Buscar

Fichamento 2 - EPE

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
UBERVALDO L. VASCONCELOS JUNIOR
Fichamento do seminário: Escola Marginalista –Jevons, Menger, Von Wieser e Von Bohm-Bawerk
William Stanley Jevons (1835-1882) – de Liverpool, na Inglaterra, passou 5 anos na Austrália como avaliador da casa da moeda ate conseguir dinheiro suficiente para voltar ao seu país e continuar os estudos.
Teoria do valor de Jevons – para este autor o valor depende totalmente da utilidade.
Teoria da utilidade marginal decrescente – um único individuo pode comparar as utilidades de sucessivas unidades de um único bem.
Escolha racional - a regra equimarginal – o consumidor que deseja maximizar a utilidade alocara dinheiro de tal forma que a utilidade marginal do ultimo dólar gasto em todas as mercadorias seja igual, se a razão entre a utilidade marginal de x e seu preço for maior que a de outras mercadorias, então o consumidor racional comparar mais de X.
Teoria da troca – que um individuo se beneficia obtendo o que tem menos e entregando aquilo que tem em excesso e a troca é cessada quando não há mais possibilidades de ganhos de utilidades com as trocas.
O trabalho segundo Jevons – compara a utilidade marginal dos ganhos do trabalho com a desutilidade marginal do trabalho.
Carl Menger (1840 – 1921) – da Galícia, estudou nas universidades de Viena e Praga, professor da Universidade de Viena, o objetivo mais amplo era produzir um trabalho sistêmico sobre economia e um tratado abrangente sobre o caráter e os métodos das ciências sociais em geral.
Teoria do Valor de Menger – assim como Jevons, baseou sua teoria do valor no conceito de utilidade. No entanto ele não fez uso da matemática para formular sua teoria.
Teoria da imputação – o preço dos bens não é definido pelos seus custos e sim o inverso, a utilidade dos bens finais estabelece o seu preço.
Friedrich Von Wieser (1851 – 1926) – segundo membro do chamado “trio austríaco”, de Viena, formado em direito e após ler o livro de Menger se inspirou a fazer economia na Alemanha.
Valor de troca x valor natural – fiel a doutrina marginalista Wieser dizia que não existe nenhum valor de troca “objetivo”, porque “suas raizes estão fixadas nas estimativas subjetivas de indivíduos, agrupadas para determinar o resultado”.
Custo de oportunidade - os custos de oportunidades são envolvidos quando um empreendedor considera seu salário implícito, seus interesses, e seus custos de arrendamento, porque esses fatores poderiam ser obtidos em outro emprego.
Eugen Von Bonhm-Bawerk (1851 – 1914) – terceiro membro do trio austríaco, professor da Universidade de Viena, ministro das finanças da Austria e casado com a Irma de Wieser.
Teoria dos Juros – os juros surgem por três motivos, sendo os dois primeiros subjetivos:
Orientaçao atual: os bens são mais apreciados no presente que no futuro
Expectativa do aumento de riqueza: os consumos são maiores no presente que no futuro porque esperamos ter mais ricos no futuro.
Produçao indireta: quando mais e mais bens e de capital são produzidos e usados para a fabricação de produtos finais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes