Buscar

Aula 03 Arte

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Histórico do ensino de Arte no Brasil e perspectivas
Primeira metade do século XX – ensino de Arte voltado para o domínio técnico, centrado na figura do professor; reprodução de modelos.
 Ex: disciplina de Desenho, Trabalhos manuais, Música e Canto Orfeônico.
a)Desenho – desenho geométrico,
Desenho natural e desenho pedagógico. Visava a 
Qualificação para o trabalho.
b) As atividades de teatro e dança somente eram reconhecidas quando faziam parte das festividades escolares. O teatro era tratado com uma única finalidade: a da apresentação.
Música da década de 30- Canto Orfeônico- 
 ( relativo ao deus grego Orpheo- coral sem instrumentos). Projeto preparado pelo compositor Heitor Villa-Lobos, difundia ideias de coletividade e civismo, princípios condizentes com o momento político de então.
Música a partir de meados de 60 - o Canto Orfeônico foi substituído pela Educação Musical, criada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1961.
“Semana de Arte Moderna de São Paulo”, em 1922, na qual estiveram envolvidos artistas de várias modalidades: artes plásticas, música, poesia, dança, etc.
O ensino de Arte volta-se para o desenvolvimento natural da criança, centrado no respeito às suas necessidades e aspirações, valorizando suas formas de expressão e de compreensão do mundo e sua criação.
As aulas de Desenho e Artes Plásticas - espaço de invenção, autonomia e descobertas, baseando-se principalmente na auto-expressão dos alunos.
Educação Musical - a música pode ser sentida, tocada, dançada, além de cantada. Utilizando jogos, instrumentos de percussão, rodas e brincadeiras buscava-se um desenvolvimento auditivo, rítmico, a expressão corporal e a socialização das crianças que são estimuladas a experimentar, improvisar e criar.
Artes Plásticas – surgimento de museus.
Em fins dos anos 60 e na década de 70- aproximação entre as manifestações
artísticas ocorridas fora do espaço escolar e a que se ensina dentro dele: é a época dos festivais.
Entre os anos 70 e 80
Em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a arte é incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística, mas é considerada “atividade educativa” e não disciplina.
As faculdades de Educação Artística, não estavam instrumentadas para a formação mais sólida do professor, oferecendo cursos eminentemente técnicos, sem bases conceituais.
Conhecer mais profundamente cada uma das modalidades artísticas, as articulações entre elas e conhecer artistas, objetos artísticos e suas histórias não faziam parte de decisões curriculares que regiam a prática educativa em Arte nessa época.
Movimento Arte-Educação - 80
Finalidade de conscientizar e organizar os profissionais.
Lei n. 9.394/96, revogam-se as disposições anteriores e Arte é considerada obrigatória na educação básica.
* Século XXI - Estudos sobre a educação estética, a estética do cotidiano, complementando a formação artística dos alunos . Ressalta-se ainda encaminhamento pedagógico-artístico que tem por premissa básica a integração do fazer artístico, a apreciação da obra de arte e sua contextualização histórica .

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais