Buscar

ED 8 Hipotálamo RESPOSTAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ED 8– Hipotálamo; Termorregulação – neurofisiologia ufjfgv
Lembrando que essas respostas foram feitas por mim e algumas não foram corrigidas, portanto, os eds podem conter alguns erros.
1. Existe alguma relação entre o hipotálamo e o sistema nervoso autônomo? Explique. 
Através de suas repostas autonômicas, o Hipotálamo coordena a ativação do SNA simpático ou parassimpático. Como exemplos, temo a redução da pressão sanguínea, pela constrição dos vasos de resistência (ativação do simpático) em resposta a redução do volume sanguíneo que é detectado pelo Hipotálamo, ou a vasoconstrição em resposta a diminuição da temperatura.
2. Se a temperatura corporal aumenta durante o exercício físico, por que não sofremos comumente as consequências de uma hipertemia severa? Ou tal aumento de temperatura corporal seria febre? Quais são os mecanismos efetores que devem ser ativados para prevenir um grande aumento na temperatura corporal durante o exercício físico? 
Não causa consequências graves, pois os ne. do hipotálamo vão perceber esse aumento de temp e desencadear respostas para baixar a mesma. 
Resp comportamentais: procurar um ambiente mais fresco, respiração ofegante. 
Resp autonômicas: sudorese, vasodilatação, sangue é desviado para periferia. 
Resp endócrinas: diminuição do TSH (metabolismo é diminuido)
3. Descreva a termorregulação em indivíduos que estejam treinando vôlei em quadra aberta no período do inverno, em uma cidade cuja temperatura ambiente média naquela estação do ano seja de 15 graus Celsius. 
No início do treino as respostas do hipotálamo vão ser no sentido de fazer o corpo do atleta reter calor, pois a temperatura ambiente está abaixo da temp.corporal: 
resp corportamentais: por uma roupa adequada.
resp autonômicas: vasoconstrição, piloereção
resp endócrinas: liberação de tsh para aumentar o metabolismo. No momento do exercício, a produção de calor vai aumentar e o hipotálamo vai promover mecanismos pra tentar dissipar esse calor, como a vasodilatação e a sudorese.
4. Qual é a função do hipotálamo no controle da temperatura corporal de jogadores de futebol em jogo realizado a uma temperatura ambiente de aproximadamente 28 graus Celsius? E se os jogadores estiverem desidratados, o que pode ocorrer? Explique. 
HIP-> DIMINUIR A TEMP. Se eles tiverem desidratados, mecanorrecep nas paredes dos grandes vasos e os osmorreguladores no OVLT vão detectar a queda da pressão sang, via nervo vago essa informação chega ao NTS e se projetam para ne do hipotálamo, este induz as células magnocelulares a se projetarem para hipófise posterior e liberar ADH e OCITOCINA, além disso o sist. simpático será ativado causando vasconstrição e a resposta comportamental fará o indivíduo sentir sede.
5. Explique a afirmação: O hipotálamo está envolvido com a integração das respostas neuroendócrinas magnocelulares, neuroendócrinas parvocelulares, autô nomas, comportamentais e imunitárias. Considere as aferências e eferências hipotalâmicas. 
O hipotálamo recebe aferência sobre diversas partes do corpo no intuito de regular a temperatura corporal, as reservas energéticas, concentração de íons, volume sanguíneo e entre outras funções. A partir dessas informações do organismo ele pode desencadear 3 tipos de respostas: comportamentais (emissão de comportamentos), neuroendócrinas (cél. magnocel-neurohip-adh, ocitocina/ parvocelulares-adenohip-tsh, acth,..) e autonômicas (coordenação do sistema neurovegetativo). Além disso, pode promover respostas imunitárias em resposta a algum microorganismo, causando uma resposta regulada, a febre.
6. Um indivíduo teve seu braço arranhado ao cair da bicicleta. Algum tempo depois do acidente, estava se sentindo mal, ficou deitado, e teve, então, sua temperatura corporal aferida por meio de um termômetro colocado na axila. A temperatura aferida foi 39,5 graus Celsius. Pode-se suspeitar que ele esteja com febre ou com hipertermia? Por que? Justifique sua resposta demonstrando seus conhecimentos sobre as vias neurais do sistema termorregulador e os mecanismos termoefetores. 
Febre, provavelmente devido a entrada de algum microorganismo que ativou o sist. imune, este liberou subst. pirogenicas como o PGE2 que foi detectado pelo hipotálamo no qual ativou mecanismos que aumentou a prod de calor e inativou os que dissipam calor.
7. Inflamação/infecção sistêmica severa pode estar associada à ocorrência de hipotermia (em vez de febre). Tal hipotermia é conhecida como anapirexia ou hipotermia regulada, uma vez que evidências indicam que a área pré-óptica do hipotálamo recebe uma sinalização criogênica periférica. Qual é a diferença entre hipotermia e hipotermia regulada? 
hiportemia regulada é comandada pelo hipotálamo e a não regulada não é
8. Quais são as funções vitais reguladas por respostas integradas no hipotálamo? Explique. 
-> pressão sanguínea (regula a sede, liberação de vasopressina, ocitocina, o sna)
-> metabolismo energético (regula a fome,comportamento alimentar, a liberação de TSH)
-> comportamento reprodutivo (controla a modulação autônoma dos órgão sexuais e o controle endócrino das gônodas)
-> temp. corporal (regula mecanismo de perda e manutenção do calor)
-> comportamento de defesa (por meio da resposta regulada de aumento da tempo= febre)
-> ciclo sono-vigília (regula esse ciclo)
9. Qual é a relação entre o hipotálamo e o sistema endócrino? Explique e dê pelo menos um exemplo.
Na zona periventricular do hipotálamo há um conjunto de Ne neurossecretores que se estendem até a hipófise. As células neurossecretoras magnocelulares emitem axônios que chegam no lobo posterior da hipófise e liberam 2 hormônios: vasopressina e ocitocina, importantes na fisiologia da sede. Já as células parvocelulares secretam hormônios em vasos sanguíneos que chegam ao lobo anterior da hipófise e regula a secreção de seus hormônios: EX: CRH-->ACTH

Outros materiais