Buscar

Resumo Histologia Veterinária Sistema Urinário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Histologia Veterinária – Sistema Urinário
André Felipe Breda
1
Sistema Urinário é composto por estruturas que possuem a função de eliminar substâncias processando catabólitos, reter águas e sais minerais. Ajuda também a controlar as concentrações dos maiores constituintes dos líquidos corporais, possui ainda função endócrina, produção do fator eritropoiético renal, produção da forma ativa da vitamina D e realização da gliconeogênese. 
Rim: Os rins possuem uma região côncava denominada Hilo pela qual o ureter, veia renal e artéria renal e vasos linfáticos entram e saem dos rins. São órgãos grandes, avermelhados com forma de feijão, variando de espécie para espécie. No hilo, o ureter se expande formando a pelve renal, uma extensão do hilo, cheia de gordura, situada dentro do rim é denominada seio renal. O rim está envolvido por uma cápsula constituída principalmente por tecido conjuntivo denso não modelado com fibras elásticas e fibras musculares lisas. É um órgão dividido em Córtex e Medula. Pirâmides renais separam a medula do córtex, sendo que as bases das pirâmides formam a borda córtico-medular, enquanto seu ápice denominado papila renal aponta para o hilo. No córtex observam-se três estruturas macroscopicamente: Os corpúsculos renais, os túbulos contorcidos e as estrias longitudinais. O rim é um órgão multilobar.
Túbulos Uriníferos: São estruturas altamente contorcidas e constituídas de um néfron e um túbulo coletor, tem como função modificar o fluido que passar por ele, transformando-o em urina. Há cerca de 1,3 milhão de néfrons em cada rim. Vários néfrons são drenados por um único túbulo coletor e múltiplos túbulos se unem num aspecto mais profundo formando dutos cada vez maiores, são denomidados Dutos de Bellini, que perfuram a papila renal na área cribrosa. Os túbulos tem natureza epitelial e por isso são separados do estroma de tecido conjuntivo por uma lamina basal interposta.
Néfrons: Existem dois tipos de néfron que são classificados segundo a localização dos seus corpúsculos renais e do comprimento da sua Alça de Henle. São eles os néfrons corticais que são mais curtos e os néfrons justamedulares, mais longos, cujo corpúsculo renal está situado no córtex e cujas partes tubulares estão localizadas na medula.
Corpúsculo Renal: Trata-se de uma estrutura arredondada composta por um tufo de capilares denominado glomérulo e situado dentro da Cápsula de Bowman. A cápsula de Bowman na parte visceral é constituída por células epiteliais modificadas denominadas podócitos, já na parte parietal apresenta células epiteliais simples aderidas a uma lamina basal. A região que passam os vasos que irrigam e drenam os glomérulos é denominada Pólo Vascular e a região que drena e irriga o espaço de bowman é denominado Pólo Urinário. O filtrado que sai do glomérulo e vai para o espaço de Bowman cruza uma Barreira de Filtração.
Glomérulo: Constituído por tufos capilares fenestrados. Possuem células mesangiais extraglomerulares localizadas no pólo vascular e células mesangiais intraglomerulares semelhantes aos pericitos, situadas dentro do corpúsculo renal. Possuem receptores para vasoconstritores como a Angiotensina II. 
Túbulo Proximal: Possui duas regiões, uma contorcida e uma reta. Constituem grande parte da córtex renal. A parte contorcida apresenta epitélio cuboide simples com citoplasma eosinófilo granuloso. Apresentam duas membranas com diferentes permeabilidades e características de transporte - membrana luminal ou apical e a membrana peritubular ou basolateral. Membrana luminal separa a célula da luz tubular. Membrana basolateral limita a célula com interstício e capilares peritubulares. Suas células apresentam núcleo redondo, citoplasma rico em mitocôndrias e a membrana apical apresenta a chamada borda-em-escova. 
Alça de Henle: Apresenta um Epitélio escamoso simples com Núcleos esféricos e direcionados ao lúmen, suas Células endoteliais de capilares adjacentes formam os Ramos Descendente e Ascendente. O Ramo descendente possui uma Porção espessa semelhante ao tubo contorcido proximal e uma Porção delgada Córtex e na medula um Epitélio pavimentoso simples com Membrana basal espessa. O ramo ascendente possui uma Porção delgada Semelhante à do ramo descendente (variando segundo a posição do néfron) e uma Porção espessa Semelhante ao tubo contorcido distal.
Túbulo Distal: Possui células cúbicas, com poucos microvilos na região apical e citoplasma com muitas e largas mitocôndrias. Na região basolateral apresenta pregas que se encaixam em células vizinhas, formando vias paracelulares. Sua porção final tem mitocôndrias menores e menos numerosas (baixa capacidade de transporte e alto gradiente de concentração).
Aparelho Justaglomerular: Apresenta Células granulares ou justaglomerulares – citoplasma rico em grânulos com renina, Células da mácula densa – detectam a variação de volume e composição do fluido tubular distal e Células mesangiais extraglomerulares – suporte estrutural, atividade fagocítica e secretam prostaglandinas.
Túbulos Coletores: Possui células cúbicas, com poucos microvilos na região apical e citoplasma com muitas e largas mitocôndrias, apresenta dois tipos de célula: células principais ou claras e células intercalares ou escuras (rica em anidrase carbônica). As Células principais estão em maior número (70%) e são responsáveis pela reabsorção de sódio e secreção de potássio, já as Células intercalares representam 30% e diminuem à proporção que o túbulo desce à medula, apresentando citoplasma com muitas mitocôndrias (rica em anidrase carbônica).
Ureter: A mucosa obedece ao padrão descrito nos cálices e na pélvis renal. A musculatura, lisa, apresenta: Longitudinal interna - continuação da encontrada na pélvis e Circular - mais desenvolvida. No terço inferior do ureter surge uma terceira camada longitudinal externa.
Bexiga: Possui um Epitélio pseudoestratificado com renovação constante. Suas túnicas são divididas em Mucosa com um epitélio de transição, Própria ou submucosa, Túnica Muscular e Membrana Adventícia- envolve externamente as vias urinárias. 
Uretra Feminina: Possui um Epitélio de transição nas porções iniciais, passa a cilíndrico estratificado com glândulas mucosas intraepiteliais. Órgão exclusivo do aparelho urinário. Apesenta uma estrutura tubular de 4 a 5 cm de comprimento. Revestida por epitélio plano estratificado, com áreas de epitélio pseudo-estratificado colunar.
Uretra Masculina: Possui um Epitélio pseudoestratificado. Dá passagem ao esperma durante a ejaculação. Porções :Prostática, Membranosa e Cavernosa ou Peniana apresentando Glândulas de Littré.

Outros materiais