paradigmas comtemporaneos
3 pág.

paradigmas comtemporaneos


DisciplinaParadigmas Educacionais Contemporâneos179 materiais523 seguidores
Pré-visualização3 páginas
porque, não basta a prova, simplesmente, como componente único de identificação do desempenho do aluno, pois, ela permite medir apenas parte do seu aprendizado. (Livro-base, p. 95-96).
 

	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.

	
	C
	Afirmativas II, III e IV, apenas.

	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.

	
	E
	Afirmativas I, IV, apenas.

Questão 9/10
Leia o texto:
Por que então, a escola não pode trazer, para sua experiência de ensino-aprendizagem, a compreensão da vida vivida, através de novas vivências, ao invés de se transformar numa transmissora de súmulas formais de conceitos, muitas vezes, incompreensíveis e enfadonhos para crianças e adolescentes?
Fonte: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2000, p. 75-76
 
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, a cerca dos componentes avaliativos: competência, capacidade e habilidade, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
 
I. ( ) É possível utilizar essa tríade: competência, capacidade e habilidade para atender às exigências do processo de ensino-aprendizagem e da realidade social .
II. ( ) Competência, capacidade e habilidade acrescida da convivência, vêm sendo concebidas em nível educacional, social e profissional, no meio acadêmico e fora dele.
III. ( ) As funções de competência, capacidade e habilidade desembocam na convivência, na forma de manifestações positivas explícitas de desempenho por parte do educando.
IV. ( ) Os conceitos de competência, capacidade e habilidade estão em processo de pesquisa e discussão no campo educacional.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, V, F, V

	
	B
	F, V, V, V

	
	C
	V, V, V, F
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são verdadeiras, pois muita teoria tem se apresentado em torno dessa tríade de componentes avaliativos: competência, capacidade e habilidade, no entanto, é possível entendê-la e usá-la no meio escolar e extracurricular de forma mais pertinente, com vistas às exigências do processo de ensino-aprendizagem e da realidade social.
A afirmativa IV é falsa, pois, muita teoria se tem apresentado e muita produção se tem comercializado em torno desta tríade de componentes avaliativos: competência, capacidade e habilidade. (Livro-base, p. 117)

	
	D
	V, F, V, F

	
	E
	F, F, V, V

Questão 10/10
Leia o fragmento :
Toda iniciativa de aprendizagem, tendo como ator coadjuvante a avaliação, somente se justifica em função de um bem maior [...].
Fonte: BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. ampl. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 27. 
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, ensino, avaliação e aprendizagem não se justificam plenamente por si só...
	
	A
	mas em função do processo de educação, que é o bem acadêmico maior.
ensino, avaliação e aprendizagem não se justificam plenamente por si só, mas sempre em função de um bem acadêmico maior, o da educação. (Livro-base, p. 27).

	
	B
	mas em função da aprovação do aluno, que é o objetivo maior.

	
	C
	pois, o sistema de aprovação e reprovação deve estar a frente de todo o processo.

	
	D
	pois, a necessidade de medir a qualidade da aprendizagem supera esse trinômio.

	
	E
	pois, o sucesso do aluno depende do processo de aprovação organizado pela escola.

Conheça o novo AVA