Buscar

discursiva fundamentos psicologicos da educação e socioantropologicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Fundamentos Psicológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
	Data de início:
	07/04/2016 15:45
	Prazo máximo entrega:
	07/04/2016 17:00
	Data de entrega:
	07/04/2016 16:12
Questão 1/5
(..) a inteligência não se refere ao acúmulo de conhecimentos, mas a adaptação a que? e a organização do que? sendo esses processos biológicos esperados em nossa espécie. Não importava para Piaget, o quanto o indivíduo sabia, e sim, a quantidade de processos mentais envolvidos e como o seu pensamento se desenvolvia.
CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p. 165)
	Segundo Piaget, os seres humanos se adaptam e organizam na mente o que foi adaptado em sistemas coerentes. As capacidades de adaptação e organização constituem as invariantes funcionais. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a adaptação.
Nota: 16.0
	: Piaget observa que os seres humanos se adaptam e organizam o que foi adaptado em sistemas coerentes. Essas características, as capacidades de adaptação e de organização, constituem o que o autor chama de invariantes funcionais, ou seja, estão sempre presentes no funcionamento cognitivo. A adaptação é um processo dinâmico e continuo, no qual a estrutura do organismo interage com o meio externo para se reconstruir e criar uma nova significação para o sujeito. O que é adaptado é, depois, organizado em sistemas coerentes na mente deste. Assim, podemos entender que a construção da nossa inteligência e do real não acontece de forma isolada e fragmentada, ele representa sempre a integração do que é assimilado em um sistema (p. 18)
Resposta:A inteligencia se refere a adaptação ao meio e a organização dos processos de adaptação biológico e social. A adaptação ocorre conforme o meio a que se faz parte e através do que e inserido neste meio seja pelo próprio meio ou por intervenção do adulto. As fases do aprendizado apresentadas pelo o autor retratam a adptação desde o sensorio motor que é a propria interação instintiva da criança com o seu meio, sem a noção ou aparelhamento cognitivo, age por instinto promovendo a adaptação biologica ao meio. E passando pelos outros estagios como o operatorio concreto onde se obtem as os pensamentos e noções de tempo e espaço. ate a capacidade de imaginação e distinção da razão. Capacidades de criar e interpretar metaforas e analogias e imaginações e perspectivas 
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
O Funcionalismo é uma teoria sociológica que procura explicar fenômenos sociais realizando o papel das instituições na sociedade. Se uma determinada mudança social promove um equilíbrio harmonioso, é considerado funcional. Ou seja, este ramo da sociologia tem o intuito de explicar as relações existentes entre os elementos que se relacionam uns com os outros na sociedade promovendo alterações ou não nela. Se este elemento social permitir a continuação da estrutura da sociedade ele é chamado de funcional. No entanto, se este elemento promover o oposto a essa harmonia e continuação do sistema da sociedade, então é disfuncional e não tem nenhum efeito se não é funcional.
Emile Durkheim foi o principal representante do funcionalismo.
 
Disponível em: http: 2011/09/sociologia-funcionalista-e-educacao.html
 Acesso em 19/01/2016
 
 
 
 
 
Considerando as quatro funções que o funcionalismo de Durkheim propõe para  a educação,  comente brevemente  sobre  a função acadêmica , a função econômica e a função distributiva e a função política  :
Nota: 16.0
	A função acadêmica se divide em outras três funções complementares. Socialização das crianças pela internalização das normas, valores, comportamentos, etc., a reprodução cultural, ou seja, a adaptação das novas gerações aos padrões constituídos, e as construções intelectuais como pensamento indutivo, dedutivo, todas baseadas nos conteúdos. (p. 35).
Resposta:A função academica promove a interação entre as demais funções, tais como a formação social e dos grupos politicos e o desenvolvimento economico e os interesses destes grupos nestas funções. A função politica por si mesma fala sobre a organização de pensamentos e aglomeraçoes de individuos que desfrutam das mesmas concepções politicas e sociais. A função distributiva efetua a distribuição e mescla destes grupos e pensamentos dos individuos e os inter-relaciona permitindo a convivencia em sociedade, debates e concordancias e divergencias. A função economica provem o sustento e manutenção das demais em um conjunto todo
Questão 3/5
No estágio operatório concreto ocorre o desenvolvimento dos conceitos de tempo, espaço, número, velocidade e reversibilidade. Surgem a lógica e a discriminação por similaridade e diferenças. O pensamento egocentro desaparece, e em seu lugar surge a criança autônoma.
RACY, Paula Marcia Pardini de Bonis. Psicologia da educação: origem, contribuições, princípios e desdobramentos.Curitiba:Intersaberes,2012 (p. 40)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a estrutura operatório concreto caracterizada por Piaget.
Nota: 10.0
	As estruturas operatórias concretas surgem a partir do momento em que podemos ver a capacidade de conservação e de raciocínio reversível. Tudo o que a criança pré - operatória não conseguia realizar passa a fazer agora, atuando com as estruturas operatório concretas. Lentamente, elas se iniciam entre 6 e 7 anos, em média, e requerem um longo caminho até a sua construção. Nesse período há a possibilidade de pensamento racional. As estruturas de agrupamentos lógicos e envolvem a lógica das classes e das relações (p. 34- 36)
Resposta:A estutura operatorio concreto e a fase em que a criança começa a aprender sobre medidas concretas e algarismos aplicados. Como por exemplo as medidas de peso, comprimento, divisão das unidades e aplicação de algarismos a estes fenomenos. E capas de observar diferenças através de comparações ou por semelhanças. Desaparece o comportamento instintivo e passa a ser esclarecido ou buscar obter esclarecimentos a duvidas ou imagina por sua conta os motivos e resultados de um fato ou situação. 
Questão 4/5
A influência dos conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento mental da criança é análoga ao efeito da aprendizagem de uma língua estrangeira, um processo que é consciente e deliberado desde o início. Na língua materna, os aspectos primitivos da fala são adquiridos antes dos aspectos mais complexos.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: M. Fontes, 1998 (p.136)
A linguagem apresenta função determinante no desenvolvimento humano. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva ao papel da linguagem na formação humana na visão de Vygotsky.
Nota: 10.0
	A linguagem fornece os conceitos e as formas de organizar o real que constituem a mediação entre o sujeito e o objeto do conhecimento. A primeira manifestação da linguagem no sujeito é expressa pela linguagem externa ou fala social, ou seja, comunicação social, e só posteriormente a fala egocêntrica será acompanhada da atividade do sujeito (p.58)
Resposta:A linguagem escrita e baseada em signos e estes são por natureza elementos psicológicos que quando juntos ou interpretados resultam el algo concreto ou abstrato. Quando vigotsky se refere que os aspectos primitivos da fala são transmitidos e absorvidos de forma inconsciente e por repetiçao e imitação do transmissor da fala e o receptor ainda não tem contato com os signos e seus significados seja isolados ou em conjuntos interpretaveis seja qual for o idioma. para se aprender uma lingua estrangeira e um processo consciente o qual envolve os signos e sua interpretação e entendimento na lingua materna e a transformação na lingua a ser aprendida
Questão 5/5
Privar os grupos sociais pobres ou empobrecidos, da educação, da saúde, dos benefícios sociaisé ampliar ainda mais o contingente de excluídos. Por isso, há que se perguntar em que grau, efetivamente, os países ricos e os organismos financeiros internacionais, de fato, interessam-se por uma formação geral e continuada para todos. Pode-se dizer, quando muito, que a centralidade da educação, enquanto instância de sistemas organizados de produção de conhecimento e informação, é valorizada exclusivamente em função da reorganização dos processos produtivos e da competitividade econômica.
 
LIBANEO, Jose Carlos. Expectativas de uma pedagogia emancipadora face às transformações do mundo contemporâneo. Entrevista concedida a revista Pensar a pratica, 2002.
 
Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/8/2613 - Acesso em novembro de 2015
 
 
Considerando excerto acima e os conteúdos estudados nas rotas e no livro-base, explique  como  a educação escolar pode contribuir com a humanização emancipadora dos alunos?
Nota: 16.0
	A escola contribui com a humanização e emancipação dos estudantes quando oportuniza a apropriação crítica dos conteúdos. Humanizar-se, tem haver com a apropriação da cultura humana universal, com a transformação do homem genérico em ser humano individualizado. Humanizar-se se refere à apropriação das produções humanas, as chamadas objetivações, que podem ser desde o conjunto das obras literárias ou arquitetônicas, ate as obras de arte, poesia, teatro, como também os produtos tecnológicos e seus resultados: os alimentos, as maquinas, os recursos médicos de saneamento. (p. 50-54).
Resposta:Promovendo uma educação que permita ao aluno uma visão omini-direcional e não uma visão uni-direcional e mecanicista como é descrito na obra de Herbert Marcuse "O homem uni-dimensional". A humanização emancipadora é educar para pensar por conta propria sem influencias partidarias e interesses economicos de grupos politicos ou empresariais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes