.
III. A sociedade aparece como um conjunto de leis, normas, ações, pensamentos e sentimentos que tem a sua existência determinada não pelas consciências individuais, mas fora delas, no meio social. 
IV. A sociedade é um meio interior e dependente dos indivíduos e é nesse meio que se encontram os fatos sociais. 
V. Os fatos sociais têm três características básicas que permitem sua identificação na realidade: a exterioridade, a coercitividade e a generalidade/coletividade. 
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	I, III e V apenas
	
	C
	II, IV e V apenas.
	
	D
	II, III e V apenas.
	
	E
	Todas as afirmações estão corretas.
Questão 4/5 A
Os desdobramentos da Revolução Francesa e da Revolução Industrial não ficaram limitados à França e à Inglaterra. Esses países foram apenas o berço das transformações, pois os efeitos das duas “grandes revoluções” se espalharam por vários países da Europa e pelos estados Unidos. 
Analise as seguintes afirmações sobre a importância das “duas grandes revoluções” para o surgimento da sociologia:
I. As duas revoluções provocam um período de estabilidade social, o que permite à sociologia se desenvolver tranquilamente.
II. As transformações provocadas por essas duas revoluções, tanto no campo das ideias como na sociedade, desafiaram os pensadores a formular uma explicação científica da realidade social. 
III. As revoluções ajudaram a sociologia a se aproximar da religião e, assim, a produzirem, juntas, uma nova explicação da realidade.
IV. Não tiveram tanta importância para o surgimento da sociologia, já que essa ciência tem suas origens dentro do meio religioso e místico.
V. Elas desorganizaram a sociedade, o que foi crucial para o surgimento de uma ciência que pudesse resolver os novos problemas que surgiram decorrentes dessas revoluções. 
São verdadeiras as seguintes afirmações:
	
	A
	II e V apenas.
	
	B
	III e IV apenas.
	
	C
	I, II e III apenas
	
	D
	I e II apenas.
	
	E
	II e III apenas.
Questão 5/5 D
Durante muito tempo, foi a partir do trabalho que se difundiram movimentos universalizantes de direitos para toda a sociedade. Há dúvidas de que a sociedade capitalista seja capaz de formular novos direitos inclusivos, visto que anuncia não precisar tanto dos trabalhadores e, rapidamente, surgem novas desigualdades e aumento da exclusão social. O caso brasileiro expressa grandes dilemas a partir do momento em que o país se viu envolvido no processo de globalização econômica sem ainda ter resolvido seus problemas sociais básicos, que são potencializados pelo desenvolvimento da economia global.
 
            M.A. Santana e J.R. Ármalo (Org.) Além da fábrica S.Paulo: Bontempo, 2003 (com adaptações)
 
Assinale a opçao CORRETA referente ao assunto do texto acima
	
	A
	O desenvolvimento do capitalismo tem sido acompanhado pela incorporação 
de grande contingente de trabalhadores.
	
	B
	O trabalho deixou de produzir, entre os trabalhadores, relações políticas que 
levem à conquista de direitos.
	
	C
	O Brasil manteve-se distanciado das questões ligadas ao desenvolvimento 
capitalista, por isso, os problemas sociais pouco afetam afetam as classes 
trabalhadoras e a sociedade brasileira.
	
	D
	A economia capitalista atual gera novas formas de exclusão, eliminando ou 
enfraquecendo o trabalho, que sempre foi considerado uma forma de
 construção de identidade das classes trabalhadoras.
	
	E
	É ilusão pensar que a exclusão social tenha relação com a economia       
capitalista.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes