Buscar

EXPERIMENTO CODUÇÃO CONVECÇÃO IRRADIAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Franciel de Freitas, Uriel F. C. Boscolo, Guilherme Rodrigues, Denis Claudino, Jehan A. dos Santos – Turma 3003
FACULDADE ESTÁCIO DE CURITIBA
franciel89@gmail.com, uriel.fcb@hotmail.com, guilherme_gsr@hotmail.com, denis.automacao@bol.com.br, jehan.alex@hotmail.com. 
Resumo – Este relatório descreve experiências relativas à disciplina de Física Experimental, abordando temas da transmissão de calor. 
INTRODUÇÃO
 Neste experimento será estudado e analisado as diversas situações de transmissão de calor sendo por convecção, irradiação ou condução e ao fim será possível responder as perguntas propostas no experimento.
MATERIAL
Foi utilizado uma base com suporte com uma lâmpada 60 watts, uma caixa de fósforo, vela, um suporte com hélice com suporte para termômetro, termômetro, uma lamparina alimentada com álcool gel, uma chapa metálica com cinco perfurações com distancias semelhantes, 5 esferas metálica, um pedaço de fita isolante e papel branco.
TEORIA
- Condução
É o processo de transferência de energia através de um meio material, sem transporte de matéria, a energia térmica se propaga de partícula para partícula do meio. Ocorre principalmente nos materiais sólidos.
A medida que recebem calor, os átomos ou moléculas do corpo vibram mais intensamente e a energia cinética dessas partículas é transferida sucessivamente de uma partícula para outra, essa transferência de energia cinética é a propagação de calor.
Como o calor se propaga de partícula para partícula, corpos mais densos, com maior número 
de partícula por unidade de volume, especialmente partículas livres, são bons condutores. Isto explica por que os metais são bons condutores. Pelo mesmo motivo, os líquidos e gases não são bons condutores de calor.
- Convecção
A convecção térmica é uma expressão que engloba a soma dos dois fenômenos físicos - convecção e advecção - desde que induzidos por diferença de temperaturas no fluido. Ocorre em função da dependência da densidade do fluido com a temperatura, ou seja, da dilatação térmica, e das regras de flutuabilidade (menos denso ascende; mais denso descende). 
- Irradiação 
A condução e a convecção são formas de propagação de calor que para ocorrer é necessário que haja meio material, contudo, existe uma forma de propagação de calor que não necessita de um meio material (vácuo) para se propagar, esta é a irradiação térmica. Esse tipo de propagação do calor ocorre através dos raios infravermelhos que são chamadas ondas eletromagnéticas. É dessa forma que o Sol aquece a Terra todos os dias.
1º EXPERIMENTO CONDUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
No primeiro experimento posicionamos as cinco esferas sobre a chapa nas perfurações, com a vela derretemos parafina sobre as esferas, com as esferas fixas na chapa, prendemos a 4 cm sobre a lamparina acessa, que está posicionada na direção da ponta da chapa.
RESULTADOS 
Após iniciado o tempo de queda das esferas foi o seguinte;
1ª: 1mim 46 s 
2ª: 3 mim 18 s 
3ª: 6 mim 41 s 
4ª 5ª: não foi possível verificar.
Perguntas propostas ao experimento: 
- Justifique o fato de a energia térmica aquecer a extremidade da lamina e as esferas se desprenderem, sucessivamente, nos pontos 1, 2, 3, 4 e 5. 
- O que representam a cera e as esferas utilizadas no experimento? 
- A esfera 2 pode cair antes da esfera 1? Justifique a sua resposta.
CONCLUSÃO 1º EXPERIMENTO
Neste experimento acompanhando a, teoria podemos entender como ocorre a transmissão de calor por condução.
Essa reação de cair as esferas gradualmente ocorre pelo processo de aquecimento da chapa metálica, com o aquecimento os átomos e moléculas vibram com maior intensidade com a energia cinética o calor é transferido gradualmente de átomo a átomo, assim as esferas são soltas gradualmente, assim sendo quase impossível a segunda esfera ser solta antes da primeira, a não ser se alguma falha na sua fixação.
Neste processo a cera e esferas são utilizadas com um medidor de temperatura no ponto especifico, saber a velocidade e o local onde o calor está sendo conduzido na chapa metálica..
2º EXPERIMENTO CONVECÇÃO
DESENVOLVIMENTO
Neste experimento posicionamos o suporte com hélice a frente da lâmpada.
Após um tempo com a lâmpada ligada é observado o experimento.
Perguntas proposta ao experimento:
- O que ocorre com a molécula de ar frio que se encontra próxima da lâmpada aquecida?
- Com base no princípio de Arquimedes justifique o movimento de subida da molécula aquecida de ar. Justifique o movimento da ventoinha. 
- Como é denominada esta maneira do calor se propagar e qual a sua principal característica?
CONCLUSÃO 2º EXPERIMENTO
Neste experimento analisamos que após um tempo a hélice se movimentou devido ao fluxo de ar.
Isso ocorre por aquecimento das moléculas no ar assim há a dilatação e como explicado no princípio de Arquimedes, moléculas com menor densidade tente a flutuar no fluido, assim ocorrendo a convecção, as moléculas aquecida pela lâmpada irão criar um fluxo de ar subindo e movimentando a hélice.
3º EXPERIMENTO
DESENVOLVIMENTO
No último experimento posicionamos suporte do termômetro com o termômetro há uma distância de 20 cm da lâmpada acessa.
Na primeira fase deste experimento a lâmpada é ligada, e após 5 mim, verificamos a diferença de temperatura, que será usado como base para a sequência do experimento.
Segunda fase deste experimento na ponta do termômetro envolvemos com um papel branco, e após cinco minutos com a lâmpada ligada, novamente há a verificação.
Na terceira fase repetimos o processo envolvendo a ponta do termômetro com fita isolante.
RESULTADOS
- Teste base
Temp. inicial: 27º
Temp. final: 31º
▲Temp.: 4º
- Com papel branco 
Temp. inicial: 28º
Temp. Final: 31 º
▲ Temp.: 3º
- Com Fita isolante 
Temp. inicial: 29º
Temp. Final: 36 º
▲ Temp.: 7º
CONCLUSÃO 3º EXPERIMENTO
Neste experimento foi analisado a transmissão de calor por irradiação, mais com a base criada podemos analisa que com o termômetro envolto em papel branco, ouve uma queda na variação de temperatura, sendo concluído que a radiação de calor pode ser refletida, dependendo do material atingido.
E também foi possível analisar o processo inverso ao termômetro com fita isolante, como aparentemente a cor preta cria uma superfície opaca, sem reflexão, o teste demostrou uma absorvisão consideravelmente muito elevada.
Ai pode se notar motivos por que a base interna de lâmpada ser espelhada, farol de automóvel o globo espelhado e até mesmo em locais muito quentes, moradores sempre utilizando roupas mais claras possíveis, tudo para evitar o calor, refletindo a radiação térmica
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Convec%C3%A7%C3%A3o
http://meuartigo.brasilescola.com/fisica/conducao-conveccao-irradiacao.htm
http://www.if.ufrgs.br/mpef/mef008/mef008_02/Beatriz/conducao.htm

Continue navegando