Buscar

APOL 01 UTA B F II Socio Empre Respons Social Empre Nota 100 SSM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UTA B – Fase II - APOL 01 – Nota 100 - Responsabilidade Social e Empresarial & Sociologia 
Questão 1/5) Uma das preocupações centrais de Émile Durkheim era delimitar o campo da sociologia de maneira clara. Ele começou pela definição de seu objeto - o fato social. A respeito dos fatos sociais na percepção de Durkheim é correto afirmar:
I. Os fatos sociais são o objeto de estudo da sociologia. São maneiras de agir, de sentir, de pensar, de compreender, de interpretar, impostas aos indivíduos pela sociedade.
II. Os fatos sociais são idênticos aos fatos estudados em outras ciências por terem origem na natureza.
III. A sociedade aparece como um conjunto de leis, normas, ações, pensamentos e sentimentos que tem a sua existência determinada não pelas consciências individuais, mas fora delas, no meio social.
IV. A sociedade é um meio interior e dependente dos indivíduos e é nesse meio que se encontram os fatos sociais.
V. Os fatos sociais têm três características básicas que permitem sua identificação na realidade: a exterioridade, a coercitividade e a generalidade/coletividade.
Estão corretas as afirmativas:
A) I, II e III apenas.
* B) I, III e V apenas
C) II, IV e V apenas.
D) II, III e V apenas.
E) Todas as afirmações estão corretas.
Questão 2/5) “Unir duas empresas para gerar uma nova marca sem por em risco a identidade de cada uma delas não é uma tarefa fácil. Há quase oito anos, a Sony e a Ericsson apostaram nesta joint venture para produzir celulares, agregando valores das duas marcas. É também o que convencionou-se chamar de co-brand. De um lado havia o conhecimento da Sony focado em produtos eletrônicos, de outro, a experiência da Ericsson no mercado de telecomunicações. A iniciativa deu origem a Sony Ericsson que hoje figura entre as cinco marcas de celulares mais vendidas do mundo, ao lado da Nokia, da Samsung, da Motorola e da LG. Segundo dados do Gartner, em 2008, a companhia vendeu mais de 93 milhões de aparelhos mundialmente, gerando uma receita líquida de US$ 16.754 bilhões. O desempenho da Sony Ericsson, no entanto, está longe da finlandesa Nokia, líder de mercado. De acordo com o IDC, no ano passado, a Nokia possuía 40,9% de market share contra 8,4% da Sony Ericsson. Depois de muitas especulações sobre uma possível crise e o fim da parceria entre a Sony e a Ericsson, agora as empresas investem no reposicionamento da marca” (Fonte: https://casesdesucesso.files.wordpress.com/2009/09/ sonyericsson.pdf).
Com base no contexto apresentado e no material da rota, pergunta-se: Porque a união de duas empresas pode pôr em risco a identidade de cada uma delas?
A) Você não concorda com essa afirmação, o processo de fusão é vantajoso estrategicamente não tendo necessidade de preocupação com identidade da empresa.
B) O processo de fusão implica combinação de duas culturas diferentes, o que pode gerar conflitos, mas não há necessidade da gestão se preocupar com isso, pois com o tempo as coisas se adaptam.
* C) O processo de fusão implica combinação de duas culturas diferentes, o que pode gerar conflitos. Os administradores devem estar atentos a esse processo e fazer a gestão das culturas organizacionais.
D)Você concorda com essa afirmação, o processo de fusão é vantajoso estrategicamente não tendo necessidade de preocupação com identidade da empresa, pois pouco importa qual empresa é, nem tampouco o que faz.
Questão 3/5) Assim como a Revolução Francesa, a Revolução Industrial ocasionou um grande número de transformações econômicas e sociais, intimamente ligadas às inovações tecnológicas e a novas formas de organizar o trabalho. Considere as seguintes afirmações sobre a Revolução Industrial:
I. Com ela se iniciou o processo de industrialização, e os artesãos, que antes produziam em suas casas com suas ferramentas, passaram a trabalhar sob as ordens do empresário capitalista e se sujeitaram a novas formas de conduta e relações de trabalho.
II. A produção, antes feita num ritmo fabril, passou a ser feita artesanalmente pelos mestres artesãos.
III. A máquina de fiar foi uma das primeiras invenções do período e era capaz de produzir quilos de fio de uma só vez sob os cuidados de um único trabalhador.
IV. A perda das propriedades, aliada à mecanização da agricultura, provocou um êxodo rural que contribuiu para o inchaço das cidades.
V. Houve a diminuição de alguns problemas como redução da prostituição, do alcoolismo, do suicídio, da criminalidade, e de doenças epidêmicas como tifo e cólera.
São verdadeiras as seguintes afirmações:
A) I, II e IV apenas.
B) I e V apenas.
C) II, III e V apenas
* D) I, III e IV apenas
E) I apenas
Questão 4/5) Uma sociedade sustentável do ponto de vista ambiental atende às necessidades atuais de sua população em relação a alimentos, água e ar limpos, abrigo e outros recursos básicos sem comprometer a capacidade das gerações futuras atenderem às suas necessidades. Viver de forma sustentável significa sobreviver da renda natural fornecida pelo solo, pelas plantas, pelo ar e pela água e não exaurir ou degradar as dotações de capital natural da Terra, que fornecem essa renda biológica (Disponível em: MILLER, Tyler Jr. Cência Ambiental . p. 5).
Considerando o texto, é CORRETO afirmar que:
A) Uma sociedade para ser sustentável não pode satisfazer as necessidades básicas de todo mundo.
B) Cada geração deve criar suas formas de sobrevivência independentemente das gerações que virão.
* C) Vida sustentável é aquela que não compromete os bens da natureza a ponto de exauri-los.
D) O solo, o ar, a água, as plantas e os animais estão ao serviço dos humanos que os devem explorar sem limites.
E) Cada geração tem que inventar sua forma de vida sustentável, independentemente das gerações anteriores.
Questão 5/5) Constantes transformações ocorreram no meio rural e urbano, a partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência.
Iniciaram-se inúmeras transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz da experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio (SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1998 (adaptado)
A partir das ideias expressas no texto acima, conclui-se que, no Brasil do século XX:
A) A industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.
B) O êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem o meio rural porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.
C) Os homens e mulheres advindos do campo deixaram sua cultura e se adaptaram a outra, citadina, totalmente diferente e oposta a seus valores.
* D) Tanto o espaço urbano quanto o rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias às atividades industriais e agrícolas.
E) Os migrantes chegaram às grandes cidades trazendo consigo valores e tradições, que lhes possibilitaram manter intacta sua cultura, tal como se manifestava nas pequenas cidades e no meio rural.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais