Buscar

Resumo Histologia Veterinária Sistema Cardiovascular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Histologia Veterinária – Sistema Cardiovascular
André Felipe Breda
1
	O sistema cardiovascular tem por função o transporte de oxigênio e gás carbônico através das hemácias presentes no sangue. Também leva nutrientes, hormônios, fatores de coagulação e células de defesa. O sistema é composto por Coração, Vasos Sanguíneos e Vasos Linfáticos.
Estrutura: Apresenta como estrutura geral três túnicas: A túnica intima é constituída por Endotélio e Subendotélio de Tecido Conjuntivo Frouxo, a túnica média é composta por Fibras elásticas, Musculo Liso e Colágeno, já a túnica adventícia é constituída por Tecido Conjuntivo Denso e Frouxo e por uma estrutura conhecida como Vasa vasorum.
Artéria de Grande Calibre (Elástica): Possui a túnica intima de endotélio com membrana basal, tecido conjuntivo, fibras musculares lisas e fibras elásticas em grande quantidade. Sua túnica média é rica em lâminas elásticas concêntricas, fibras elásticas, algumas fibras musculares e lâmina externa não visível. E a túnica adventícia composta por tecido conjuntivo fibroso e tecido conjuntivo denso não modelado com vasa vasorum.
Artéria de Médio Calibre (Muscular): A túnica intima possui endotélio com membrana basal, tecido conjuntivo em menor quantidade, lâmina elástica interna visível. Em sua túnica média predomina fibras musculares lisas dispostas circularmente, lâmina elástica externa visível. E a túnica adventícia contém tecido conjuntivo frouxo sem vasa vasorum.
Arteríola ou Artéria de Pequeno Calibre: Contém uma túnica intima de endotélio com membrana basal, menos quantidade ainda de tecido conjuntivo e sem lâmina elástica interna. Na túnica média temos camadas de músculo liso dispostos circularmente, lâmina elástica externa pode ou não ser visível. A túnica adventícia contém de uma a duas camadas de tecido conjuntivo extremamente fino.
Veia de Grande Calibre: Apresenta túnica intima de endotélio com membrana basal, subendotélio com fibras musculares lisas isoladas, fibras elásticas, fibras de colágeno e não possui valvas. A túnica média apresenta músculo liso disposto circularmente e algumas fibras de colágeno. Sua túnica adventícia contém duas camadas de tecido conjuntivo denso ou frouxo, sendo no meio encontrado o vasa vasorum.
Veia de Médio Calibre: Possui um endotélio com membrana basal, Subendotélio: Menor quantidade de fibras musculares e possui valvas. A túnica média apresenta músculo liso disposto circularmente e algumas fibras de colágeno em menor quantidade. E sua camada adventícia é composta por tecido conjuntivo frouxo a denso.
Veia de Pequeno Calibre: Seu endotélio contém membrana basal e possui valvas. A túnica média apresenta músculo liso disposto circularmente e algumas fibras de colágeno, porém ambos quase inexistentes. E sua camada adventícia possui tecido conjuntivo frouxo.
Coração: Trata-se de uma bomba muscular de tecido muscular especializado mais conhecido como miocárdio, possui um sistema de condução de estímulo e seu envoltório se dá pelo saco pericárdico. Possui endocárdio composto de epitélio pavimentoso simples, membrana basal – endotélio e tecido conjuntivo frouxo. Miocárdio com feixes de fibras de músculo cardíaco, saco pericárdico e pericárdio visceral. Já o epicárdio possui tecido conjuntivo com epitélio simples pavimentoso e pericárdio parietal. O coração possui um sistema de condução responsável por gerar e transmitir estímulos através de células musculares cardíacas especializadas como por exemplo o Nodo sinoatrial, o Nodo atriventricular e as Fibras de Purkinje.
Capilares: São responsáveis pela comunicação entre Artéria e Veia promovendo a troca de substâncias, possui um endotélio com pericitos que promovem a reparação.
Capilares Contínuos: Ausência de fenestras em suas paredes, observado em tecido conjuntivo, muscular e nervoso.
Capilares Fenestrados: Presença de grandes orifícios nas paredes das células endoteliais, com diafragmas que controlam a saída de fluidos, lâmina basal contínua, são encontrados em glândulas endócrinas, rins e intestinos.
Capilares Sinusóides: Maior diâmetro, células endoteliais formam uma camada descontínua, amplos espaços entre as células endoteliais, lâmina basal descontínua, presentes no fígado, medula óssea e baço.
Capilares Linfáticos: Permitem o retorno de líquido dos espaços teciduais (Linfa), terminam em fundo cego no meio do tecido conjuntivo frouxo revestidos por endotélio.
Vasos Linfáticos: Possui endotélio com lâmina basal contínua, conforme aumenta o diâmetro surge o subendotélio, músculo liso, colágeno, elastina.

Outros materiais