Buscar

Plano de Aula Psicomotricidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA
IDENTIFICAÇÃO
Nome: Alessandro de Jesus, Anderson Peruna, Douglas Santos, Gustavo Santos, Taís Santos
Data: 16/05/2016
Curso: Educação Física Licenciatura
Turma: 3º Semestre
Instituição: Faculdade Unime 
Horário: Noturno
Faixa Etária: 07 a 10 anos
Número de alunos: 30 alunos
Material: 10 Bolas Médias
OBJETIVOS
Objetivo Geral: Desenvolver a Psicomotricidade através da cultura corporal.
Objetivos Específicos 
Desenvolver a coordenação motora;
Trabalhar o equilíbrio, a lateralidade e noções de espaço temporal;
Aprimorar os aspectos cognitivos relacionados aos movimentos.
CRONOGRAMA
	Desenvolvimento
	Tempo
	Parte Inicial: 
	05 minutos
	Aquecimento: Siga o chefe – As crianças se dispõem uma por uma atrás do professor que será o “chefe”, com o objetivo de imitar todos os movimentos e obedecer aos comandos do chefe. O professor começa com caminhadas, realizando evoluções como: girar o corpo para esquerda, para direita, andar de costas, saltar, pular com as pernas juntas, gesticular, andar somente com uma perna. O aluno que não o imitar pagará uma prenda indo para o final da fila. O objetivo desta atividade é trabalhar noção de espaço temporal, lateralidade e coordenação motora.
	
	Parte Principal:
	
	Os alunos serão divididos em duas equipes 1 e 2 onde (A= arremessar) e (E= esquivar). As mesmas serão dispostas cada uma de um lado da quadra, ocupando a parte que representa a quadra de vôlei. Ambas as equipes não poderão ultrapassar a linha demarcada dos 3 metros e também não poderão sair da área demarcada (vôlei), quando a equipe estiver na posição de (E). Serão dadas 10 bolas a uma equipe (A) que irá lançar a bola na outra equipe (E) que deverá esquivar-se. Após arremessar todas as 10 bolas, invertem-se os papeis, onde a equipe que antes era (A) passa a ser (E) e vice-versa. A equipe que irá arremessar, deverá recolher as bolas para arremessa-las na equipe oponente. A equipe que conseguir atingir os oponentes pontuará, onde, cada pessoa atingida equivale (01 ponto). Pode-se complementar a brincadeira com movimentos alternados de arremesso com ambas as mãos (direita ou esquerda), ou apenas com uma perna apoiada ao chão deixando a outra suspensa ou também pode-se colocar o aluno que foi atingido sentado no meio da quadra, onde o mesmo não precisará se (E) pois, ele não poderá ser atingido, mas o mesmo poderá (A) e atingir a equipe oposta. O Objetivo desta brincadeira é trabalhar lateralidade, noções de espaço temporal e aprimorar aspectos cognitivos.
	20 minutos
	Parte Final:
	05 minutos
	Jogo Cego – Organiza-se os alunos em círculo, pedindo para que se sentam, distribuindo entre eles um toco de giz, e uma venda para os olhos. O professor pedi para os alunos vendarem os olhos, e em seguida marca com um giz, um X, no chão. Logo em seguida, o professor pedi para que os alunos com os olhos vendados, tentarem marcar um X, exatamente sobre o X do professor. Será vencedor da atividade quem mais aproximar seu X do X do professor. Pode-se ir eliminando o aluno em que o X ficar mais longe. O objetivo é levar os alunos ao relaxamento final gradativamente, trabalhando a cinestesia, lateralidade e áreas cognitivas. 
	
AVALIAÇÃO
Na avaliação final, o professor deve destacar a participação dos alunos de forma procedimental e atitudinal, observando o desempenho individual e coletivo de cada equipe, analisando a quantidade de erros e acertos através do gráfico bidimensional. 
OBS.:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Outros materiais