Buscar

contabilidade empresarial e rotinas trabalhistas

Prévia do material em texto

�PAGE �
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ciências contábeis
fernanda cardoso de almeida
	
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“O Contrato de Trabalho e a Legalização de Empresas – 2º Semestre”
	
CACOAL-RO
2013
fernanda cardoso de almeida
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“O Contrato de Trabalho e a Legalização de Empresas – 2º Semestre”
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual Individual.
Orientador: Professores do 2° Semestre
CACOAL-RO
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................03
2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................04
2.1 FORMALIDADES E EXIGÊNCIAS LEGAIS PARA ABERTURA DE UMA CLINICA DE REPOUSO............................................................................................	04
2.3 IMPACTOS CAUDADOS PELA “PEC”................................................................	06
2.4 FORMALIDADES/CONTRATO DE TRABALHO.................................................	07
3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 	09
REFERÊNCIAS........................................................................................................	11
�
1 INTRODUÇÃO
	Este trabalho tem o objetivo de informar à respeito de alguns assuntos, tais como: As formalidades e exigências legais para abertura de uma clínica de repouso, os órgãos responsáveis em que devo procurar para abertura de uma empresa com este ramo de atividade, veremos também, PEC72 e seus impactos positivos e negativos, e as formalidades para a elaboração do contrato do trabalho antes e depois da Emenda Constitucional PEC72.
2 DESENVOLVIMENTO
	
2.1 FORMALIDADES E EXIGÊNCIAS LEGAIS PARA ABERTURA DE UMA CLINICA DE REPOUSO
	Uma casa de Repouso deve oferecer diversos serviços, mas basicamente são os médicos(enfermagem, nutrição, fisioterapia, dermatologista, ortopedista entre outros) e lazer como( comemorações de datas festivas, recreações, canto e música com amigos ou até mesmo com os familiares),isso tem o objetivo de garantir uma qualidade de vida que os idosos poderiam não estar tendo em casa.
E os idosos podem ser hospedados por períodos ou permanentemente, isso fica a critério de casa um.
Já o imóvel de uma casa de repouso, precisa ter, pelo menos, cinco quartos grandes, três banheiros, cozinha e sala, isso pode variar dependendo da quantidade de hóspedes. E também é necessário que haja remédios, móveis feitos sob medidas, leitos, cadeiras de rodas, macas, equipamentos médicos etc.
Os quartos podem ser individuais ou compartilhados, de acordo com a necessidade de cada um, e principalmente, quanto podem pagar por isso.
Os corredores, salões e quartos devem ser ventilados, a luz natural deve entrar e o ideal seria que todos os dormitórios fossem virados para o sol da manhã, esse detalhe deve ser observado no momento em que a casa for alugada ou comprada.
O bom seria também uma área verde, ou seja, um jardim, por que o contato com a natureza é muito bom para todos, e nessa área também podem ser feitas atividades que deixem os idosos mais contentes, como ginástica para a terceira idade, encontros, rodas de músicas e muito mais.
Já na questão de funcionários, o mínimo são 9 funcionários: o dono, que basicamente vai cuidar da administração, um médico, 2 técnicos de enfermagem, 2 cozinheiras e uma faxineira. É claro que com o passar do tempo, haverá a necessidade de contratar mais profissionais que estejam ligados à saúde e bem-estar, tais como: terapeuta, terapeuta ocupacional fisioterapeuta, e ainda outros que possam contribuir com seus conhecimentos ao desenvolvimento. 
É importante que o imóvel da cada de repouso seja bem localizado, longe de áreas muito barulhentas, poluídas e violentas. Nada pior do que colocar um idoso para ficar em uma casa de repouso onde esse não é encontrado. Por exemplo, onde há muita movimentação de carros e ônibus, muita fumaça e iminência de violências não são indicados. É importante que haja também uma vizinhança tranquila, que respeite a atividade exercida.
O lugar ideal para uma casa de repouso são bairros residenciais, com segurança, ruas iluminadas, asfaltadas, sem o risco de inundação em casos de chuvas e com serviço de água e esgoto funcionando corretamente.
Para abertura de uma clínica de repouso é necessário procurar os órgãos responsáveis para as devidas inscrições: Registro na Junta Comercial, Registro na Secretaria da Receita Federal, Registro na Prefeitura do Município, Registro no INSS, Registro no Sindicato Patronal, Registro na Prefeitura para obter o alvará de funcionamento, Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social, INSS Você deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar a clinica de repouso para fazer a consulta de local e efetuar a inscrição municipal para obter o alvará de funcionamento.
Liberação e registro na vigilância sanitária Estadual - o alvará de licença fornecido pela vigilância sanitária é renovado anualmente.
2.3 IMPACTOS CAUDADOS PELA “PEC”
	A denominada PEC dos empregados domésticos, teve vigência imediata a partir de sua publicação, em 03/04/13, causando preocupação aos empregadores que não tiveram tempo para tomar ciência dos novos direitos de seus empregados, para readequar os contratos de trabalho, bem como para mensurar o impacto financeiro que a nova legislação trouxe para as famílias.
Essa emenda amplia o direito dos empregados domésticos, gastos dos patrões deverão aumentar, principalmente por causa do pagamento da hora extra e, após regulamentação, do adicional noturno e do depósito do FGTS. Empregadores que hoje absorvem na totalidade os recolhimento do INSS, sem descontar a parte do doméstico da folha e querem começar a fazer o desconto para compensar os novos custos devem ficar atentos. Advogados trabalhistas alertam que, apesar de o desconto tributário ser previsto, o funcionário não pode ter redução de salário ou perder um benefício garantido anteriormente.
A aplicação imediata da lei teve por objetivo impedir a demissão em massa dos empregados domésticos, posto que a partir de sua vigência, todos, inclusive aqueles que se encontram trabalhando, têm seus novos direitos garantidos, esse é um dos pontos positivos.
Mais apesar dessa lei ser criada pra impedir a demissão de muitos empregados como já foi dito, muitos empregadores acabaram demitindo seus empregados pelo fato de não ter condição de pagar conforme a lei exige. Então foi um ponto positivo pros empregados e em outra parte não, por que depois da existência dessa lei muitos foram demitidos, mais os que não foram vão receber tudo o que tem direito. E já pro empregadores essa lei só veio para acarretar mais gastos.
Basta dizer que, segundo informações da Agência Brasil colhidas junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, atualmente há mais de 7 mi de empregados domésticos no País. Todavia, somente um em cada sete possui carteira assinada, então isso para os empregados acaba sendo uma maravilha.
Foram vários os direitos assegurados pela EC nº. 72/2013. Dentre eles, os seguintes direitos: garantia de salário ao mês, nunca inferior ao mínimo legal, jornada de trabalho de oito horas diárias, limitadas a quarenta e quatro semanais; pagamento das horas extras com acréscimo de, no mínimo, 50%; remuneração do trabalho noturno superior ao diurno (adicional noturno), recolhimento do FGTS, proteção contra dispensa arbitrária ou sem justa causa, seguro desemprego, salário-família, auxílio-creche, seguro contra acidentede trabalho, férias proporcionais, acrescidas do terço constitucional; 13º salário proporcional, seguro-desemprego, entre outros.
2.4 FORMALIDADES/CONTRATO DE TRABALHO
	Antes da PEC 72 Para admissão ao emprego e elaboração do contrato de trabalho o empregado doméstico deveria apresentar: Carteira de Trabalho e Previdência Social, atestado de boa conduta, e atestado de saúde, a critério do empregador.
Era facultada a inclusão do empregado doméstico no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS que significa que, não existindo a obrigatoriedade o empregador poderia optar ou não por efetuar o recolhimento do FGTS de seu empregado doméstico.
Direitos do empregado doméstico após a emenda constitucional nº 72 de 02/04/2013, O que está valendo hoje
Dos direitos em vigor, destacamos:
. Salário mínimo
.Jornada de Trabalho
.13º salário
.Hora extra
.Licença-maternidade
.Férias
.Feriados Civis e Religiosos
.Vale-Transporte
.Estabilidade em razão da gravidez
Após a PEC 72, para se formalizar um contrato de trabalho é preciso:
Carteira de trabalho ( CTPS) ;
Número do NIS (NIT/PIS/PASEP);
Escolaridade;
Raça/Cor;
Endereço residencial;
Endereço do local de trabalho;
Número do Telefone;
E-mail de contato
. Cópias de: 
CPF;
Identidade;
Anotar na carteira de trabalho
Data da admissão;
Data da opção pelo FGTS;
Valor do Salário Contratual;
Escolaridade;
É necessário que o empregador cadastre um CEI (Cadastro Específico do INSS), para efetuar o recolhimento da guia do FGTS.
3 CONCLUSÃO
Para abertura de uma clínica de repouso é necessário a procura dos órgãos responsáveis e competentes para se formalizar corretamente, e também é essencial ter uma clínica com uma estrutura muito boa que possa atender vários clientes, e que ofereça, lazer, conforto, carinho e afinal de tudo muita segurança, é preciso pessoas que sejam qualificados para esse tipo de empresa, e principalmente ter atendimento 24 horas.
Com essa nova Lei PEC72, tem que beneficiar a categoria de empregados domésticos, e legalizar formalmente dando vários benefícios e obrigações, já para os empregadores essa Lei não foi muito boa, em relação os custos que aumentaram e junto com isso veio os encargos trabalhistas e as exigências, então a maioria dos empregadores veio a demitir seus empregados domésticos por não ter condições favoráveis que possam cobrir essas exigências.
De acordo com a emenda PEC 72, para realizar um contrato de trabalho serão necessários todos os documentos pessoais, e documentação de filhos menor de 14 anos. 
REFERÊNCIAS
COMO ABRIR UMA CASA DE REPOUSO, Disponível em: http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-abrir-uma-casa-de-repouso/. Acesso em. 15 Set.2013.
DiREITO DO IDOSO. Portaria N°810\89, Disponível em: http://direitodoidoso.braslink.com/05/port810.html. Acesso em. 18 Set. 2013.
G1 SEU DINHEIRO: PEC das Domésticas – Economia, Disponível em: http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/pec-das-domesticas/. Acesso em. 18 Set. 2013.
MANUAL DO TRABALHO DOMÉSTICO: Ministério do Trabalho e Emprego, Disponível em: http://portal.mte.gov.br/trab_domestico/imprima-a-cartilha/ . Acesso em. 22 Set. 2013.
DOCUMENTOS PARA CADASTRAR O EMPREGADO: Esocial, Disponível em: http://www.esocial.gov.br/DocumentoCadastroEmpregado.aspx� . Acesso em. 16 de Set. 2013.

Continue navegando