Buscar

ED7 SNA RESPOSTAS docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ED7 – Sistema Nervoso Autônomo- neurofisiologia ufjfgv
Lembrando que essas respostas foram feitas por mim e algumas não foram corrigidas, portanto, os eds podem conter alguns erros.
1. Sabendo que (i) o quimiorreflexo é ativado em decorrência da redução abrupta e acentuada na pressão parcial de oxigênio (O2) no sangue arterial (ou pela administração endovenosa de cianeto de potássio, KCN); (ii) que este reflexo cardiorrespiratório é integrado no SNC, e (iii) que os neurônios do núcleo do trato solitário (NTS), localizado na região dorsal do bulbo, são os ‘aceptores’ das aferências dos quimiorreceptores periféricos e ‘distribuidores’ dos comandos para muitos outros núcleos do SNC, 
responda, verdadeiro (V) ou falso (F): 
1a) A ativação do quimiorreflexo aciona ajustes neurovegetativos necessários para a manutenção da homeostase do meio interno (v ) 
1b) Os ajustes neurovegetativos observados quando da ativação do quimiorreflexo são ajustes em parâmetros cardíacos (redução da frequência cardíaca), vasculares (aumento da resistência vascular periférica, e o consequente aumento da pressão arterial) e respiratórios (aumento da frequência respiratória e do volume corrente) ( v ) 
1c) Além de ajustes neurovegetativos, a ativação do quimiorreflexo acarretará a emissão de comportamento exploratório ( v ) 
2. Quanto ao barorreflexo, responda, verdadeiro (V) ou falso (F): 
2a) A redução da pressão arterial induz uma redução na frequência basal de disparos dos barorreceptores ( v ) 
2b) Uma frequência de disparos aumentada no nervo depressor aórtico resultará em ajustes homeostáticos reflexos que aumentarão a frequência cardíaca e a resistência vascular periférica ( f ) aumento da freq. de disparos-> inibir o simpático-> diminuir a freq. card e a resist. vascular periférica
2c) Os aferentes dos barorreceptores fazem sinapse com os neurônios do NTS e da amígdala ( f ) 
2d) A redução do tônus simpático sobre os vasos de resistência, observada quando há ativação aumentada dos barorreceptores (mecanorreceptores localizados no arco aórtico e no seio carotídeo), decorre da inibição dos neurônios do RVLM (bulbo ventrolateral rostral), que são os geradores da atividade simpática cardiovascular ( v ) ocorre redução do tônus simpático quando há aumento dos disparos dos barrorrecep. Aí o CVLM vai estar mais ativado e projetando sua inibição tônica ao RVLM.
3. Sabemos que, ao contrário do sistema motor somático – cujos sinais excitatórios provenientes de motoneurônios localizados no sistema nervoso central (SNC) alcançam diretamente os músculos esqueléticos –, o sistema nervoso autonômico (SNA), com suas três grandes divisões: simpática, parassimpática e entérica, é um sistema sensório-motor involuntário e visceral que contém neurônios motores localizados em gânglios (fora do SNC) controlados por neurônios pré-ganglionares centrais. As fibras dos neurônios motores do SNA são denominadas pós-ganglionares e controlam o grau de atividade de músculos lisos, da musculatura cardíaca e de células glandulares. 
A) Nas frases acima, as informações estão corretas? Se a sua resposta for afirmativa, apenas complete o texto com mais uma frase relevante (referente ao SNA). Se alguma(s) informação(ões) não estiver(em) correta(s), corrija o que estiver errado e explique o motivo. ??? 
B) Mencione a organização anatômica e o principal neurotransmissor liberado das fibras pré- e pós-ganglionares, assim como seus receptores nos gânglios e órgãos efetores, das divisões simpática e parassimpática do SNA. Explique o que é tônus simpático e parassimpático. Em condições basais, num indivíduo adulto normal, em quais órgãos/tecidos pode-se destacar o predomínio do tônus de uma destas duas divisões do SNA? 
SIMPÁTICO: localização: toracolombar, fib pré gan: ach, subst. p, age sobre recep. nicotínicos preferencialmente. Fib pós gang: norad, age sobre recept adrenérgicos.
PARASSIMPÁTICO: localiz: crâniossacral, fib gang: ach, recept nicotínico, pós gang liberam ach., recep muscarínico.
SIMPÁTICO-> BEXIGA (relaxada) e ESFÍNCTERES (contraídos)
C) Fibras sensoriais do SNA estão envolvidas com uma enorme variedade de reflexos viscerais. Alguns aferentes sensoriais viscerais (dos nervos vago, glossofaríngeo e facial) fazem sinapse com neurônios do núcleo do trato solitário (NTS). Os principais reflexos autonômicos são os reflexos oculares, cardiovasculares, glandulares, gastrointestinais e urogenitais. Discorra sobre o barorreflexo – um reflexo cardiovascular –, e também sobre algum reflexo ocular. Olhar no resumo
4. Responda: verdadeiro (V) ou falso (F). Quanto à divisão entérica do SNA, pode-se dizer que: 
 i) ela é autônoma e controla a função do trato gastrointestinal (TGI), do pâncreas e da vesícula biliar ( v ) 
 ii) o plexo mioentérico (ou “de Auerbach”) e o plexo submucoso (ou “de Meissner”) são os dois principais plexos de neurônios e fibras que se estendem continuamente ao longo de toda a extensão do trato gastrointestinal ( v) 
 iii) em geral, o plexo submucoso está envolvido com o controle de funções secretórias do TGI, enquanto que o plexo mioentérico controla a motilidade do TGI ( v ) 
iv) os neurônios motores entéricos controlam o músculo liso do TGI, os vasos sanguíneos locais e as secreções da mucosa ( v ) 
5. A circuitaria neuronal da medula espinal é responsável apenas por reflexos somáticos, não participando de reflexos autonômicos. Isto é verdade ou não? Explique. falso, os reflexos do sist. nervoso vegetativo como ocular, de micção todos passam pela medula.
6. Se existir, cite e descreva o funcionamento de um reflexo visceral integrado na medula espinal. Reflexo fotomotor para promover a midríase, ver no resumo.

Outros materiais