Buscar

Questões farmacognosia com resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. A monografia das folhas de Mikania laevigata Sch. Bip. Descrita na Farmacopeia Brasileira (2005), indica ação broncodilatadora, teores máximos de materiais estranhos (2%), cinzas totais (15%), umidade (10%) e cumarina (3%). Análises realizadas pela Fundação Ezequiel Dias, em amostras folhas de Mikania laevigata comercializadas nas farmácias de Belo Horizonte indicaram teores máximos de cinzas totais (18,69%), material estranho fragmentos de caules e insetos (45,29%) e cumarina (0,5%).
A) Quais parâmetros farmacognósticos foram realizados na droga vegetal? Parâmetros farmacognósticos de qualidade (autenticidade, integridade, pureza)
B) Quais parâmetros farmacognósticos uma planta medicinal deve apresentar para ser usada como medicamento? Qualidade, eficácia e segurança.
C) A droga vegetal analisada pode ser utilizada pela população para produzir um medicamento? Sim? Não? Justifique. Não, pois as cinzas totais e os teores de materiais estranhos estão acima dos parâmetros aceitos pela Farmacopeia Brasileira.
3. PEREIRA et al (Química Nova, 33(2): 284-287, 2007) coletaram na Reserva Ducke, Manaus-AM, as cascas do caule de Aspidorperma nitidum Benth (Apocynaseae), as quais são usadas pelos indígenas da Amazônia para tratar febre e malária. As cascas do caule foram secas e extraídas com metanol, onde obtiveram o extrato metanólico, do qual foram isolados e identificados os alcaloides indólicos, aspidoscarpina e eliptina. Testes in vitro e in vivo antimaláricos demonstraram ação ao Plasmodium falciparum para aspidoscarpina.
A) Qual a rota biossintética e os precursores dos alcaloides indólicos aspidocarpina e eliptina? Rota do chiquimato. Triptofano e triptamina.
B) Com base na rota biossintética do item A, cite outra classe de metabolito secundário formado por esta rota. Taninos hidrolisáveis, fenilpropanoides.
C) Qual o farmacógeno utilizado no trabalho descrito acima? Cascas do caule.
D) Qual a espécie vegetal utilizada no trabalho? Aspidorperma nitidum Benth
E) O que significa PEREIRA et al? Os autores do trabalho. PEREIRA e colaboradores.
F) Quais as ciências que contribuéiram para a obtenção dos dados?
G) Qual alcaloide indólico foi ativo ao Plasmodium falciparum? Aspidoscarpina.
H)) Baseado em que os pesquisadores selecionaram a espécie vegetal para estudos farmacognósticos antimaláricos? Em estudos etnobotânicos que demonstraram o uso empírico pelos indígenas para tratar febre e malária.
I) Onde foi publicado o trabalho? Na revista Química Nova, 33(2): 284-287, 2007.
J) Cite um método para detectar alcaloides em plantas. Por meio dos reativos gerais a alcaloides (RGA), como reagente de Dragendorff, reagente de Mayer, reagente de Bertrand.
4. Os conceitos de A e B definem o quê?
A – São produtos de extração da matéria prima vegetal: extrato, tintura, óleo, cera, suco e outros. Derivado vegetal.
B – É a planta medicinal fresca, droga vegetal ou derivado de droga vegetal. Matéria-prima vegetal.
5. Qual a rota biossintética e precursores das cumarinas, classe de metabólito secundário dos vegetais. Rota do chiquimato. Ácido cinâmico.
7. Cite -03 características de um teste de abordagem fitoquímica em drogas vegetais.
8. Exemplifique uma classe de compostos formados pelas principais rotas biossintéticas do metabolismo secundário dos vegetais superiores? 
9. Cite 02 diferenças entre as substâncias do metabolismo primário e secundário dos vegetais. Metabólitos primários: participam diretamente dos processos de formação de protoplasto e geração de energia. São universais.
Metabólitos secundários: não participam diretamente dos procs. de form. de protoplasto e geração de energia e nem são universais.
10. Diferencie droga vegetal de matéria prima vegetal, de acordo com os conceitos publicados pelo Ministério da Saúde do Brasil.
PROVA
1. Por que os aminoácidos aromáticos fenilalanina e triptofano são aminoácidos essenciais na dieta dos animais?
3. Por que a tirosina não é considerada um aminoácido essencial na dieta dos animais?
4. Os conceitos A e B (RDC n. 14, de 31 de março de 2010 ANVISA/MS) definem o quê?
A – São substâncias originadas no metabolismo primário e/ou secundário responsável, em conjunto, pelos efeitos biológicos de uma planta medicinal ou de seus derivados. Fitocomplexo
B – Componente ou classe de compostos químicos presentes na matéria-prima vegetal, idealmente o próprio princípio ativo, e preferencialmente que tenha correlação com o efeito terapêutico que é utilizado como referência no controle de qualidade da matéria prima vegetal e dos medicamentos fitoterápicos. 
5. Cite 04 características de um método de abordagem fitoquímica.
6. Quais as principais rotas biossintéticas do metabolismo secundário dos vegetais. Exemplifique 01 classe de compostos formada em cada rota. Rota do chiquimato: fenilpropanoides; 
rota do acetato/melonato: ácidos graxos; 
rota do mevalonato: terpenos.
Rota dos aminoácidos: alcaloides.
7. Moreira et al (Brazilian Journal of Pharmacognosy 17(1): 59-63 2007) demonstraram através de ensaios in vitro que o extrato hidroalcóolico das folhas secas de Stachytapheta cayennensis Vahl, espécie botânica popularmente usada no tratamento de lesões cutâneas, inibiu 100% as formas promastigotas de Leishmania brasiliensis.
A) Qual o farmacógeno utilizado no trabalho? Folhas de Stachytapheta cayennensis
B) O que significa Moreira et al? Os autores do trabalho
C) Qual a droga vegetal utilizada? Folhas secas de Stachytapheta cayennensis
D) Onde foi publicado o trabalho? Na Brazilian Journal of Pharmacognosy 17(1): 59-63, 2007
E) Qual a espécie vegetal usada nos ensaios in vitro? Stachytapheta cayennensis
8. Como é formado o ácido cinâmico no metabolismo secundário dos vegetais?
9. Silva (2001) realizou as análises 1 e 2.
A) Quais as conclusões das análises realizadas por Silva? Análise 1 mostra ausência de alcaloides na amostra; análise 2 mostra presença de alcaloides na amostra.
B) Quais os reagentes utilizados nas análises? Reagente Dragendorff, Reagente Mayer e Reagente Hager.
1 – Folhas secas de Citrus aurantium L. (Rutaceae) extraídas com solução aquosa ácida, apresentaram teste negativo (ausência de precipitados) com os reagentes à base de iodeto de mercúrio e potássio, à base de iodeto de bismuto e potássio e com reagente de solução saturada de ácido pícrico. ausência de alcaloide.
2 – Folhas secas de Pilocarpus jaborandi Holmes (Rutaceae) extraídas com solução aquosa ácida, apresentaram teste positivo (precipitado) com os reagentes à base de iodeto de mercúrio e potássio, à base de iodeto de bismuto e potássio e com reagente de solução saturada de ácido pícrico. Presença de alcaloide
10. As sementes de Arachis hypogeae L. (amendoim) são ricas em óleos fixos.
A – De que classes de compostos são formados esses óleos?
B – Com base na resposta do item A, qual a rota biossintética e precursor desta classe de compostos?
11. Os alcaloides indólicos são derivados a partir de qual aminoácido? Com base na resposta, qual rota biossintética é formada este aminoácido e os alcaloides indólicos? Triptofano. Rota do chiquimato.
12. Sousa (2010) isolou do extrato etanólico das olhas de Virola carinata Rod., as substâncias fenólicas resvaratol, ácido gálico e ácido cafeico. Testes in vitr. anti-protozoários (Leishmania donovani) , demonstraram que o ácido gálico inibiu 90% as formas promastigotas de Leishmania donovani, enquanto resvaratrol e ácido cafeico não inibiram as promastigotas de Leishmania donovani. 
1 – Quem é o princípio ativo protozoário (Leishmania donovani) do extrato etanólico? Ácido gálico
2 – O que é princípio ativo? A substância que exerce ação farmacológica.
13. Quais os fatores que influenciam a produção dos constituintes químicos no metabolismo secundário dos vegetais? Fatores genéticos, ontogênicos e ambientais

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes