Buscar

Hipersensibilidade Tipo I

Prévia do material em texto

Hipersensibilidade Tipo I - 
	Hipersensibilidades são distúrbios causados por respostas imunes controladas de forma inadequada que acabam por gerar danos ao próprio organismo. 
	A hipersensibilidade I é também chamada de hipersensibilidade imediata, porque começa rapidamente após a estimulação antigênica, porém ela possui um componente inflamatório que de desenvolve mais lentamente que é denominado fase tardia, relacionada ao acumulo de eosinófilos, macrófagos e neutrófilos nos tecidos acometidos. As reações de hipersensibilidade do tipo I são denominadas alergias ou atopias, e os antígenos que participam deste processo são chamados de alérgenos. 
	Passo a passo:
	Inicialmente, o organismo é exposto a um antígeno ambiental (normalmente derivam de poeira, camarão, drogas e medicamento). No indivíduo alérgico, a exposição ao alérgeno faz com que células apresentadoras de antígenos ativem linfócitos T virgens que se diferenciam em TH2 gerando forte resposta da células TH2 que produzem IL-4 e IL-13 e induzem a troca de classe de células B para IgE. A IgE produzida pelos linfócitos B entra na circulação e se liga aos receptores FcεRI de mastocitos, ocorrendo assim o processo chamado de sensibilização, pois o mastocito agora revestido por IgE esta pronto para ser ativado quando em contato com o antígeno. O contato repetido com o antígeno vai ativar os mastócitos já sensibilizados e isto gera 3 tipos de respostas biológicas: a secreção do conteúdo dos grânulos dos mastócitos, a síntese de mediadores lipidicos e a secreção de citocinas. Nos grânulos há principalmente, histamina, que gera contração de músculo liso e aumento da permeabilidade vascular, e enzimas proteases que contribuem para o dano tecidual nas regiões de ação dos mastocitos. Os mediadores lipídicos atuam principalmente gerando vasodilatação e promovem o recrutamento de neutrófilos. Já as citocinas contribuem para a inflamação alérgica, que corresponde a reação de fase tardia. 
	Alem dos mastocitos, citocinas produzidas pelos linfócitos TH2 ativam eosinofilos e basófilos que também são leucócitos granulocitos que liberam o conteúdo de seus grânulos e contribuem para a resposta imune exacerbada. 
As doenças alérgicas mais comuns em humanos são: 
- Anafilaxia Sistêmica: é uma reação alérgica sistêmica caracterizada por edema em muitos tecidos e queda na pressao arterial, resultante da vasodilatação provocada por mediadores lipídicos produzidos por mastocitos. O tratamento é realizado com anti histamínicos e com epinefrina, que provocará efeito contrario a vasodilatação. 
- Asma brônquica: é uma doença provocada por repetidas reações alérgicas de fase imediata e tardia no pulmão, levando a obstrução de vias aérea, inflamação brônquica crônica por eosinofilos e hipertrofia do músculo liso brônquico gerando hiperconstrição brônquica. o principal tratamento é com epinefrina e agentes beta 2 adrenérgicos que inibem a contração de músculo liso.

Outros materiais

Perguntas Recentes