Buscar

Análise do Poema Minha História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise do Poema Minha História
A música é orginalmente do cantor italiano Lucio Dalla, parece que este um dia a cantou para Chico, que a memorizou e ao chegar no Brasil compôs Minha História. Na Itália a música é conhecida como 4/03/1943, vencedora de muitos prêmios. A letra inicial intitulada Gesu bambino (menino Jesus) foi cesurada por ser considerada desrespeitosa. Ela é cantada do ponto de vista de uma criança, por isso intitulada de Gesu bambino, esta criança é filha de um soldado, filho da guerra. Ao trazer para o Brasil, Chico pensou em não ser mais filhos da guerra, mas filhos da puta, a criança seria filha de uma prostituta. Mas por ser no tempo da ditadura, a música foi censurada e ele trocou o nome para Minha História.
Se a música é da perspectiva de uma criança, então os primeiros 3 versos da primeira estrofe mostram o que essa criança escutou sobre o pai. A mãe não sabia muito desse homem, pois ele não falava muito, mas falava sobre o mar, e tinha cheiro de mar, ou seja, que ela poderia vir de outro lugar do mundo pelo mar. A mulher se entregou a esse homem, não sei se só no sentido carnal ou se ela se apaixonou por ele também. A repetição sonora “ava” no segundo verso da primeira estrofe mostra que havia um ato repetitivo, mas que parou. Dado confirmado no primeiro verso da segunda estrofe “Ele assim como veio partiu”, o ato repetitivo aqui é interrompido porque o homem foi embora e ninguém sabe para onde ele foi. A mãe foi abandonada e isso não é demonstrado apenas pelas palavras, mas também pela aliteração interna no verso 3 da estrofe 2: “esPerando, Parada, Pregada na Pedra do Porto”. É uma letra com som forte, marcantes, que mostra que a mulher está condenada à solidão. Ela espera o homem voltar e com o tempo a barriga vai crescendo e o vestido se torna mais curto. Pela criança ser filha de um estrangeiro, que partiu sem deixar notícias, a mulher considerou seu filho como algo especial, embrulhou a criança como Jesus foi embrulhado. Os versos a seguir contrapõem a realidade de um santo, as músicas que a mãe cantava para nina-lo eram cantigas de cabaré, é uma desilusão. Talvez a aliteração interna no último verso da terceira estrofe: “me ninava Cantando Cantigas de Cabaré” signifique um corte de algo imaginado, como se caísse na realidade. A estrofe que segue mostra como a mulher criou certas expectativas e coloca o acontecimento, a gravidez, como algo especial, era algo tão especial que a criança ganhou o nome de Jesus. Mas a estrofe que segue, a última, vem, de certo modo, para acabar com essa suposta especialidade, pois ele vai de Bar em Bar, vira a mesa, Berra, BeBe e Briga, se contrapõem a uma postura de “Jesus”. A aliteração da letra B deve ter algum significado. Nos últimos dois versos há uma rima externa rica: “crUZ” e “JesUS”, devido à forte relação dos significados sociais das duas palavras.
Trata-se de um poema isométrico, composto por 5 estrofes de 4 versos cada. Não se trata de um poema de forma fixa, como são os sonetos.Todas as rimas são consoantes e toantes. Como o esquema de rima é AABBCC.. trata-se de rimas emparelhadas. Há rimas agudas na quarta estrofe, verso 3 e 4. Há rima Grave na segunda estrofe, verso 1, 2, 3 e 4; terceira estrofe, verso 1 e 2; quarta estrofe, verso 1 e 2. Tratam-se de rimas ricas pelas diferenças de categorias gramaticais.
O poema é construído por uma linguagem coloquial, relacionando-se com o que o poema conta, é a história de uma mulher abandonada grávida que teve que criar um filho sozinha, sempre esperando pela volta do homem que a engravidou, e no fim da história a criança já é um homem que frequenta um bar e tem como amigos ladrões e amantes, acredito não ser o espaço para usar uma linguagem culta, haveria uma interrupção de identidade.
O poema é dodecassílabo, composto por versos regulares de 12 sílabas, todos os versos obedecem ao mesmo esquema métrico. Não há sinais de pontuação ligando os versos, eles se unem por darem continuação à história.

Outros materiais