Buscar

Fórum 01 Gpub 100% Online Ética, Política e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fórum 01 - Gpub - 100% Online - Ética, Política e Sociedade
Responsabilidade Social das Empresas: ética ou instrumento de marketing? por Elias Barreiros 2 meses atrás
Olá estudantes, bem-vindos ao Fórum da nossa disciplina. Quando falamos de ética e sociedade no mundo de hoje, não podemos deixar de falar das novas práticas organizacionais, sejam públicas, privadas ou de parcerias entre o setor público e privado. Nesse sentido estou propondo um debate sobre as práticas de responsabilidade social das empresas.
Como temos observado, o sistema capitalista de produção onde o lucro está acima de qualquer outra preocupação tem se mostrado cada vez mais insustentável para todos, ricos ou pobres. Alternativas de desenvolvimento sustentável, com maior preocupação social, econômica e ambiental tem sido uma preocupação que está presente em todo o mundo.
As alternativas ao modelo tradicional de desenvolvimento são, entre outras: empreendimentos de instituições privadas, como projetos de Responsabilidade Social das Empresas, empreendimentos da sociedade civil organizada, como o Terceiro Setor, ou de cooperativas de trabalhadores atuando na Economia Solidária. Esses são projetos e programas que procuram dar maior sustentabilidade ao desenvolvimento local. Ou seja, em cada uma dessas organizações e ações há uma preocupação em dar melhores condições de vida às populações locais, de construir uma melhor articulação entre Estado e Sociedade Civil, provocando as pessoas a se organizarem para melhorar a vida de todos.
No ano de 2015, durante a cúpula da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável, os membros das nações unidas – incluindo o Brasil – discutiram o tema e estabeleceram metas para acabar com a pobreza até 2030. A ONU lançou um vídeo, que disponibilizo abaixo – propondo 17 metas globais. Assista ao vídeo:
http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2015/09/confira-video-da-onu-sobre-as-17-metas-globais
Vamos entrar nesse debate? O que você acha dessa discussão? Será esse o melhor caminho para toda a sociedade? Quem deve estabelecer os temas e trabalhos a serem realizados por empresas e outras entidades da sociedade civil? Como estabelecer as melhores estratégias para as organizações contribuírem para a melhora de toda a sociedade? Será que essa é uma função das organizações privadas?
A Responsabilidade Social diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral, segundo o qual, as empresas devem contribuir para uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo.
Este dente a ser o melhor caminho para a sociedade sem dúvidas, contudo há real necessidade de comprometimento de todos.
Devida a situação atual do país, que se encontra em recurso escasso, a mudança na forma de agir seria uma ótima solução.

Outros materiais

Outros materiais