Buscar

Resumo Histologia Veterinária - Reprodutor Masculino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Histologia Veterinária – Sistema Reprodutor Masculino
André Felipe Breda
1
Sistema reprodutor masculino é composto por diversas estruturas que serão estudadas a seguir:
Testículos: Possuem uma túnica serosa que o envolve, essa túnica possui a denominação de Túnica Vaginal. Cada testículo está envolvido por uma cápsula de Tecido Conjuntivo Denso Modelado (Túnica Albugínea), logo abaixo se encontra um Tecido Conjuntivo Frouxo Altamente Vascularizado (Túnica Vasculosa), existe também o Mediastino Testicular e a partir desse, partem septos de Tecido Conjuntivo dividindo o testículo em Lóbulos Testiculares. Cada lóbulo possui de 1 a 4 túbulos seminíferos (Túnica Vasculosa – Possui células de Leydig que produzem Testosterona) no mediastino que ajudam a conduzir os espermatozoides.
Túbulos Seminíferos: São responsáveis pela produção de espermatozoides. Apresentam paredes com delgada camada de Tecido Conjuntivo (Colágeno I, Fibroblastos e Células Mióides – Túnica Própria) e um Epitélio Seminífero Espesso (Células de Sertolli e Células da Linhagem Seminífera) que são separados por uma Lâmina Basal.
Células de Sertolli: Cilíndricas, fornecem suporte estrutural ao gameta e nutrição para o mesmo, fagocitose do citoplasma, secreção da proteína de ligação aos andrógenos, hormônios e um meio nutritivo estabelecem a barreira hematotesticular.
Células da Linhagem Seminífera: Compreendem células como espermatogônias, espermatócitos primários e secundários, espermátides e espermatozoides.
Células Espermatogênicas (de Leydig): Células poliédricas, normalmente mononucleadas, produtoras de esteroides, citoplasma om cristais de Reinke (humanos), responsáveis pela produção e liberação de Testosterona.
Túbulos Retos: Revestidos por Células de Sertolli e Epitélio Simples Cúbico. Curtos microvilos e um único flagelo.
Rede Testis: Espaços labirínticos revestidos por Epitélio Simples Cúbico. Numerosos microvilos curtos e um único flagelo.
Ductos Eferente: Conduzem os espermatozoides para o epidídimo. Seu lúmen é revestido por Epitélio Simples Cúbico Ciliado alternando para Epitélio Simples Cilíndrico Ciliado.
Epidídimo: Dividido em cabeça, corpo e cauda, é contínuo com o ducto deferente. Altamente contorcido para que caiba num espaço de 7cm na região posterior do testículo. Cabeça é formada pela união de 10 a 20 ductos eferentes, altamente espiralada juntamente com o corpo. A porção distal da cauda armazena os espermatozoides. Seu lúmen é revestido por Epitélio Pseudo-estratificado, constituído por células basais e células principais. Células basais induzem a regeneração de si mesmas e das células principais em caso de necessidade. As células principais apresentam um grande número de vesículas pinocíticas e revestidas situadas na base dos muito estereocílios que se projetam no lúmen do epidídimo. As células principais também promovem reabsorção e produzem glicerofosfocolina (desativa o espermatozoide).
Ducto Deferente: Tubo muscular que conduz o espermatozoide da cauda do epidídimo para o ducto ejaculador. Possui epitélio pseudo-estratificado cilindrio estereociliado semelhante ao do epidídimo porem com menor quantidade de células principais. A Lâmina Basal separa o epitélio do tecido conjuntivo frouxo fibroelástico subjacente. Espessa túnica de musculo liso que envolve o tecido conjuntivo é constituída de 3 camadas: Camada longitudinal interna, circular externa e circular média. A porção terminal dos ductos deferentes é denominada Ampola e apresenta uma mucosa espessa altamente pregueada, próximo a próstata o ducto recebe o ducto da vesícula seminal, com a junção da ampola e do ducto da vesícula seminal surge o Ducto Ejaculatório.
Ducto Ejaculador: Túbulo reto e curto que penetra na próstata e é envolvido por ela. O ducto ejaculador termina ao perfurar a região posterior da uretra prostática no folículo seminal. Seu lúmen é revestido por um epitélio simples cilíndrico. Possui Tecido Conjuntivo Subepitelial pregueado, não possui músculo liso.
Vesícula Seminal: Estruturas altamente contorcidas, localizadas entre a região posterior do colo da bexiga e a próstata e se unem à ampola do ducto deferente logo acima da próstata. O lúmen e revestido por epitélio pseudo-estratificado cilíndrico composto por células basais curtas e células cilíndricas baixas. A altura das células cilíndricas está diretamente relacionada com a quantidade de testosterona no sangue. São responsáveis pela produção de um fluido seminal viscoso e amarelado rico em frutose que constitui 70% do volume do sêmen.
Próstata: É uma glândula que envolve uma porção inicial da uretra, secreta fosfatase ácida, fibrinolisina e ácido cítrico diretamente no lúmen da uretra. Sua cápsula é constituída de tecido conjuntivo denso não modelado e ricamente vascularizado, entremeado por células musculares lisas. Seu estroma de tecido conjuntivo é enriquecido com fibras musculares lisas. A próstata é dividida em três grupos glandulares internos (Glândulas da Mucosa, Glândulas da Submucosa e Glândulas principais). As Glândulas da Mucosa são as mais próximas da uretra e por isso são mais curtas, as glândulas da submucosa são periféricas às glândulas da mucosa e por isso são mais longas e as glândulas principais são as mais periféricas, mais númerosas e constituem a maior parte da próstata. Esse grupo triglandular é composto por Epitélio simples cilíndrico a pseudo-estratificado. Responsável por um fluído seminífero branco, seroso e rico em lipídios, enzimas proteolíticas, fosfatase ácida, fibrinolisina e ácido cítrico. Suas funções são reguladas pela diidrotestosterona.
Glândulas Bulbouretrais: Localizadas na raiz do Pênis, secretam, diariamente na uretra, uma solução lubrificante escorregadia. Possuem uma cápsula fibroelástica que contém fibroblastos, células musculares lisas e fibras musculares esqueléticas, a glândula é dividida em lóbulos. Seu epitélio varia de cuboide simples a colunar simples. 
Pênis: Funciona como órgão excretor da urina e como órgão da cópula masculino, o pênis é composto por três colunas de tecido erétil. Duas das colunas eréteis, os corpos cavernosos ocupam uma posição dorsal e a terceira coluna erétil é o corpo esponjoso ocupando a posição central, o corpo esponjoso termina em uma parte bulbosa dilatada, a glande do pênis. É revestido por uma bainha comum de tecido conjuntivo frouxo, sem hipoderme e coberto por pele fina. Tecido erétil: São revestidos por endotélio, separados uns dos outros por trabéculas de tecido conjuntivo e células musculares lisas. As trabéculas do corpo esponjoso contem mais fibras elásticas e menos células musculares lisas do que os corpos cavernosos.

Outros materiais