Buscar

Resumo Histologia Veterinária Sistema Imunológico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Histologia Veterinária – Sistema Imunológico
André Felipe Breda
2
	Possui como função principal identificar substancia próprias do organismo e as não próprias do organismo, destruindo e inativando as que não pertencem ao corpo, são células capazes de realizar estas funções: Células Apresentadoras de Antígenos, Linfócitos e Plasmócitos.
Tipos de Resposta Imune: Apresenta resposta Inata, resposta Celular e resposta Humoral ou Adquirida.
Anticorpos/Imunoglobulinas: São secretados pelos plasmócitos em resposta aos antígenos. São específicas. Temos IgA (Mucosas), IgD (Ativa o Linf B), IgE (Alergias), IgG (Resposta de Memória, Mais abundante), IgM (Promove o Inicio da resposta).
Linfócitos B: Tem origem na Medula Óssea, Estão presentes nos órgãos linfáticos exceto o Timo, diferenciam-se em plasmócitos e produzem anticorpos e originam Linfócitos B de Memória.
Linfócitos T: São encontrados no Timo, diferenciam-se em T-Helper (CD4), T-Citotóxico (CD8) e T-Supressor (CD8)
Fontes de Linfócitos: Saco Vitelinico, Fígado fetal e Medula óssea.
Locais de Desenvolvimento de Linfócitos: Timo, Bursa de Fabricius (Bolsa), Placas de Peyer e Medula Óssea.
Locais onde o Linf Responde: Tonsilas, Baço, Placas de Peyer, Linfonodos e Medula Óssea.
Célula NK: Atacam células cancerosas e células infectadas por vírus.
Células Apresentadoras de Antígenos (APC’s): Tem origem na Medula Óssea, são Células Dendriticas, Macrófagos, Células de Kupffer, Células de Langerhans e possuem função de captar, processar e apresentar os Ag aos LinfT.
Timo: Trata-se de um órgão linfoepitelial, possui zonas Cortical e Medular. A zona cortical compreende a área da periferia, encontramos nessa região Timócitos, Linfócitos T em processo de diferenciação e Macrófagos. A zona medular compreende a área central do órgão, encontramos nessa região Linfócitos T maduros, Células reticulares epiteliais (Corpúsculo de Hassal) e Macrófagos. No timo ainda ocorre a maturação de Linfócitos T principalmente no período fetal e depois do nascimento, ocorre involução do órgão após a puberdade e a ausência do órgão gera uma Linfopenia (redução de células linfáticas) do tipo T. Há três tipos de células reticulares epiteliais. Células do tipo I separam o córtex da capsula de tecido conjuntivo e das trabéculas. As células do tipo II estão localizadas no córtex intermediário subdividindo-o em vários pequenos compartimentos cheios de linfócitos. As células do tipo III estão localizadas no córtex profundo e na junção corticomedular.
Linfonodo: Trata-se de um órgão encapsulado constituído de tecido linfoide, espalhado pelo corpo e no trajeto de vasos linfáticos. Presença de Hilo em sua morfologia e possuem a função principal de filtrar antígenos da Linfa. Dividido em regiões Cortical e Medular. Sua região cortical superficial são encontradas células como linfócitos B, plasmócitos, macrófagos, tecido linfoide frouxo e folículos linfáticos. Na região cortical profunda temos predomínio de linfócitos T e ausência de nódulos linfáticos. Sua região medular possui cordões medulares de linfócitos B, plasmócitos e macrófagos.
Baço: Apresenta uma cápsula de tecido conjuntivo denso com trabéculas que dividem o parênquima. Órgão com presença de um Hilo. Importante órgão na defesa contra um microrganismo, produz eritrócitos na fase fetal, promove a destruição de eritrócitos desgastados (Hemocaterese), auxilia na formação de linfócitos, produção de anticorpos, armazenamento de sangue e filtração de sangue. Possui Polpa Branca, Polpa Vermelha e Seios Marginais. A polpa branca indica a região vermelha do órgão, é rica em Linf T e B e é o local onde ocorrem as respostas imunes. A polpa vermelha é a região branca do órgão, possui cordões esplênicos onde situam-se os sinusóides e promove a filtragem do sangue e acumulo de hemácias. Os Seios Marginais estão localizados entre as polpas e possuem em sua composição principalmente Linfócitos, Macrófagos e Células Dendriticas. OBS: Cuidar com a cor das polpas.
MALT: Tecido linfoide associado às mucosas, presente nos tratos digestivo, respiratório e genito-urinário. São acúmulos de linfócitos, associados ao tecido linfático difuso nas mucosas e sub-mucosas.
Tonsilas: São órgãos constituídos por aglomerados de tecido linfático, incompletamente encapsulado. Está em contato com o epitélio das porções iniciais do TGI. 
Particularidades das Aves: Aves não possuem linfonodos, possuem a Bursa de Fabricius (Bolsa Cloacal) e possuem agregado linfoides.

Outros materiais